A MATEMÁTICA APLICADA E A TECNOLOGIA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
A MATEMÁTICA APLICADA E A TECNOLOGIA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Autores
  • RONALDO CAETANO BARBOZA
  • THIAGO MARQUES ZANON JACOMINO
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 11] Informação, educação e tecnologias
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/112699-a-matematica-aplicada-e-a-tecnologia--caminhos-possiveis-para-a-construcao-do-conhecimento
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Ensino. Matemática. Tecnologia. Trabalho Colaborativo.
Resumo
Em nossa vivência de mais de 10 anos de magistério, nos deparamos constantemente com uma Matemática sendo ensinada de maneira engessada, sem qualquer contextualização, com o processo centrado no professor e postura passiva dos alunos. Essa maneira tradicional de ensinar, baseada na transferência de conhecimentos vai contra, por exemplo, os princípios de Paulo Freire (1996), em que os discentes são atores do próprio saber, assumem uma postura ativa, tornando-se um ser pensante e atuante, explorador e construtor do conhecimento de forma colaborativa com os demais alunos. Diversos autores como Coll Salvador (1994), Colaço (2004) e Damiani (2008) têm realizado estudos sobre os benefícios do trabalho colaborativo realizado em ambiente escolar. Segundo esses autores, a interação entre os estudantes aponta ganhos em socialização, convivência e melhoria do rendimento escolar. Nesse sentido, a Matemática Aplicada pode tornar o processo de ensino e aprendizagem muito mais dinâmico e atrativo, gerando resultados satisfatórios quando utilizados de forma contextualizada e dispondo do uso de recursos que chamam a atenção dos alunos, como a tecnologia. Podemos notar nos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (BRASIL, 2000, p.40), o papel da Matemática na formação do ser humano: Em seu papel formativo, a Matemática contribui para o desenvolvimento de processos de pensamento e a aquisição de atitudes, cuja utilidade e alcance transcendem o âmbito da própria Matemática, podendo formar no aluno a capacidade de resolver problemas genuínos, gerando hábitos de investigação, proporcionando confiança e desprendimento para analisar e enfrentar situações novas, propiciando a formação de uma visão ampla e científica da realidade, a percepção da beleza e da harmonia, o desenvolvimento da criatividade e de outras capacidades pessoais (BRASIL, 2000, p.40). O objetivo deste trabalho é explorar a Matemática de maneira aplicada e contextualizada, com foco na resolução de problemas, por meio de uma aula de campo, que proporciona diversidade de conhecimento matemático, por meio de uma abordagem tecnológica com uso do software GeoGebra, em que os discentes puderam explorar o problema, analisar, comparar resultados, fazer constatações e tirar conclusões. Acreditamos que com todo esse processo de investigação, conseguiremos alcançar os objetivos do papel formativo que o ensino de Matemática deve possuir. Problema Gerador: “Utilizando-se dos conhecimentos de geometria plana, espacial e trigonometria, definidos e praticados em sala de aula, calcule a área total e volume da torre de abastecimento de água do IFF Campos Centro, que abastece mais de 6000 pessoas diariamente, estime ainda o consumo mensal de água no campus e proponha ações para redução desse consumo”. Com o problema gerador proposto, os alunos puderam aplicar conceitos estudados durante as aulas de Matemática, calcular alturas, áreas, volumes, medir sombras, ângulos e desenhar a cisterna da própria escola de onde vem a água que usam todos os dias. Dessa maneira, os discentes experimentaram a Matemática em sua forma aplicada, além de vivenciarem uma experiência diferente das habituais, ministradas na forma de exercícios do livro didático. Após realizadas as medições, desenhos e devidos cálculos, foi iniciado um segundo momento do trabalho. Esta etapa consistiu em utilizar a tecnologia (GeoGebra) para realizar comparações e confirmações dos resultados obtidos. Além da análise anterior, o programa permite fazer um desenho semiprofissional do sólido (cisterna), com cortes de vista lateral, vista superior, rotações de retângulo e trapézio, o que possibilitou experimentar competências da profissão de futuros técnicos em edificações. A conclusão do trabalho, embasada em estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) que mostram que em menos de 10 anos dois terços da população mundial não terão acesso à água potável, contou com uma discussão sobre o consumo consciente da água. É papel de todos, contribuir para construção de um olhar crítico sobre os recursos naturais, incentivando um comportamento coletivo na preservação daquilo que todos usufruem. O resultado desse trabalho mostrou-se muito satisfatório, uma vez que envolve tanto questões teórico-práticas, aula de campo, participação no laboratório de informática, quanto á discussão sobre a importância de um pacto coletivo pelo consumo consciente da água. É extremamente interessante observar como se dá a construção do conhecimento. O trabalho colaborativo permite a troca de ideias, que surgem das formas mais criativas possíveis. A Matemática Aplicada permite aos alunos explorarem sua autonomia, tornando-se seres pensantes e atuantes. Ao utilizarem a tecnologia na aula de Matemática, os alunos mostram-se motivados, uma vez que crescem em um mundo cada vez mais digital.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOZA, RONALDO CAETANO; JACOMINO, THIAGO MARQUES ZANON. A MATEMÁTICA APLICADA E A TECNOLOGIA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/112699-A-MATEMATICA-APLICADA-E-A-TECNOLOGIA--CAMINHOS-POSSIVEIS-PARA-A-CONSTRUCAO-DO-CONHECIMENTO. Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes