EM BUSCA DE SENTIDO PARA O VERBO ESCOLHER: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Publicado em 23/06/2025 - ISBN: 978-65-272-1642-1

Título do Trabalho
EM BUSCA DE SENTIDO PARA O VERBO ESCOLHER: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Autores
  • Ana Lívia Setuva de Sousa
  • Kaylane Arouche Romão
  • Roanny Sales Lucas da Costa
  • Ladislau Ribeiro do Nascimento
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
1 - Políticas de Assistência Social, Educação e Saúde
Data de Publicação
23/06/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiiencontroabrapsonorte/1002983-em-busca-de-sentido-para-o-verbo-escolher--orientacao-profissional-critica-em-uma-escola-publica
ISBN
978-65-272-1642-1
Palavras-Chave
Orientação profissional, Intervenção Psicossocial, Inclusão.
Resumo
Este trabalho traz o relato de uma prática de orientação profissional promovida em uma escola pública do interior do estado do Tocantins, no âmbito de um projeto de extensão universitária. Elegemos como público-alvo um grupo de 21 adolescentes, matriculados no último ano do ensino fundamental II, em sua maioria provenientes de um contexto social e histórico marcado pela pobreza. A proposta foi caracterizada como uma intervenção psicossocial e teve como objetivos promover acolhimento e senso de pertencimento, produzir análises e reflexões sobre o cotidiano dentro e fora da escola, estimular a partilha de objetivos, sonhos e desejos relacionados com o futuro. Para alcançar os objetivos traçados, três estudantes do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins realizaram dez encontros no formato de oficinas, cada um com duração de cinquenta minutos. Todo o trabalho foi supervisionado por um professor do Curso, que atua na área de Psicologia Escolar e Educacional em articulação com a Psicologia Social. As atividades foram distribuídas em três eixos: (1) Conhecimento de si, (2) (Re)conhecimento do outro e (3) Planejamento da escolha profissional. O primeiro eixo integrou dinâmicas, exercícios e reflexões sobre a nossa constituição enquanto sujeitos sociais e históricos. Os participantes tiveram a oportunidade de resgatar e partilhar memórias, experiências vivenciadas em espaços familiares, sociais e educacionais. Além disso, realizaram exercícios para identificar preferências, habilidades e interesses associados com as diferentes áreas do conhecimento e de atuação profissional. No segundo eixo, realizamos análises sobre a vida cotidiana, tendo em consideração os fatores sociais, culturais e institucionais envolvidos na construção social da realidade. Por fim, o terceiro eixo voltou-se ao planejamento necessário para o alcance dos objetivos relacionados com a chamada escolha profissional, geralmente associada com a indicação de um curso técnico ou de nível superior. Diante das dificuldades impostas aos participantes para o acesso aos direitos mais básicos, como saúde, assistência e educação de qualidade, os temas associados com as profissões e os cursos a elas relacionados foram tratados como elementos secundários. Entendemos que o verbo “escolher” precisaria fazer sentido para um público quase sempre impossibilitado de fazer escolhas. Deste modo, a promoção da inclusão e do fortalecimento subjetivo esteve na base de todo o trabalho. Priorizamos a construção de vínculos mediados pela empatia e pela sensibilidade das extensionistas responsáveis pela facilitação dos encontros. A escuta também foi pensada como ferramenta para garantir a circulação da palavra entre os participantes. Narrativas e relatos sobre a vida na escola e na comunidade tornaram os encontros potentes para o estabelecimento de relações entre profissão, formação acadêmica, condições materiais de existência e mundo do trabalho. A promoção de acolhimento e de aprendizagem em meio a experiências criativas e lúdicas evidenciou a importância das dimensões cultural e coletiva nos processos de orientação. Ao longo dos encontros também foi possível atestar o aspecto disruptivo do nosso trabalho, visto que as ações e os vínculos estabelecidos deslocaram os estudantes de um lugar tradicionalmente associado com a ordem e a obediência. As oficinas estimularam mobilizações afetivas, conversas, risos e imaginação, na contramão de práticas escolares geralmente dedicadas ao silenciamento e ao fomento da passividade. Os resultados reiteram a relevância desse dispositivo de intervenção psicossocial com potencial para promover inclusão, senso de pertencimento e desenvolvimento em contextos marcados pela opressão de uma estrutura social desigual, violenta e injusta.
Título do Evento
VIII Encontro da Regional Norte da ABRAPSO
Cidade do Evento
Miracema do Tocantins
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro da Regional Norte da Associação Brasileira de Psicologia Social: Palmas e Miracema do Tocantins
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Ana Lívia Setuva de et al.. EM BUSCA DE SENTIDO PARA O VERBO ESCOLHER: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL CRÍTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA.. In: Anais do Encontro da Regional Norte da Associação Brasileira de Psicologia Social: Palmas e Miracema do Tocantins. Anais...Miracema do Tocantins(TO) UFT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiiencontroabrapsonorte/1002983-EM-BUSCA-DE-SENTIDO-PARA-O-VERBO-ESCOLHER--ORIENTACAO-PROFISSIONAL-CRITICA-EM-UMA-ESCOLA-PUBLICA. Acesso em: 16/07/2025

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