“O FEDERAL DO BOLSONARO NO PARÁ”: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA POLÍTICA DE ÉDER MAURO NO INSTAGRAM.

Publicado em 13/09/2023 - ISBN: 978-85-5722-962-4

Título do Trabalho
“O FEDERAL DO BOLSONARO NO PARÁ”: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA POLÍTICA DE ÉDER MAURO NO INSTAGRAM.
Autores
  • Renan Lucas Lobato
  • Raynara Costa
  • Larissa EVELYN DA MATTA Amaral
Modalidade
[ETAPA FINALIZADA] Resumo
Área temática
GT6 - Cultura Política, Opinião Pública e Comportamento Político
Data de Publicação
13/09/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viii-fbcp/649348-o-federal-do-bolsonaro-no-para--uma-analise-da-campanha-politica-de-eder-mauro-no-instagram
ISBN
978-85-5722-962-4
Palavras-Chave
Bolsonarismo; Extrema Direita; Polarização Política; Instagram.
Resumo
“O Federal do Bolsonaro no Pará”: uma análise da campanha política de Éder Mauro no Instagram. Renan Lobato - Mestrando em Ciência Política (UFPA) Raynara Costa - Graduanda em Ciências Sociais (UFPA) Larissa Amaral - Mestranda em Ciência Política (UFPA) Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a construção da campanha eleitoral de 2022 do deputado eleito Éder Mauro (Partido Liberal-PL) na rede social Instagram. Ele integra uma pesquisa mais ampla que acompanhou campanhas políticas em âmbito digital em outros estados além do Pará, junto do Distrito Federal (RJ, MG e BA). A referida pesquisa está preocupada em compreender diferenças na dinâmica de representação de grupos entre candidaturas femininas e masculinas. O parlamentar, autodenominado o “federal do Bolsonaro no Pará”, se tornou um expoente da defesa do ex-presidente (2018-2022) e dos valores a ele associados neste estado nortista. Entre os candidatos homens, Éder Mauro foi o deputado paraense mais votado na última eleição, com 205.543 votos, o que evidencia a forte presença do movimento bolsonarista no Estado do Pará. De acordo com Rennó (2022), o bolsonarismo é um fenômeno que conseguiu aglutinar vários setores da direita que estavam dispersos, ao formar um alinhamento ideológico conservador direitista de caráter multidimensional. Nesse contexto, a bolsonarização do Brasil (SOLANO, 2019) pode ser vista como um dos frutos do surgimento de uma nova direita no país, com característica mais atuante, apoiada em um discurso ideológico anti-establishment que se assenta na retórica do ódio, sobretudo em relação à esquerda e a minorias políticas. A partir deste entendimento, metodologicamente, analisamos todas as postagens do candidato publicadas no Instagram entre agosto e outubro do ano eleitoral passado, a fim de compreender quais os temas mais frequentes do seu conteúdo. A escolha de tal rede social, ancorada em forte dimensão visual, se justifica pelo intenso uso do Instagram verificado nos últimos pleitos e pelo processo de maior aproximação do eleitorado permitido pela dinâmica online (SELVA-RUIZ; CARO CASTANHO, 2017). No total, foram mobilizadas 53 publicações, contemplando tanto a legenda e o texto da postagem, quanto as imagens estáticas ou em movimento. A partir da mobilização de preceitos da análise de conteúdo de abordagem qualitativa, as postagens foram codificadas a partir de categorias prévias, a fim de mapear os assuntos de maior recorrência durante a campanha, com especial atenção para como questões sobre gênero e debates sobre sexualidade se expressaram no conteúdo (BAUER, 2003). Inicialmente, buscou-se entender quais os temas gerais mais frequentes, de acordo com a literatura de campanha política, emergiram na rede social do candidato; em seguida, buscou-se compreender se havia mobilização de questões sobre gênero e sexualidade e a partir de quais focos estas apareciam. Os resultados preliminares deste estudo, ainda em andamento, apontam que o deputado Éder Mauro construiu sua campanha digital a partir da intensificação do processo de polarização política na sociedade brasileira, alimentado pelo discurso de “nós” contra “eles”, no qual discrimina tudo o que faz alusão ao campo progressista e a inclusão de novos atores no campo político, o que leva a negação das diferenças políticas existentes no país. Nas postagens, tal dimensão fica evidente a partir do ataque político frequente aos seus adversários, em especial ao então candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva. Esse discurso permeia a ideia da construção do chamado “cidadão de bem”, defensor dos valores e costumes da “família tradicional brasileira”. As imagens da rede social revelam, durante a campanha digital, forte mobilização de símbolos policiais/militares em seu conteúdo. Também estão presentes no corpus discursos sobre ideologia de gênero e contra a descriminalização do aborto. Nesse contexto, ao incorporar ao seu discurso as bandeiras do antipetismo, antiprogressismo e anticorrupção, em prol da retórica de acabar com a “velha política” existente no país, o deputado que se intitula “o federal do Bolsonaro no Pará” conseguiu atingir uma expressiva parcela da sociedade que se identifica com os valores sustentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. PALAVRAS-CHAVE: Bolsonarismo; Extrema Direita; Polarização Política; Instagram. REFERÊNCIAS BAUER, Martin. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa com texto, imagem e som. Rio de Janeiro: Vozes, 2003, p.189-217. RENNÓ, Lucio. Bolsonarismo e as eleições de 2022. Estudos Avançados, v. 36, p. 147-163, 2022. SELVA-RUIZ, David; CARO-CASTAÑO, Lucía. Uso de Instagram como medio de comunicación política por parte de los diputados españoles: la estrategia de humanización en la “vieja” y la “nueva” política. Profesional de la Información. [s..l]V. 26, n. 5, 2017, p. 903-915. SOLANO, Esther. A bolsonarização do Brasil. Democracia em risco?: 22 ensaios sobre o Brasil hoje. 1ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2019, v. , p. 307-322.
Título do Evento
VIII Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais FBCP - A ciência da Política: os métodos e suas aplicações
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOBATO, Renan Lucas; COSTA, Raynara; AMARAL, Larissa EVELYN DA MATTA. “O FEDERAL DO BOLSONARO NO PARÁ”: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA POLÍTICA DE ÉDER MAURO NO INSTAGRAM... In: Anais FBCP - A ciência da Política: os métodos e suas aplicações. Anais...Recife(PE) UFPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viii-fbcp/649348-O-FEDERAL-DO-BOLSONARO-NO-PARA--UMA-ANALISE-DA-CAMPANHA-POLITICA-DE-EDER-MAURO-NO-INSTAGRAM. Acesso em: 19/06/2025

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