PROJETO CLUBE DE LEITURA NA ESCOLA: PARA LER, DISCUTIR, PRODUZIR TEXTOS E ALIMENTAR IDEIAS

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
PROJETO CLUBE DE LEITURA NA ESCOLA: PARA LER, DISCUTIR, PRODUZIR TEXTOS E ALIMENTAR IDEIAS
Autores
  • Maria Luísa Terra Cola
  • Thiago Simão da Silva Manhães
  • Dayana Freitas dos Santos Dias
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 08] Ensino e aprendizagem de língua materna
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/113532-projeto-clube-de-leitura-na-escola--para-ler-discutir-produzir-textos-e-alimentar-ideias
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Clube de leitura, Produção Textual, Permanência
Resumo
A falta do hábito de leitura acarreta diversas limitações no estudante, na medida em que sua percepção de mundo torna-se restrita. O incentivo à leitura é não só benéfico para o jovem, como também necessário à sua formação enquanto cidadão crítico e capaz de se mobilizar em prol de mudanças sociais. Assim sendo, ações que visam despertar no jovem estudante o interesse e o gosto pela leitura são de extrema importância. O presente projeto tem por objetivo incentivar a leitura (e as releituras) de clássicos da literatura universal, por meio de encontros coletivos de leitura no ambiente escolar do Ensino Fundamental da rede municipal de São João da Barra. Tais encontros literários consistem na discussão prévia dos temas abordados nas obras, seguida da apresentação dos textos e, em encontros subsequentes, um debate sobre as diferentes leituras feitas pelos alunos. Serão apresentados diversos gêneros textuais, dentre eles, crônicas, contos, artigos jornalísticos, histórias em quadrinhos e adaptações literárias de obras clássicas. Ao final de cada ciclo de discussões, os alunos farão também as suas próprias releituras das obras através da produção textual. Ler é muito mais do que a mera decodificação de vocábulos, é a decodificação dos enunciados, daquilo que está por trás das palavras do enunciador. A leitura é a construção dos sentidos, ato de conectar experiências de vida e conhecimento de mundo ao que se apreende no texto, é promover uma “conversa” entre o que já se viveu, o que já é conhecido e uma infinidade de novos conhecimentos e ideias presentes nos textos literários. Trata-se de uma atividade complexa, de interpretação e compreensão, que pode tornar-se ainda mais prazerosa e proveitosa através da discussão prévia de temas abordados nos textos, bem como a troca de ideias e de percepções pós-leitura, daí a possibilidade de um “clube de leitura” vir a ser bastante eficaz no despertar do gosto pela leitura. Como leitura e escrita estão vinculadas, a ideia de que os alunos produzam discursivamente, expressando suas ideias e até mesmo fazendo suas “releituras” das obras, através da intertextualidade, parece ser bastante viável. Koch (2002) afirma que, para o processamento textual, recorremos a três grandes sistemas de conhecimento: o linguístico, o enciclopédico e o interacional. O conhecimento linguístico compreende o conhecimento gramatical e o lexical, sendo o responsável pela articulação do sentido. O conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo é aquele que se encontra armazenado na memória de cada indivíduo, e a partir do qual se levantam hipóteses ou se criam expectativas acerca de uma obra lida, por exemplo. O conhecimento sociointeracional é o conhecimento sobre as ações verbais, sobre as formas de interação através da linguagem. Assim sendo, a proposta do presente projeto vai ao encontro do amadurecimento literário dos estudantes, uma vez que, através das oficinas de leitura, dos encontros coletivos de discussão e da prática de produção textual, os três sistemas supra-mencionados se interligam e garantem que o processamento textual se dê satisfatoriamente. O “Clube de Leitura” em forma de oficinas de leitura, discussão e produção textual é uma estratégia de “sedução literária”, por assim dizer, visando estimular, no aluno, do interesse pela leitura, pelas discussões saudáveis e também o interesse pela escrita. O ato de ler, por si só, já é uma inesgotável fonte de produção de sentido que nunca é definitivo e completo (MARCUSCHI,2008, p.229), e ganha ainda mais sentido através da troca de ideias e da discussão de diferentes interpretações feitas por outros leitores. Ademais, o contato com variados gêneros textuais exercitará, no aluno, a capacidade metalinguística, que vai orientá-lo na construção de textos, ajudando-o a ter mais desenvoltura na escrita e na oralidade. A execução do projeto se dará em parceria com a Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (DOFEC), localizada no município de São João da Barra, RJ, através da criação de um “Clube de Leitura” formado por alunos do nono ano do Ensino Fundamental da referida escola. O projeto funcionará através de encontros quinzenais, no horário de contraturno dos alunos. Serão promovidos encontros a cada quinze dias, para que uma obra literária seja explorada: haverá uma discussão prévia do tema a ser abordado na obra, seguida da distribuição dos textos para os alunos, da leitura e da subsequente troca de percepções que os estudantes tiveram acerca da obra em questão. Ao término da exploração de uma obra completa, haverá uma discussão sobre a mesma como um todo e, em seguida, os alunos trabalharão numa oficina de produção textual. Espera-se contribuir para uma mudança de atitude dos alunos em relação à leitura, no sentido de mostrar-lhes a importância e o prazer do contato com obras literárias clássicas. Além disso, o projeto, em um âmbito maior, poderá vir a ser um meio de propagação de ideias similares em outras escolas da Rede Municipal de São João da Barra. A implantação de “clubes de leitura”, ou “coletivos de leitura” em escolas de Ensino Fundamental da rede pública de ensino pode vir a ser uma estratégia de mitigação do problema da falta do hábito de leitura na vida dos jovens estudantes das escolas públicas. Tal iniciativa poderá vir a ser uma estratégia de combate ao analfabetismo funcional, contribuindo para a formação de cidadãos mais engajados social e politicamente, além de um estímulo à permanência do estudante na escola, contribuindo para a diminuição da evasão escolar.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COLA, Maria Luísa Terra; MANHÃES, Thiago Simão da Silva; DIAS, Dayana Freitas dos Santos. PROJETO CLUBE DE LEITURA NA ESCOLA: PARA LER, DISCUTIR, PRODUZIR TEXTOS E ALIMENTAR IDEIAS.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/113532-PROJETO-CLUBE-DE-LEITURA-NA-ESCOLA--PARA-LER-DISCUTIR-PRODUZIR-TEXTOS-E-ALIMENTAR-IDEIAS. Acesso em: 16/07/2025

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