O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SOB A TRÍADE CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE: AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN ZIMAN PARA UMA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SOB A TRÍADE CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE: AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN ZIMAN PARA UMA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Autores
  • Carla Barcelos Nogueira Soares
  • Verusca Moss Simões dos Reis
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 07] Educação Memória História
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/112242-o-processo-ensino-aprendizagem-sob-a-triade-ciencia-tecnologia-e-sociedade--as-contribuicoes-de-john-ziman-para-u
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
educação; movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade; John Michael Ziman
Resumo
Na origem da escola, está a educação tradicional cujo paradigma de ensino influenciou a prática da educação formal e serviu de modelo para os sistemas de ensino durante séculos, perpetuando-se ainda hoje em muitas escolas no Brasil. Segundo Gadotti (2003), na educação tradicional, a principal tarefa da escola é transmitir à nova geração o conhecimento que foi elaborado no passado para que haja aquisição de hábitos e ações em conformidade com o que foi criado. O mesmo autor elucida que o propósito da educação tradicional é preparar o jovem para suas futuras responsabilidades e sucesso na vida, por meio da aquisição de corpos organizados de informação e de formas existentes de habilitação, que constituem o material de instrução.(Gadotti, p.153, 2003). Por possuir um sistema educacional fragmentado, em que aborda os conteúdos de forma disciplinar, muitos autores divergem dessa prática pedagógica. Paulo Freire (1996), um dos maiores críticos da educação tradicional, elucida que esta metodologia de ensino não permite que o estudante participe do processo ensino-aprendizagem tornando-se, assim um sujeito passivo da sociedade. O professor deposita informações e as cobra por meio das provas e avaliações o que torna a prática pedagógica sem valor para a vida. Esse mesmo autor denomina tal processo de ensino aprendizagem de educação bancária. Segundo Gadotti (2003), Jean Piaget afirma que o sistema educacional da escola tradicional tem como propósito acomodar as crianças aos conhecimentos tradicionais e não formar inteligências inventivas e críticas. Diante de um sistema educacional que norteia o processo de ensino aprendizagem de modo fragmentado no âmbito escolar, é urgente (re)pensarmos uma metodologia que, por meio da interdisciplinaridade, forme cidadãos com uma postura ativa e crítica: esta é uma das premissas do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). De acordo com Santos (2011), o processo ensino aprendizagem com ênfase na tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade corrobora para uma educação científica com formação para a cidadania, uma vez que faz parte de um movimento social de grande discussão pública sobre a política de ciências e tecnologia (CT) e sobre os propósitos da tecnociência. Sua gênese está no surgimento de problemas ambientais devido a CT e na mudança de ótica sobre a ciência e o seu papel na sociedade. Segundo Ziman (1985, p.39), físico, epistemólogo, humanista e acima de tudo crítico do ensino, a educação tradicional deveria ser substituída pelo ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade, já que possibilitaria a interdisciplinaridade entre ciência, tecnologia, psicologia, história, filosofia, sociologia, assim seria possível traçar uma visão mais crítica acerca da ciência na sociedade. Em sua obra Teaching and Learning about Science and Society publicada em 1980 o autor afirma que o principal defeito da educação científica tradicional é fornecer uma impressão unilateral da ciência e tecnologia. O objetivo fundamental da educação CTS é corrigir essa impressão por meio do ensino sobre ciência em seu contexto social. (tradução nossa) (Ziman, p.108, 1980) Porém, antes de adentrar ao pensamento de Ziman, cabe elucidar, brevemente, o movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que originou na Europa na década de 1960. Como no período pós-guerra emergiram doenças, massacres, desastres ambientais, organizações iniciaram uma proposta em prol de uma educação científica e tecnológica para que fosse possível compreender os fenômenos sociais e naturais e relacioná-los entre a ciência a tecnologia e a sociedade. A principal proposta da tríade CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) é formar cidadãos que possam agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas (PINHEIRO, 2009, apud MORTIMER 2002). De acordo com Santos (2011), Robert (1991) caracteriza este movimento:dentro de uma linha de ênfases curriculares que ele denominou como “Ciência no contexto social” e “CTS”. Ele aponta como características básicas dessa linha o tratamento das inter-relações entre a compreensão da ciência, planejamento tecnológico e solução de problemas práticos da sociedade, bem como desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão sobre temas sociais práticos. (SANTOS, 2011, p.24) Para abordar a ciência sob a ótica do contexto social, é primordial um sistema educacional com uma tendência interdisciplinar. A tríade CTS tem como finalidade transformar a sociedade através da ciência e da tecnologia (Cutcliffe, 2001), reexaminar o pensamento das relações e interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e fomentar uma educação científica e tecnológica para que os cidadãos fossem capazes de decidir responsavelmente sobre as questões tecnológicas da sociedade contemporânea. Reconhecendo que a proposta de ensino-aprendizagem sob a ótica de um currículo que enfatiza a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perpassa os muros escolares, formando cidadãos que sejam capazes de agir criticamente frente à sociedade contemporânea, pretende-se, com este trabalho, promover uma discussão, com embasamento nas teses de John Michael Ziman (1925-2005) que interessou-se tanto pela capacidade da ciência em produzir conhecimento, quanto por seu poder de modificar a sociedade (Reis, 2014). Reis pondera, ainda, que Ziman também investigou as relações sociais existentes nas diversas ligações estabelecidas entre os cientistas, as teorias por eles produzidas, a rede de pesquisa, a sociedade, além disso, pesquisou os processos pedagógicos presentes no ensino de ciências e tornou-se crítico do ensino tradicional, colaborando com a implementação de uma educação baseada no movimento Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Ziman acredita que, se houvesse a substituição do ensino tradicional pelo ensino de CTS, seria possível trabalhar as disciplinas de modo interdisciplinar e os estudantes adquiririam uma visão mais crítica acerca da ciência. A discussão proposta por este trabalho tem por objetivo promover um debate sobre a concepção do processo ensino aprendizagem interdisciplinar sobre o viés do movimento CTS a sua compreensão com embasamento teórico em John Micheal Ziman. A metodologia abordada será a pesquisa bibliográfica objetivando alcançar dados que promovam ponderar sobre o ensino de ciências no mundo contemporâneo.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Carla Barcelos Nogueira; REIS, Verusca Moss Simões dos. O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SOB A TRÍADE CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE: AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN ZIMAN PARA UMA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/112242-O-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM-SOB-A-TRIADE-CIENCIA-TECNOLOGIA-E-SOCIEDADE--AS-CONTRIBUICOES-DE-JOHN-ZIMAN-PARA-U. Acesso em: 09/06/2025

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