A POLÍTICA DE COTAS NA UENF E A QUESTÃO DA EVASÃO APÓS O ENEM/SISU: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DOS ESTUDANTES

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
A POLÍTICA DE COTAS NA UENF E A QUESTÃO DA EVASÃO APÓS O ENEM/SISU: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DOS ESTUDANTES
Autores
  • Letícia Sanz Barreto De Oliveira
  • Shirlena Campos de Souza Amaral
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 05] Diversidade e políticas de afirmação
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/112377-a-politica-de-cotas-na-uenf-e-a-questao-da-evasao-apos-o-enemsisu--uma-analise-a-partir-da-realidade-dos-estudan
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Política de Cotas, Inclusão Social, Ensino Superior, Evasão.
Resumo
O Ensino Superior público brasileiro estabeleceu-se como uma das principais áreas em que foram implementadas políticas de ação afirmativa. Essas buscam eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantir a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização com o propósito de se alcançar a igualdade material, em busca da equidade. Apesar de pesquisas acadêmicas demonstrarem resultados positivos sobre a aplicação da Política de Cotas (VELOSO e CARDOSO, 2008; AMARAL, 2013; SILVA, 2015), estudos revelam que muitas são as limitações para que um maior número de jovens de origem popular e negros chegue ao ensino superior e lá permaneçam (PAIXÃO e CARVANO, 2008; SCHWARTZMAN, 2008). Tais limitações, que ocasionam a evasão, são derivadas de um acúmulo de desvantagens e oportunidades desiguais ao longo da vida. Nesse contexto, o Estado do Rio de Janeiro se tornou pioneiro, ao adotar, a reserva de vagas para ingresso em suas universidades estaduais. Após sofrer alterações, a Lei nº 5.346/2008 em vigência atualmente, garante a reserva de 45% das vagas nos cursos de graduação da UENF, UERJ e UEZO, distribuídas da seguinte forma: 20% para estudantes autodeclarados negros ou indígenas, 20% para candidatos oriundos da rede pública de ensino e 5% para pessoas com deficiência ou filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão do serviço. Diante do exposto, o presente estudo possui como objetivo analisar a política de cotas na UENF em seu papel de inclusão social e investigar a evasão a partir da realidade dos estudantes ingressos por cotas para negros e indígenas e oriundos de escolas públicas após o ENEM/SISU, no período de 2011 a 2015, visando compreender quais são os motivos que os impulsionaram a não desistência dos cursos escolhidos durante o primeiro ano de estudos, tomando como base os cursos que possuem o maior e o menor índice de evasão. Metodologicamente, utilizou-se as informações das fichas de matrícula dos estudantes e históricos escolares, junto à Secretaria Acadêmica da UENF, fez-se aplicação de questionários com os alunos cotistas dos cursos com maior e menor índice de evasão, realizou-se entrevistas com os coordenadores dos cursos analisados. Ressalta-se que o conceito de evasão utilizado nesta pesquisa foi o apresentado por Silva Filho (2007), que faz distinção entre “evasão anual” que permite aferir a diferença entre o número de alunos matriculados de um ano para outro e “evasão total”, ao se comparar o número de alunos matriculados com o número de alunos concluintes do curso. A partir dos resultados obtidos em relação à evasão dos estudantes na Universidade, pode-se observar que o quantitativo de evasão em todos os cursos é maior no primeiro ano de estudos. Os resultados demonstram que nestes cinco anos, houve um percentual total de 22,2% de estudantes evadidos, ingressantes por meio da reserva de vagas das categorias negros e indígenas e oriundos de escola pública. Ao fazer o levantamento dos cursos com maior e menor evasão de alunos cotistas, pode-se constatar que o curso de Ciências da Computação obteve o maior índice de evasão em 3 (três) anos e o menor índice de evasão foi encontrado no curso de Engenharia Civil, em 2 (dois) anos. A investigação se sucedeu com a análise dos questionários eletrônicos. Foram respondidos 39 (trinta e nove) questionários, sendo 15 (quinze) de alunos do curso de Ciências da Computação e 24 (vinte e quatro) de alunos de Engenharia Civil. Buscando compreender a evasão a partir da realidade vivenciada por aqueles que permanecem, foram formuladas as seguintes indagações: o que faria você evadir da universidade? E o que o faz permanecer na universidade? Como resposta à primeira pergunta 61% dos alunos afirmaram que o principal motivo que os influenciaria a evadir seria a falta de recurso financeiro. Já em relação à segunda questão, 51% dos alunos afirmaram que o fator que mais os influenciam a permanecer é a perspectiva de conclusão do curso universitário. Nas entrevistas realizadas com os coordenadores dos cursos analisados, pode-se enfatizar a partir de seus relatos, que o motivo principal da evasão do Curso de Ciências da Computação ser alto é a falta de infraestrutura oferecida pela universidade para esse curso em especial e em relação ao curso de Engenharia Civil, ressalta-se que o principal motivo do índice de evasão ser baixo se deve a homogeneidade dos alunos em relação ao perfil intelectual. Sendo assim, acredita-se que a pesquisa pode colaborar para auxiliar no monitoramento da política de cotas na UENF como medida de inclusão social, além de evidenciar resultantes acerca da evasão de cotistas no Ensino Superior, no sentido de contribuir com futuras ações governamentais e institucionais, para aperfeiçoamento da política, sobretudo considerando que a legislação que a institui encontra-se em reavaliação, cujo parecer é para o presente ano de 2018. Referências AMARAL, Shirlena Campos de Souza; MELLO, Marcelo Pereira de. Políticas Públicas de Acesso ao Ensino Superior: avançando na Análise da Política de Cotas com a utilização do Enem/Sisu na Uenf. – Revista InterScience Place Edição 25, volume 1, artigo nº 3, Abril/Junho 2013. PAIXÃO, Marcelo; CARVANO, Luiz (Orgs.). Relatório anual das desigualdades raciais no Brasil; 2007-2008. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. SCHWARTZMAN, Simon. A questão da inclusão social na universidade brasileira. In: PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda; ARANHA, Antônia Vitória (Orgs.). Universidade pública e inclusão social. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 23-43. SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, set 641-659, set./dez 2007. SILVA, Gabriela do Rosário. Cotas para negros e egressos de escolas públicas na UENF: uma análise sobre acesso, origem e permanência de estudantes após o ENEM/SISU. Campos dos Goytacazes, RJ: 2015, Trabalho de conclusão de curso (Monografia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. VELOSO, Jacques; CARDOSO, Claudete Batista. Evasão na Educação Superior: alunos cotistas e não-cotistas na universidade de Brasília. In: 31º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, 2008, Caxabu. Anais da 31ª Reunião Anual da ANPEd, 2008. v. 1.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Letícia Sanz Barreto De; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A POLÍTICA DE COTAS NA UENF E A QUESTÃO DA EVASÃO APÓS O ENEM/SISU: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DOS ESTUDANTES.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/112377-A-POLITICA-DE-COTAS-NA-UENF-E-A-QUESTAO-DA-EVASAO-APOS-O-ENEMSISU--UMA-ANALISE-A-PARTIR-DA-REALIDADE-DOS-ESTUDAN. Acesso em: 02/08/2025

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