MEMÓRIAS DO POPULAR: POLÍTICAS PÚBLICAS, CIDADANIA E TURISMO NO MERCADO CENTRAL DE TERESINA/PI

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
MEMÓRIAS DO POPULAR: POLÍTICAS PÚBLICAS, CIDADANIA E TURISMO NO MERCADO CENTRAL DE TERESINA/PI
Autores
  • Keline Coimbra
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 22] Turismo, Hospitalidade e Lazer: memória e etnossaberes
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/112122-memorias-do-popular--politicas-publicas-cidadania-e-turismo-no-mercado-central-de-teresinapi
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Turismo, Políticas públicas, Mercado Central de Teresina.
Resumo
O Mercado São José, também conhecido por Mercado Central e Mercado Velho, situado no diâmetro do núcleo histórico de Teresina, desde a sua constituição se consolidou como principal referência comercial popular, destacando-se pela comercialização de pescados, gêneros alimentícios e produtos regionais próprios da produção econômica característica da cidade à época da sua fundação. A própria escolha do terreno e a localização do mercado diante da Praça da Bandeira, marco fundacional da cidade, e a sua proximidade com o rio Parnaíba não apenas são importantes do ponto de vista estratégico e prático – posto a centralidade política e social da Praça e seu entorno, e do rio como principal via de escoamento de mercadorias e comunicação com a vizinha província do Maranhão – mas, sobretudo, do ponto de vista simbólico, entrelaçando-se às práticas e aos elementos mais significativos do cotidiano, formadores da identidade teresinense. Com efeito, esse conjunto de fatores somados às diversas memórias concentradas nesse espaço também contribuíram para que o local se convertesse em atrativo turístico. Entretanto, com as dinâmicas e transformações que a área em que se encontra sofreu nas últimas décadas, caracterizadas pela intensidade e rapidez com que ocorreram principalmente em função da mobilidade urbana, o mercado ficou relegado, tendo sua estrutura original completamente descaracterizada e comprometida, além de oferecer um ambiente cada vez mais inóspito, tanto para comerciantes como visitantes, urgindo à necessidade de uma intervenção. Ainda assim, conseguiu persistir, mesmo que de forma precária, através da necessidade e dos esforços das dezenas de comerciantes que, ao garantirem seu sustento por meio da atividade herdada muitas vezes dos pais, contribuíram para a manutenção e transmissão de tradições e modos de fazer. O recente processo de reforma e requalificação que o mercado tem sido submetido, por sua vez, prevê a revalorização do espaço, articulando-se com um conjunto de outras ações e planos a nível municipal que estimam a ocupação cultural e o estímulo à atividade turística, possibilitando perspectivas de ressignificação e desenvolvimento sustentável do local e do centro histórico da cidade, como um todo. Esse projeto de requalificação do Mercado Central consta tanto no Plano Diretor da atual gestão da cidade como aparece em documentos como o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). Na primeira fase a ser executada, a obra se concentrou na recuperação da fachada original datada de 1854 e da manutenção da estrutura interna, preservando suas características originais; na adequação dos espaços destinados aos comerciantes, nessa parte da construção; na criação de um espaço para exposições e um pequeno memorial sobre o mercado; e nas melhorias quanto à acessibilidade, com a instalação de um elevador. O projeto prevê também a qualificação do local como polo cultural e estruturá-lo para o recebimento de visitantes, inclusive com o estabelecimento de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Entendendo que o fortalecimento do turismo, como um dos principais alvos dessas políticas, para além dos efeitos econômicos, pode contribuir para a construção de discursos que promovam a cidadania e a democratização no acesso aos principais espaços da cidade; e com a sensibilização e divulgação no concernente à pluralidade e à riqueza cultural que envolve as práticas, saberes e memórias que compõe o diversificado tecido social, o presente trabalho pretende analisar tais políticas públicas municipais e o diálogo entre as mesmas quanto à projeção, na prática, dessas expectativas, focando nas ações já executadas e os resultados obtidos com a finalização e entrega da primeira etapa de requalificação do mercado. Os resultados obtidos, por sua vez, levaram-nos a concluir como o turismo, quando enquadrado nessa perspectiva, pode atuar como uma importante ferramenta de transformação social e espacial.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COIMBRA, Keline. MEMÓRIAS DO POPULAR: POLÍTICAS PÚBLICAS, CIDADANIA E TURISMO NO MERCADO CENTRAL DE TERESINA/PI.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/112122-MEMORIAS-DO-POPULAR--POLITICAS-PUBLICAS-CIDADANIA-E-TURISMO-NO-MERCADO-CENTRAL-DE-TERESINAPI. Acesso em: 05/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes