LEITURA CRÍTICA DA OBRA “AUTO DA SIBILA CASSANDRA”: A PERSONAGEM VICENTINA EM DIÁLOGO COM O FEMINISMO

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
LEITURA CRÍTICA DA OBRA “AUTO DA SIBILA CASSANDRA”: A PERSONAGEM VICENTINA EM DIÁLOGO COM O FEMINISMO
Autores
  • Poliana da Silva Carvalho Araujo
  • Jucélia Azevedo dos Santos
  • Profª. Drª. Eliana Crispim França Luquetti
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 08] Ensino e aprendizagem de língua materna
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/112655-leitura-critica-da-obra-auto-da-sibila-cassandra--a-personagem-vicentina-em-dialogo-com-o-feminismo
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Leitura crítica, Gil Vicente, Auto da sibila Cassandra, feminismo
Resumo
O tema desta pesquisa tem como corpus a análise crítica do texto literário, mais especificamente no que se refere às práticas de leitura crítica na obra Auto da Sibila Cassandra, do dramaturgo Gil Vicente. É peça natalina que se utiliza de personagens extraídos de culturas tão díspares quanto inconciliáveis, condicionados à roda do presépio e inclinados à adoração do menino recém-nascido, como ocorria em grande parte das composições da fase pastoril do autor. A delimitação do trabalho está vinculada à protagonista feminina Cassandra, uma camponesa e profetiza que rejeita casar-se com Salomão, seu pretendente encomendado, que, em linhas gerais, destoa da mulher do seu tempo por romper paradigmas e tradições de sua época, de sua cultura, de seu contexto. Nesta pesquisa, procuramos sobrelevar a importância da leitura sob o viés crítico, cujo leitor não deve ser apenas um decifrador de sinais, um decodificador da palavra. A partir dessa assertiva, a questão-problema foi assim delineada: é possível analisar criticamente o auto vicentino, estabelecendo diálogo com o feminismo? Ante o exposto, o objetivo geral deste artigo consiste em analisar em uma perspectiva crítica a manifestação do feminismo presente no discurso da personagem vicentina Cassandra. Consoante ao objetivo geral, delimitou-se os seguintes objetivos específicos: a) abordar em que consiste a leitura crítica necessária a todo o tipo de texto, seja literário ou não literário; b) mostrar a evolução da mulher ao longo do tempo; c) e demonstrar o feminismo presente no auto. A fundamentação teórica que sustenta a análise do auto, considerado a primeira obra peninsular a tratar de um tema feminista de forma aberta, centra-se na teoria de Beauvoir (1970), bem como os textos de Alves e Pitanguy (1983). Para compreender a obra de Gil Vicente, tomamos como apoio os escritos de Berardinelli (2012). A pesquisa é de natureza qualitativa, com revisão de literatura para construir a teoria aplicada à análise, cujo foco está no comportamento da personagem Cassandra até o momento da sua profecia. Por fim, apresentaremos as observações e as conclusões a que chegamos a partir da leitura e análise feitas. De acordo com Brandão e Micheletti (1998), o ato de ler é um processo abrangente e complexo; é um processo de compreensão, de intelecção de mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica e de interação com o outro pela mediação da palavra. É um trabalho de atribuição de sentidos assentado na colaboração mútua em que a interação leitor-texto se faz através de contratos e negações bilaterais. O texto se transforma, então, numa proposta de sentido com múltiplas possibilidades de interpretação, colocando-se o locutor entre dois movimentos: um movimento de expansão no qual, por se lacunar, o texto permite a proliferação de sentidos e um movimento de filtragem em que o locutor restringe essa proliferação e seleciona a interpretação pertinente. Assim, a abordagem de leitura crítica supera a relação entre o leitor e as unidades de sentido na construção dos significados possíveis, priorizando, em consequência, a relação que se estabelece com os outros sujeitos que atribuem sentidos, contudo amplia a percepção do sujeito leitor, que é capaz de criar significados e, ao mesmo tempo, é limitado pelos procedimentos interpretativos das várias comunidades nas quais atua. A fim de refletir um pouco mais sobre a leitura crítica, é que analisaremos a obra O auto da Sibila Cassandra, de Gil Vicente (1465- 1536), considerado o fundador do teatro português. Viveu a transição entre os séculos XV e XVI, o chamado século do ouro português, escreveu durante mais de trinta anos de atividade contínua, dentre seus escritos têm-se sermões, algumas produções em verso, destacando-se na dramaturgia, com seus autos, que somam mais de 40 e apresentam bastante variedade temática. Por meio da análise do auto conclui-se que embora a mulher moderna venha ocupando cada vez mais espaço na sociedade, isso não a exime das restrições que lhe foram impostas séculos atrás. Para ter acesso aos seus direitos foi necessário vencer muito preconceito e participar de uma difícil e longa luta, que perdura até os dias de hoje. Cassandra, ainda que situada no século XVI, reproduz muito bem a mulher contemporânea, mostrando o amadurecimento da mentalidade da mulher, o qual lhe permite mudar sua forma de pensar e de agir. Usando argumentos, modernos e feministas, Gil Vicente denuncia, ainda que indiretamente, a sociedade machista em que está inserido. Deixando a entender que a submissão feminina não se justificava.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, Poliana da Silva Carvalho; SANTOS, Jucélia Azevedo dos; LUQUETTI, Profª. Drª. Eliana Crispim França. LEITURA CRÍTICA DA OBRA “AUTO DA SIBILA CASSANDRA”: A PERSONAGEM VICENTINA EM DIÁLOGO COM O FEMINISMO.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/112655-LEITURA-CRITICA-DA-OBRA-AUTO-DA-SIBILA-CASSANDRA--A-PERSONAGEM-VICENTINA-EM-DIALOGO-COM-O-FEMINISMO. Acesso em: 22/05/2025

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