TEXTOS MULTIMODAIS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO ENSINO DE INGLÊS

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
TEXTOS MULTIMODAIS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO ENSINO DE INGLÊS
Autores
  • Joyce Vieira Fettermann
  • Annabell Del Real Tamariz
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 11] Informação, educação e tecnologias
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/112806-textos-multimodais-e-construcao-de-sentido-no-ensino-de-ingles
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Multimodalidade. Construção de sentido. Língua Inglesa.
Resumo
Com as transformações vivenciadas pela sociedade nos dias atuais, fica perceptível o quanto o ensino requer abordagens que condigam com as demandas que este tempo traz. Nesse sentido, falar apenas em uso de tecnologias já não contempla as necessidades emergentes na educação, mas torna-se relevante pensar em como elas poderão ser aplicadas aos contextos, para que a aprendizagem faça sentido para os alunos. De modo breve, pode-se afirmar que sentido é algo subjetivo, produzido por meio da relação concreta com o mundo. Assim, determinado objeto produz diferentes sentidos em diferentes sujeitos e contextos. Ora, “[...] chamamos de sentido o que pode ser articulado na interpretação (...) todas as significações sempre têm sentido” (HEIDEGGER, 1996 apud SILVEIRA, 2005, p. 132). Logo, no processo de ensino e aprendizagem, pode-se dizer que o sentido está nas conexões feitas pelos alunos, à medida que interpretam conceitos, os relacionam a outros, e tornam sua aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, os textos multimodais, por familiarizarem seus leitores com informações em diversos formatos, tornam-se facilitadores da compreensão de dados, representações cartográficas ou gráficas de narrativas, estatísticas e informações em geral (RIBEIRO, 2016). Utilizá-los, então, no ensino de língua inglesa pode facilitar a aprendizagem do idioma, pois serão feitas conexões entre o que se aprendeu com situações da vida real. Portanto, este trabalho busca demonstrar como textos multimodais nas aulas de inglês podem contribuir para que eles, através da ligação entre o que estudam na escola e suas realidades fora dela, percebam sentido no que aprendem. Durante o primeiro bimestre de 2018 - com o segundo ano do Ensino Médio de um instituto federal no Espírito Santo - sobre fazer conexões com o uso de tecnologias, o material didático adotado de inglês trazia o gênero textual infográfico, incentivando a leitura e a interpretação de dados que nele podem ser encontrados. Buscando um aprofundamento do tema, foram levados para as aulas infográficos também no formato digital. Após a familiarização com esse tipo de texto, os alunos foram motivados a criar infográficos sobre temas de seus interesses, para apresentarem aos colegas da turma. No decorrer do trabalho, tiverem atendimentos individualizados e em grupos para tirarem dúvidas sobre os temas em inglês, as apresentações (que foram feitas em inglês), as ferramentas que poderiam ser utilizadas, entre outras. Diversas ferramentas foram apresentadas como opções para os alunos realizarem suas produções, no entanto, pela facilidade de uso, optaram pelo Canva. Nesse sentido, a metodologia adotada é de natureza qualitativa, relatando uma experiência obtida com alunos do ensino médio do referido instituto. Realiza-se uma revisão de literatura sobre multimodalidade, assim como a produção de sentido no ensino de inglês. Em seguida, por meio da observação participante e de um questionário respondido pelos respondentes, é possível analisar os dados e chegar às conclusões. A partir da experiência realizada, foi possível obter os seguintes resultados: 1) O trabalho com textos multimodais possibilitou que os alunos atuassem como autores e produtores de conteúdo; 2) Houve colaboração entre eles em seus respectivos grupos e com outros durante as produções; 3) Houve interdisciplinaridade com outras áreas de estudo dos alunos; 4) Os alunos foram desafiados e motivados a cumprir as tarefas em inglês; 5) Eles venceram a timidez e as dificuldades para falar diante de toda a turma em inglês, apesar de limitações existentes quanto ao idioma. 6) As atividades realizadas contribuíram para a aprendizagem da língua inglesa e através dela. Os resultados apontados remetem aos estudos de Kalantzis; Cope (2008) e Cope; Kalantzis (2009b) sobre os multiletramentos, que apontam para a abordagem de uma variabilidade de sentidos construídos em diferentes contextos sociais e culturais. Notou-se que os letramentos digital e crítico, neste caso, contribuíram para que os alunos trabalhassem com habilidades exigidas deles, como demonstraram os gráficos gerados das respostas do questionário, em que refletem sobre a contribuição do uso de infográficos nas aulas a aprendizagem da língua, as dificuldades encontradas, a colaboração dos grupos na produção e apresentação dos trabalhos e o nível de proficiência do idioma que acreditam ter. Assim, verificou-se que os infográficos funcionaram como “[...] caminhos multimodais para produzir sentidos, em que a palavra escrita deixa [deixou] de ser a principal forma de produzir sentidos e passa [passou] a fazer parte de um conjunto que inclui, além de textos verbais, os visuais, sonoros, gestuais, espaciais e os multimodais” (SILVA, 2012 apud LOURENÇO, 2013, p. 7). De fato, os dias atuais requerem habilidades que permitam trabalhar em grupos, discutir/debater, analisar criticamente, produzir e continuar esse ciclo, em busca de soluções para colaborar com o crescimento da comunidade ao redor. Considerar isto no ensino de inglês pode trazer benefícios diversos, facilitando a compreensão e a produção de sentido por parte dos aprendizes. Dessa forma, as tecnologias digitais podem ser ferramentas aliadas, por meio das quais os alunos interagem e fazem conexões com a vida real. Os textos multimodais são um exemplo de como tornar essa aplicação possível, uma vez que o professor tem oportunidades de engajá-los em tarefas significativas e interessantes, tornando o processo de ensino e aprendizagem ainda mais prazeroso.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FETTERMANN, Joyce Vieira; TAMARIZ, Annabell Del Real. TEXTOS MULTIMODAIS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO ENSINO DE INGLÊS.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/112806-TEXTOS-MULTIMODAIS-E-CONSTRUCAO-DE-SENTIDO-NO-ENSINO-DE-INGLES. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

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