A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ATIVA NA DISCIPLINA DE DOR OROFACIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 05/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0893-8

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ATIVA NA DISCIPLINA DE DOR OROFACIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Expedito Victor Dlano Carvalho Freire
  • Camilo Gabriel Silveira Lopes
  • Tullyo Sarmento Magalhães
  • Sarah Mendes de Sousa Macedo Silva
  • Carlos Eduardo Lopes Albuquerque
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
DTM e Dor Orofacial
Data de Publicação
05/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viii-jornada-odontologica-do-centro-universitario-inta-uninta-474880/996753-a-importancia-da-monitoria-ativa-na-disciplina-de-dor-orofacial--relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0893-8
Palavras-Chave
Odontologia, ensino, dor orofacial e tutoria.
Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica desempenha um papel crucial no desenvolvimento da autonomia dos monitores e na melhoria da interação entre alunos e professores, proporcionando suporte direto aos acadêmicos. Ela é considerada uma ferramenta eficaz para aprimorar o ensino de graduação, ao fomentar novas práticas pedagógicas que integram teoria e prática, e reforçar a articulação entre os diversos aspectos do currículo. OBJETIVOS: Ressaltar a importância da monitoria no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de clínica de dor orofacial na odontologia. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A monitoria na disciplina de dor orofacial na turma T21/22 tem se mostrado uma ferramenta valiosa para auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos, especialmente por ser uma matéria com grande carga teórica, o que tende a reduzir o interesse dos acadêmicos. Para contornar essa situação, as monitorias têm inovado com o uso de questionários, quizzes, resumos e aulas mais dinâmicas, o que tem contribuído significativamente para o aumento das notas. Após as monitorias, os alunos relatam maior compreensão e menos dúvidas sobre os temas abordados em sala de aula. A receptividade dos acadêmicos também cresceu consideravelmente, impulsionada pelo feedback positivo dos próprios alunos sobre a eficácia das atividades, resultando em um aumento no número de participantes nas monitorias. DISCUSSÃO: As notas dos acadêmicos antes da monitoria mostraram-se um pouco abaixo do esperado, indicando dificuldades na assimilação do conteúdo. Contudo, após a introdução de práticas ativas e lúdicas durante a monitoria, observou-se um aumento significativo no desempenho dos alunos, tornando o aprendizado mais acessível e eficaz. Para compreender melhor como a monitoria facilitou a didática da disciplina e contribuiu para a aprovação dos estudantes, foi aplicado um questionário onde o mesmo tem como finalidade demonstrar esses efeitos positivos. CONCLUSÃO: A monitoria acadêmica na disciplina de Clínica de Dor Orofacial provou ser uma estratégia valiosa para enriquecer o aprendizado dos alunos, ao incorporar métodos inovadores e dinâmicos que facilitam a compreensão de temas complexos. A adoção de práticas pedagógicas diversificadas fortaleceu a interação entre teoria e prática, o que não apenas elevou as notas, mas também estimulou um ambiente mais engajado e participativo.
Título do Evento
VIII JORNADA ODONTOLÓGICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da VIII Jornada Odontológica do UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREIRE, Expedito Victor Dlano Carvalho et al.. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ATIVA NA DISCIPLINA DE DOR OROFACIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da VIII Jornada Odontológica do UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viii-jornada-odontologica-do-centro-universitario-inta-uninta-474880/996753-A-IMPORTANCIA-DA-MONITORIA-ATIVA-NA-DISCIPLINA-DE-DOR-OROFACIAL--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes