MATERIAIS, ALIMENTOS, EXUS, POMBA-GIRAS E HIEROFANIAS: ANALISANDO OFERENDAS DO TERREIRO ZAMBI-IRIS, BOCAIUVA/MG

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
MATERIAIS, ALIMENTOS, EXUS, POMBA-GIRAS E HIEROFANIAS: ANALISANDO OFERENDAS DO TERREIRO ZAMBI-IRIS, BOCAIUVA/MG
Autores
  • FÁBIO DA SILVA GONÇALVES
  • Daniel Coelho de Oliveira
  • Ana Paula Glinfskoi Thé
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 23] Uso de Materiais, Memória e Etnosaberes
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/113626-materiais-alimentos-exus-pomba-giras-e-hierofanias--analisando-oferendas-do-terreiro-zambi-iris-bocaiuvamg
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Hierofania, Oferenda, Umbanda/Quimbanda
Resumo
No que tange às religiões Candomblé, Umbanda e Quimbanda, cada uma em particularidades teológicas e em relevâncias distintas, as oferendas implicam elementos notáveis, tanto nos culto-rituais praticados, quanto na vida secular dos adeptos. Pensar sobre isso, pressupõe compreender como os candomblecistas, umbandistas e quimbandeiros se encontram mediados e entrepostos social, cultural e espiritualmente. Comumente as oferendas, além de alimentos, utilizam outros materiais como forma de agrado às entidades cultuadas: flores, folhas, fitas, laços, palitos, tecidos, facas, velas, cigarros, entre outros elementos. Os alimentos e os demais objetos utilizados são dotados de sentidos hierofânicos, isto é, eles possuem um significado sagrado e ritualistico que irrompe a perspectiva profana que os circunda fora do âmbito religioso (ELIADE, 2010). Isto alinhavado, é preciso considerar que em Bocaiuva/MG, popularmente conhecida como “Terra do Senhor do Bonfim”, devido à Tradicional festa em homenagem ao referido padroeiro, a presente pesquisa identificou quatro terreiros que realizam o culto afro-ameríndio-euro-brasileiro rotineiramente, abrindo espaço para algumas atividades públicas. São eles: Tenda de Umbanda Pai Jacó (Umbanda e Quimbanda); Tenda de Umbanda Estrela Ascendente (Umbanda e Quimbanda); Terreiro de Umbanda Zambi-Iris (Umbanda e Quimbanda) – doravante Zambi-Iris – e Ilê Caboclo Pena Branca e Ogum Rompe Mato (Candomblé, Umbanda e Quimbanda). Além destes terreiros, por meio de pesquisa de campo, foram localizadas 14 casas que funcionam como terreiros, os quais oferecem os chamados “serviços magísticos”, marcados por atendimentos e trabalhos espirituais, porém sem atendimentos abertos ao público. O terreiro estudado foi o Zambi-Iris, já que seus líderes se propuseram a participar da pesquisa com o objetivo de contribuir para a mitigação do preconceito sofrido por eles na sociedade bocaiuvense, já que acreditam que quanto mais estudos houver sobre as religiões em voga, menos preconceito sofrerão. O Zambi-Iris funciona na região central de Bocaiuva, na casa secular de um dos adeptos. A priori, não há sinais que indicam funcionar um terreiro nessa casa: não existem placas, letreiros que o identifique, uma bandeira branca erguida na entrada, nenhum assentamento espalhado pelo quintal, nem ao menos uma imagem de entidade exposta na decoração da casa, a exceção de uma taça usada pela Pomba-Gira Maria Quitéria durante as giras e exposta em um aparador da sala, diferentemente, por exemplo, de terreiros do Candomblé, nos quais é comum apresentar todo um arquétipo estrutural-material indicativo de funcionamento de um terreiro. Todavia, há um território especial, cômodo a parte da casa, onde tudo fica guardado, denominado de “congá” (espécie de altar umbandista). Nele está o embrião que embala a existência do terreiro. Lá estão as imagens, os assentamentos, materiais que compõem as oferendas, as roupas usadas nas giras, os materiais ritualísticos (defumadores, velas, penas, entre outros), um espaço relativamente pequeno de aproximadamente cinco metros de comprimento por três de largura. Um dos cultos mais praticado no Zambi-Iris é à “Esquerda”/Quimbanda, ou seja, trabalhos com Exus e Pomba-Giras. Segundo a crença, estes