A PATRIMONIALIZAÇÃO CULTURAL NO BRASIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SOCIEDADE CARIOCA

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
A PATRIMONIALIZAÇÃO CULTURAL NO BRASIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SOCIEDADE CARIOCA
Autores
  • Caroline Dazzi Machado
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 05] Diversidade e políticas de afirmação
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/117343-a-patrimonializacao-cultural-no-brasil-e-suas--consequencias-na-sociedade-carioca
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Patrimonializaçao, Iphan, Cortiços, Invisibilidade social
Resumo
Este trabalho faz parte da construção das reflexões que auxiliarão na dissertação de mestrado da autora intitulada: “Revendo a prática da conservação das habitações sociais: o caso da Rua Senador Pompeu, nº34”. Tal estudo pretende estabelecer conexões a partir de diferentes abordagens entre os diversos aspectos que se relacionam com as habitações coletivas, com foco nos cortiços, e as práticas da conservação de edificações. Nesse sentido, o trabalho aqui elaborado se apresenta como uma ferramenta para compreensão dos processos de patrimonialização no Brasil e suas relações com os imóveis e expressões oriundos das classes baixas da população. Buscamos identificar partes específicas da construção deste processo histórico que culmina com a situação atual dos cortiços presentes no centro do Rio e de seus moradores. Isto posto, é possível definir então que o objetivo deste trabalho é promover reflexões acerca dos processos de patrimonialização no Brasil e suas consequências na sociedade carioca tratando especificamente do caso das habitações coletivas no centro da cidade do Rio de Janeiro e dos aspectos relacionados à classe trabalhadora que lá reside. Para tentar alcançar tais objetivos foram realizadas leituras de diversos autores que tratavam de temáticas consideradas fundamentais para a articulação de ideias que se propunha. São elas: IPHAN, processo de patrimonialização, proteção das habitações coletivas e situação atual da classe trabalhadora carioca. Este trabalho se estrutura em seis partes. A primeira parte traz a temática do processo de patrimonialização no Brasil desenvolvendo um histórico com foco principal no surgimento do Iphan, órgão federal de proteção ao patrimônio cultural. Tal abordagem tem como objetivo fornecer subsídios para a compreensão das diretrizes utilizadas ao longo da história para a definição hierárquica dos bens dignos de atribuição de valor patrimonial e daqueles que foram marginalizados. Na segunda parte do trabalho tentamos compreender como se deu o processo de proteção das habitações coletivas dentro do Iphan, com enfoque principalmente nas Vilas Operárias, visto que tal modelo é o único que possui tombamento no órgão. Na terceira parte avaliamos as habitações coletivas compreendendo seu histórico de formação e seu significado dentro do contexto da formação da sociedade carioca. Esta parte também se subdivide em dois temas que tratam do surgimento dessas habitações e das habitações coletivas atuais existentes no centro da cidade. Na quarta parte estabelecemos reflexões que abordam as políticas culturais, as habitações coletivas, a sociedade carioca e a perspectiva do multiculturalismo critico. Por fim, apresentamos as considerações finais onde buscamos interligar as informações abordadas e estabelecer vínculos entre os diferentes aspectos apresentados. Através das questões trabalhadas conseguimos perceber que o processo de patrimonialização do Brasil não se deu de forma democrática, livre de pressões políticas ou ideais etnocêntricos. Muito pelo contrario, influenciado pelo surgimento durante o Estado Novo, o principal órgão de gestão do patrimônio cultural agiu, nos primeiros anos de sua existência, de forma a legitimar e induzir uma formação de identidade cultural e social brasileira que não contemplava todas as esferas culturais do país. É possível compreender que as reflexões e as ações no campo do patrimônio cultural se ampliam, se modificam, se transformam a cada dia. Muitas conquistas surgiram nas últimas décadas que permitiram o reconhecimento e a proteção de novos bens e manifestações culturais e trouxeram visibilidade a diversos grupos antes segregados ao longo da nossa história. Entretanto, é necessário perceber que algumas invisibilidades se ofuscaram ao longo do processo e ate hoje não conseguiram fazer ecoar sua voz. Entre elas está a classe trabalhadora, presente na região central da cidade do Rio de Janeiro desde o fim do século XIX e o importante legado que a representa materializado nas habitações coletivas ainda existentes. Nesse sentido, compreende-se que a atuação do principal órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro nacional ao longo dos anos contribuiu para essa exclusão e invisibilidade na medida em que atuou patrimonializando bens imóveis que contam apenas uma parte da historia da formação da sociedade brasileira. Houve um esforço institucional em reconhecer a valorizar os imóveis considerados relevantes pela parcela dominante da população. Nossos bens culturais materiais e imóveis ainda representam, de maneira mais expressiva, a história das nossas elites. Compreender a multidisciplinaridade do campo patrimonial torna-se essencial para dar voz a todos aqueles que, de fato, contribuíram e contribuem para a formação da sociedade na sua totalidade. Assim, torna-se imperativo compreender o papel crucial que as políticas culturais admitidas pelo Brasil exerceram na situação atual das habitações coletivas no centro do Rio e da população que lá habita. Não é possível dissociar política, economia, história e sociedade quando se busca estabelecer novas relações no campo patrimonial, ou até, quando se busca apenas compreender a questão patrimonial no Brasil. Dessa forma, o trabalho aqui apresentado conseguiu estabelecer conexões entre essas diversas esferas que, atuando juntas nos últimos cem anos, contribuíram para a atual situação de segregação e invisibilidade dos cortiços cariocas e de sua população.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACHADO, Caroline Dazzi. A PATRIMONIALIZAÇÃO CULTURAL NO BRASIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SOCIEDADE CARIOCA.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/117343-A-PATRIMONIALIZACAO-CULTURAL-NO-BRASIL-E-SUAS--CONSEQUENCIAS-NA-SOCIEDADE-CARIOCA. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

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