A MÍDIA COMO ARTEFATO CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA: INVESTIGAÇÕES INICIAIS

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

DOI
10.29327/163912.7-2  
Título do Trabalho
A MÍDIA COMO ARTEFATO CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA: INVESTIGAÇÕES INICIAIS
Autores
  • Luciane Cristina Silva
  • Denise Rosana da Silva Moraes
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 17] Pesquisas interdisciplinares em mídia, democracia e escola
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/112648-a-midia-como-artefato-cultural-e-suas-contribuicoes-para-a-docencia--investigacoes-iniciais
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Formação de professores(as), Mídias, práticas pedagógicas e tecnologias.
Resumo
Este texto propõe-se a discorrer sobre a seguinte pesquisa de mestrado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Sociedade, Cultura e Fronteiras, vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, no campus de Foz do Iguaçu. Com o objetivo de focar na formação de professores e professoras, a pesquisa, no seu conteúdo e forma, propôs a criação de um projeto de extensão, grupo de estudos, sobre a temática mídia, junto aos professores (as) e alunos (as) da Educação Básica. Este projeto intitulado “A mídia como artefato cultural e suas contribuições para a docência”, nasce da investigação científica acerca desse tema e da observação empírica no cotidiano escolar dos conflitos sobre o uso de instrumentos midiáticos como parte do seu acervo metodológico. Sendo assim, a problemática que incitou a pesquisa é a existência, em uma escola pública determinada, de tensões geradas pelo uso em sala de aula das tecnologias pelos alunos, especificamente dos smartfones, e da aparente insegurança dos educadores em mediar tais conflitos, bem como, na utilização das tecnologias como recurso pedagógico. Portanto, os estudos no grupo oportunizam momentos de leituras, discussões e proposições coletivas, sobre a mídia, pensando coletivamente estratégias metodológicas empregando os recursos tecnológicos para produção do conhecimento no campo da escola. Percebe-se, e as leituras teóricas auxiliam essa percepção, de que os processos midiáticos têm modificado de forma visível nossa sociedade, produzindo diferentes formas de interação entre os indivíduos, mudanças comportamentais e culturais e, consequentemente, inovações nos modelos de ensino e de aprendizagem. A proposta do Grupo de Estudos é refletir sobre o uso das tecnologias no ambiente escolar, abordando a forma como a mídia é apropriada pelos sujeitos da educação. Assim, este projeto tem como objetivo proporcionar aos participantes momentos de reflexão sobre suas ações, sobre o espaço-tempo da escola, sendo provocados a adaptarem suas práticas às necessidades contemporâneas, aproveitando as tecnologias presentes na escola como potenciais pedagógicos auxiliares na produção do conhecimento. Espera-se que os envolvidos, motivados pelas palestras, leituras e debates, problematizem a mídia no ambiente escolar como um artefato de cultura, onde o professor é autor de sua prática, desconstruindo a ideia de treinamento e repetição, com a qual estão “acostumados”, pela própria formação pela qual passam, onde o importante é aparelhar escolas, em detrimento da formação de seus professores e professoras (Moraes,2016). E a previsão dessa formação específica contraria como já explicitado, o treinamento, com isso, a cada encontro os(as) professoras(as) trocam experiências do uso das mídias em suas aulas e na escola como um todo. Já no último encontro a ideia é de que apresentem e compartilhem, durante o seminário final, as ações pedagógicas elaboradas e aplicadas por eles em salas de aula e suas impressões sobre o objeto estudado. Com a participação nesse grupo de estudos, todos receberão certificado pela universidade, organizado em 10 encontros, totalizando 40h de encontros presenciais e a distância. A pesquisa, que embasa o projeto apresenta como aporte teórico os Estudos Culturais visto que partem de experiências reais e contemporâneas na qual a interdisciplinaridade é construída no conjugar saberes e proporcionar o encontro entre teoria e prática, entre objetivo e subjetivo ao problematizar ás mídias presentes no ambiente escolar como artefato de cultura e como componente pedagógico contribuinte ao processo de ensino e aprendizagem. Utilizando a pesquisa-ação como caminho metodológico, se fortalece a escola como lugar de produção de saberes novos onde os conhecimentos se cruzam e se combinam pelo diálogo entre as disciplinas oportunizando a troca de experiências e convergência de pontos de vistas, bem como estratégias de aprendizagens. Para o embasamento teórico serve-se de autores como Castells (2003), Brito e Purificação (2008), Moran (2013), Kellner (2001) entre outros, e são leituras propostas no grupo de Estudos com produções críticas e contextualizadas fundamentais ao debate de como a tecnologia pode ser além de uma mera ferramenta, mas um artefato de cultura, que auxilia na prática pedagógica e na produção do conhecimento. E, ainda aproxima diferentes saberes de alunos(as) e professores(as) para além do conflito mas na construção de práticas coletivas e solidárias. Nos primeiros encontros já realizados observou-se pela participação do grupo, dos comentários sobre suas expectativas e experiências, que a temática desperta interesse e a proposta metodológica da pesquisa-ação sugere um ambiente de produção coletiva, de troca de conhecimentos que valoriza o diálogo e a crítica. O debate inicial foi sobre como estamos lidando com os jovens que chegam à escola contando com inúmeras fontes de informação e variados ambientes para aprender. Os estudos e debates fluíram de foram muito favoráveis porque, além de educadores participam alunos(as), que comentam e compartilham suas impressões sobre a temática e suas experiências escolares. A participação desses alunos(as) foi fundamental e bem recebida pelos docentes, uma vez que é para eles, segundo os(as) participantes, que se busca melhorar a prática e ouvi-los é a melhor forma de entendê-los. Como resultado propõe-se que a mídia seja mais que uma ferramenta de uso, ao contrário, se constitua pela vivência, em um aparato pedagógico e/ou material de apoio potencializando o processo de ensino aprendizagem em sala de aula. Considera-se o artigo relevante para os sujeitos envolvidos no processo educativo, tendo em vista que situa a tecnologia digital como importante instrumento pedagógico, interpretando seus usos, suas formas de produção e transformação da cultura. Enfim, analisa como aproveitar smartphones e outros dispositivos tecnológicos, disponíveis na escola, para favorecer o envolvimento dos estudantes e contribuir para a promoção do conhecimento, bem como, aproximar o diálogo entre alunos (as) e professores (as) em um ambiente digital e real de alteridade.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Luciane Cristina; MORAES, Denise Rosana da Silva. A MÍDIA COMO ARTEFATO CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA: INVESTIGAÇÕES INICIAIS.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/112648-A-MIDIA-COMO-ARTEFATO-CULTURAL-E-SUAS-CONTRIBUICOES-PARA-A-DOCENCIA--INVESTIGACOES-INICIAIS. Acesso em: 18/05/2025

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