são espíritos ligados à liberdade, autonomia, capacidade de mudança, transgressão de ordens preestabelecidas no universo social e espiritual; constituem a força vital da sexualidade e das emoções e paixões humanas. De acordo com líder José, as oferendas de Exu e Pomba-Gira são as que mais têm “saída”, isto é, são feitas, já que pelo sentido brincalhão, pela capacidade e resposta rápida nas demandas eles são os mais procurados, sendo feitas em média de duas a três oferendas por semana. Analogamente, Borges (2009) atesta que no “combate místico” é a resistência humana às situações sociais indesejáveis e a busca pela felicidade que acaba por transcender normas comportamentais instituídas ou reprimidas socialmente, aspectos associados aos Exus e Pomba-Giras. Tais normas, às vezes, são transcendidas ao atribuir aos alimentos/materiais contidos nas oferendas sentido hierofânico vinculados a determinados comportamentos, como por exemplo: faca (cortar, separar casal, vencer o inimigo); pimenta (esquentar, atrair, vingar ou perturbar alguém); açúcar (adoçar, dominar, ludibriar). Neste sentido, Prates (2009) aponta que os principais elementos da natureza representados em trabalhos com Exus e Pomba-Giras são o fogo, a terra, água e o ar, com o objetivo de despertar imaginários e simbologias de acordo com a própria natureza destes elementos. No Zambi-Iris o fogo evoca a transformação, purificação, energia, aquecimento, cura; a terra: força, firmeza, segurança, sujeira; o ar: leveza, movimento, imaginação; água: limpeza, fluidez e mudança de pensamento, capacidade psíquica, intuição. Além disso, é importante ressaltar que os principais elementos ritualísticos utilizados nas oferendas para Exu no Zambi-Iris são a farinha de mandioca, a cebola, o azeite de dendê (juntos formam o padê), a carne (ave, suína e bovina), pimenta, fitas pretas e vermelhas, velas nestas cores, o alguidar, cigarros/charutos, tecidos, facas, chaves e bebidas alcoólicas. Logo, por exemplo: fitas simbolizam o ar, a terra, amarração, fixação e a imaginação; o azeite de dendê o fogo, esquentamento, cura, sexo; os charutos representam o fogo, o ar, limpeza e fluidez de pensamento, entre outras atribuições simbólicas que a pesquisa destaca. Ainda na Quimbanda praticada no Zambi Iris não se pode esquecer as oferendas das “moças da casa”, segundo linguajar predominante no terreiro ao se referirem às Pomba-Giras. A elas são oferecidas flores (fogo, terra, fetiche, sedução, beleza), frutas vermelhas (terra, libido, sexo), bonecos (ar, mudança de pensamento, psicose, amarração), perfumes (ar, fogo, encantamento, atração, inspiração). A pesquisa evidenciou que as oferendas são constituições simbólicas de desejos sociais reprimidos ou explícitos. A crença que Exus e Pomba-Giras são espíritos muitos símeis aos humanos, permite atribuir aos materiais constituintes das oferendas hierofanias típicas de conflitos, vontades, imaginações, aprendizagem ou, até mesmo, criatividade. Tanto os alimentos quanto os acessórios a serem oferendados assumem novos usos ou ainda vislumbram a capacidade de promoverem realizações materiais/espirituais a partir da combinação ritualística específica entre eles. Portanto, o artigo objetiva analisar o sentido hierofânico dos materiais/alimentos utilizados nas oferendas para Exu e Pomba-Gira no terreiro Zambi-Iris. Metodologicamente, procedeu-se por observação participante, registro iconográfico e realização de entrevistas estruturadas e semiestruturadas nos anos de 2016, 2017 e meados de 2018
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, FÁBIO DA SILVA; OLIVEIRA, Daniel Coelho de; THÉ, Ana Paula Glinfskoi. MATERIAIS, ALIMENTOS, EXUS, POMBA-GIRAS E HIEROFANIAS: ANALISANDO OFERENDAS DO TERREIRO ZAMBI-IRIS, BOCAIUVA/MG.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/113626-MATERIAIS-ALIMENTOS-EXUS-POMBA-GIRAS-E-HIEROFANIAS--ANALISANDO-OFERENDAS-DO-TERREIRO-ZAMBI-IRIS-BOCAIUVAMG. Acesso em: 02/07/2025

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