O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autores
  • Luciana da Silva Almeida
  • Jaqueline Maria de Almeida
  • Rysian Lohse Monteiro
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 08] Ensino e aprendizagem de língua materna
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/113407-o-uso-de-generos-textuais-para-o-desenvolvimento-de-habilidades-de-leitura-e-escrita-na-formacao-inicial-de-profe
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Formação de professores, Leitura/escrita, Fábula, Ensino e aprendizagem.
Resumo
Trabalhar com diferentes tipos de gêneros, e formar alunos competentes no que tange ao reconhecimento dos diversificados formatos de textos, são desafios enfrentados por muitos docentes. Formar um leitor crítico, desenvolver competências de autoria nos alunos são tarefas dificeis de serem cumpridas. Acreditamos que para que os docentes consigam estimular a capacidade leitora e estimular o exercício da autoria desde a infância, o professor precisa primeiro, se constituir como leitor crítico e escritor criativo. Entretanto, pesquisas realizadas por Monteiro (2015) e Almeida (2014), mostram que grande parte dos docentes não são leitores e apresentam medo e vergonha de escrever e mostrar suas produções para outras pessoas. Nessa perspectiva, esse trabalho apresenta um experimento de didatização de gêneros textuais, mais precisamente o gênero fábula, e tem como objetivo principal avaliar a relação de autoestima das alunas Normalistas em relação à escrita, e de que forma o ensino diferenciado de gêneros textuais poderia influenciar no exercício da autoria e, consequentemente da autoestima desses alunos em relação à escrita. O trabalho foi desenvolvido, basicamente, em dois momentos. Na primeira etapa, que chamamos de diagnóstico, nos propusemos a investigar a relação dos professores em formação com o texto nas modalidades de leitura e escrita. Nosso público alvo, foi alunas do Curso Normal Médio de Formação de Professores, de uma instituição pública, estadual, situada no Município de Campos dos Goytacazes, RJ. O nosso segundo objetivo foi, junto às docentes em formação, introduzir novas formas de se pensar o ensino de gêneros textuais, de modo a contribuir com uma prática de ensino mais lúdica e significativa, tanto para os alunos, quanto para os professores. Para Bajard (2002) o educador tem um papel fundamental na mediação do texto e seus alunos. Assim, não há como formar leitores se essa prática não for alimentada no dia a dia do professor. Para que essa prática aconteça, é preciso entender que a leitura é um importante instrumento social, e seu processo de ensino aprendizagem deve acontecer de forma significativa, contextualizada, a fim de que possa superar os fins exclusivamente acadêmicos, tornando-se um hábito prazeroso e cotidiano. Baseamos nossa referência bibliográfica nas leituras de BAJARD (2005), BAKTHIN (2003), KRAMER (1999) MATÊNCIO (2000), entre outros. Ao final de algumas oficinas que oferecemos, aplicamos um questionário onde às alunas, mostram resultados positivos no que tange a relação das futuras professoras com a leitura e a escrita. O projeto culminou com resultados positivos, no que tange a a autoestima em relação a autoria das alunas. As futuras docentes se sentiram motivadas em relação a aprendizagem de novos gêneros textuais, bem como, setiram-se capacitados para a criação de textos. Referências bibliográficas ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P.; LUQUETTI, E. C. F.; MOURA, S. A. Políticas de Formação de leitores na escola In: VI Congresso de Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2014, Campos dos Goytacazes. O Caminho para a inovação. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2014. p.23 - 23 BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços da aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002. ___________. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005. BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.261-306. CALIL, Eduardo. Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas. Londrina: Eduel, 2004. _____________. Trilhas da escrita: autoria, leitura e ensino. São Paulo: Cortez, 2007. CRISTOVÃO, V. L. L; NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais e ensino: contribuições do interacionismo sócio-discursivo. . In: KARWOSKI, Acir Mário et al. (Orgs). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro, Lucerna, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014. MONTEIRO, R. L.; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . Relação com a escrita: uma análise no PIBID pedagogia da UENF. In: Congresso Abralin em Cena IF Fluminense, 2016, Macaé. Anais do Congresso Abralin em Cena IFFluminense campus Macaé, 2016. v. 1. p. 181-193. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, nº11 ,p.5- 16, Mai/Jun/Jul/Ago, 1999. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA, Luciana da Silva; ALMEIDA, Jaqueline Maria de; MONTEIRO, Rysian Lohse. O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/113407-O-USO-DE-GENEROS-TEXTUAIS-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-DE-HABILIDADES-DE-LEITURA-E-ESCRITA-NA-FORMACAO-INICIAL-DE-PROFE. Acesso em: 18/05/2025

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