AS NOVAS TECNOLOGIAS E A PERDA DA IDENTIDADE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MÚSICA CARMEN DE STROMAE

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
AS NOVAS TECNOLOGIAS E A PERDA DA IDENTIDADE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MÚSICA CARMEN DE STROMAE
Autores
  • Andrik Barbosa Risso
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 11] Informação, educação e tecnologias
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/113494-as-novas-tecnologias-e-a-perda-da-identidade---uma-analise-discursiva-da-musica-carmen-de-stromae
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Novas Tecnologias, Cibercultura, Redes Sociais Digitais, Identidade, Análise do Discurso
Resumo
Com o surgimento das novas tecnologias, nasce também um espaço comum e social que permite a interação entre as pessoas, que nada mais é do que o mundo virtual. Este revolucionou as formas de comunicação e se tornou um espaço que influencia diversos planos, como o econômico, o político, o cultural e o humano. Pierre Lévy (2010) conceitua esse espaço como Ciberespaço, e tenta conscientizar de que existe dois lados deste evento: o bom e o mau. Porém, ele traz a reflexão de que seu objetivo não é de se posicionar a favor ou contra, mas sim, entender este fenômeno para poder compreendê-lo, pois é importante reconhecer de que se trata de uma mudança. E para além do Ciberespaço, Lévy (2010) também conceitua a Cibercultura, para entender o comportamento humano no Ciberespaço. Segundo Lévy (2010), a Cibercultura pode, de certa forma, ampliar a diferença entre as classes sociais, entre os países ricos e pobres, os bem-nascidos e os excluídos. Por conseguinte, entende-se que existe uma tendência ao capitalismo financeiro internacional, que reforça o neoliberalismo, que se mascara de propósitos humanísticos. Por outro lado, é reconhecido que a internet oferece uma série de serviços gratuitos, e os mesmos se proliferam rapidamente, o que representa uma ameaça, principalmente para os monopólios. De fato, este novo meio de comunicação proporcionado pela internet consegue aumentar a qualidade e velocidade de contato entre as pessoas facilmente de uma ponta à outra no mundo, indo de relações de amizade à transações comerciais. Desta forma, a “cibercultura” atinge o lado social das pessoas e suas interações interpessoais. Cria-se uma cultura de comunicação instantânea através de mensagens de texto e outros recursos midiáticos. Identifica-se, por conseguinte, que quanto mais as relações por meio digital se intensificam, mais distantes se tornam no mundo real, pois a atenção se volta cada dia mais para os monitores. Lévy (2010) chama o ciberespaço também de “rede”, que será o termo mais utilizado neste trabalho. Ele classifica este fenômeno que surge a partir de um novo meio de comunicação que surge de uma interconexão global dos aparelhos eletrônicos. Indo além de sua estrutura material, é preciso identificar o seu universo de informação que ele detêm, e são os humanos que usufruem e alimentam esse universo. O autor também trata do neologismo “cibercultura” que se refere de atitudes no “ciberespaço” além de “técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem justamente com o crescimento de ciberespaço”. (LÉVY , 2010. p. 17). Para melhor compreensão do tema abordado neste trabalho, e para ilustrar a atual situação da intensa relação da sociedade com os novas tecnologias, analisa-se a letra e as imagens do vídeo clipe da música “Carmen”, do cantor belga Stromae, conhecido por suas letras polêmicas que sempre trazem uma crítica ao comportamento social. No conceito de Análise do Discurso, muito se fala de estruturalismo. Um dos principais autores a fazê-lo é Jakobson (...), que aborda o sistema comunicativo a partir de elementos como: remetente, destinatário, código, mensagem, contexto e canal. Todos se encontram no interior do sistema, como um circuito comunicativo. A partir deste princípio, é possível observar que, no caso do objeto de análise deste artigo, o remetente seria o Stromae, o destinatário seria o seu público ou mesmo a sociedade em si. O código é a língua francesa, e a mensagem é uma música com uma melodia inspirada em uma canção de ópera. O contexto trata da atual situação da sociedade e sua relação com as novas tecnologias e as mídias digitais. E por fim, como canal, o músico utiliza as principais plataformas digitais de áudio e vídeo, como YouTube e Spotify para divulgar o seu trabalho, além dos discos físicos. A partir dessa colocação, observa-se que a ideologia faz uso do discurso para se materializar. Para Althusser (1974), é através da linguagem que o ideologia depreende o seu funcionamento. Além disso, a Análise do Discurso leva em consideração a parte histórico-social, considerando as condições em que o texto foi escrito. Contextualizando, em um momento histórico em que a sociedade vive em um mundo conectado na rede, um mundo de consumismo, e com uma sociedade cada vez mais ansiosa. Para além disso, também será feita uma análise à luz do conceito de identidade que traz a obra de Zygmnut Bauman. Uma reflexão necessária para identificar conflitos no comportamento social no mundo real diante do digital, que pode ser explicado no que o autor chama de "tempos líquidos".
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RISSO, Andrik Barbosa. AS NOVAS TECNOLOGIAS E A PERDA DA IDENTIDADE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MÚSICA CARMEN DE STROMAE.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/113494-AS-NOVAS-TECNOLOGIAS-E-A-PERDA-DA-IDENTIDADE---UMA-ANALISE-DISCURSIVA-DA-MUSICA-CARMEN-DE-STROMAE. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

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