(IN)VISIBILIDADE DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ – SOURE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Publicado em 13/09/2023 - ISBN: 978-85-5722-962-4

Título do Trabalho
(IN)VISIBILIDADE DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ – SOURE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Autores
  • Gisele Reis Abdon
  • Maria Dolores Lima da Silva
Modalidade
[ETAPA FINALIZADA] Resumo
Área temática
GT5 - Gênero, Raça, Etnicidade e Movimentos Sociais
Data de Publicação
13/09/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viii-fbcp/649001-(in)visibilidade-das-politicas-de-acoes-afirmativas-para-estudantes-quilombolas-no-campus-universitario-do-marajo
ISBN
978-85-5722-962-4
Palavras-Chave
Quilombola. Amazônia Marajoara. Processo Seletivo Especial.
Resumo
O Estado do Pará apresenta uma diversidade muito expressiva de diferentes comunidades tradicionais que constituem o cenário amazônico. As comunidades indígenas e quilombolas apresentam-se de maneira bastante acentuada em diversos municípios do estado e é a partir dessa realidade peculiar que os diferentes grupos amazônidas reivindicam seus direitos sociais, sejam em contextos políticos, religiosos, econômicos, civis e educacionais. Nessa lógica, a Universidade Federal do Pará (UFPA) teve a preocupação de fomentar e promover espaços de garantias de acesso à universidade aos diversos sujeitos que formam a Amazônia. Diante deste contexto amazônico, a necessidade de compreender as situações para a formação acadêmica de estudantes quilombolas nos cursos universitários passa a configurar como uma necessidade pulsante. A UFPA em suas políticas afirmativas e de inclusão social, oferta o Processo Seletivo Especial (PSE) que visa o ingresso de estudantes indígenas e quilombolas em seus diferentes cursos superiores. No campus Soure, localizado na Ilha do Marajó, esta oferta ocorre desde o ano de 2012 através da Lei n° 12.711 de 2012. Neste cenário e do compromisso social da UFPA, maior universidade da região Norte em quantitativo de alunos e de projetos de ensino e extensão, surge nesta proposta de projeto o principal questionamento: quais as dificuldades sentidas pelos estudantes quilombolas, ingressantes pelo PSE- Indígenas e Quilombola, de permanecerem e/ou concluírem seus cursos superiores no Campus universitário de Soure no período de 2019-2022? Possibilitar o acesso às universidades, em especial de estudantes quilombolas da Amazônia Marajoara, pressupõe desenvolver programas de permanência estudantil, e sem dúvida é um passo importante para a efetivação da democratização do acesso e da permanência de estudantes de classes minoritárias, porém, não garante que este mesmo público chegue à conclusão do curso, pois muitos são os desafios e estratégias quanto as políticas públicas de permanência do estudante quilombola na universidade. É neste contexto que o presente estudo se insere no sentido de dar visibilidade aos desafios e às estratégias utilizadas por estudantes quilombolas na sua formação acadêmica através das políticas de ações afirmativas. Diante disso, problematizamos: Quais as dificuldades enfrentadas pelos estudantes quilombolas do campus de Soure frente aos desafios para à permanência após o ingresso na UFPA pelo Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE-IQ)? Ademais, temos como hipótese: Quais as estratégias de permanência no espaço universitário são adotadas pelo Campus de Soure (UFPA) para garantir ações de políticas afirmativas para estudantes quilombolas? OBJETIVOS: Geral: • Analisar os desafios e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes quilombolas frente aos desafios para à permanência após o ingresso na UFPA pelo Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE-IQ). Específicos: • Realizar uma discussão teórica sobre a política de ação afirmativa para estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará; • Discutir a permanência material e simbólica dos estudantes quilombolas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará; • Identificar as estratégias de permanência de estudantes quilombolas no espaço universitário através das políticas afirmativas da Universidade Federal do Pará. A abordagem de pesquisa adotada neste estudo possui um caráter qualitativo sobre as questões que envolvem o processo de formação acadêmica de estudantes quilombolas através do Processo Seletivo Especial para Indígenas e quilombolas na UFPA do Campus Universitário do Marajó – Soure. Para Minayo e Sanches (1993) esse tipo de abordagem evidencia a aproximação do sujeito com o objeto investigado, buscando análises acerca da realidade mediante ao método e as técnicas de. Esse tipo de abordagem parte do princípio de que existe um elo dinâmico entre mundo real e sujeito, uma ligação recíproca entre sujeito e objeto, uma indissociabilidade entre o objetivo e o subjetivo. Dessa forma, Godoy (1995) aponta que pesquisas desse tipo apresentam quatro características básicas, que são: ambiente natural como fonte de dados, o pesquisador como instrumento fundamental; caráter descritivo; significado que as pessoas dão às coisas e a sua vida, que deve ser uma preocupação do investigador e enfoque indutivo. Os resultados parciais apontaram que Ingressar na universidade é significativo para todo e qualquer estudante quilombola que almeja esse objetivo. No caso específico do cenário marajoara isso vai além de algo significativo. Basta refletir sobre o contexto histórico que esse povo percorreu. Não estamos falando de condições econômicas insuficientes, muitos estudantes universitários, inclusive os quilombolas, possuem essas características, todavia, esse não pode ser um aspecto excludente. Estamos falando de contexto histórico e social, escravidão, perseguição, racismo estrutural, formação de quilombos, grupos étnicos marginalizados, herança histórica. São nuances que estão intrinsecamente relacionadas com a busca por ascensão por meio do ingresso na universidade. Desse modo, fica evidente que esses estudantes quilombolas marajoaras precisam de um olhar mais sensível e reflexivo por parte das unidades gestoras das políticas públicas de acolhimento e permanência, uma vez que todas as fragilidades de acesso e permanência estão diretamente ou indiretamente relacionadas com o papel dessas políticas públicas. As condições de acesso possibilitadas pela política de cotas são fundamentais para que esse direito seja democratizado, contudo, é necessário garantir as possibilidades de permanência na universidade, sobretudo em promover uma formação de professores voltada para as relações étnico-raciais.
Título do Evento
VIII Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais FBCP - A ciência da Política: os métodos e suas aplicações
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ABDON, Gisele Reis; SILVA, Maria Dolores Lima da. (IN)VISIBILIDADE DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ – SOURE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.. In: Anais FBCP - A ciência da Política: os métodos e suas aplicações. Anais...Recife(PE) UFPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viii-fbcp/649001-(IN)VISIBILIDADE-DAS-POLITICAS-DE-ACOES-AFIRMATIVAS-PARA-ESTUDANTES-QUILOMBOLAS-NO-CAMPUS-UNIVERSITARIO-DO-MARAJO. Acesso em: 01/09/2025

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