METODOLOGIA TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO NORMAL

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
METODOLOGIA TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO NORMAL
Autores
  • Rosivar Marra Leite Sanches
  • Luciana Gonçalves de Oliveira
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 11] Informação, educação e tecnologias
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/112047-metodologia-tres-momentos-pedagogicos--uma-experiencia-no-curso-normal
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Formação de Professores, Metodologias Ativas, Ensino, Matemática
Resumo
O professor do século XXI se depara com níveis reais de exigências, o que torna essencial uma mudança na metodologia de ensino, adequando assim a escola à sociedade. Portanto, novos comportamentos devem ser adotados pelo docente, considerando o avanço das tecnologias que vêm modificando as formas de comunicação e disseminação de conhecimento. O público alvo deste trabalho é uma turma do 3º ano do Curso Normal, de uma escola da rede pública do estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que a formação inicial é uma preocupação e deve ser alvo de constantes trabalhos que visem melhorar o arcabouço teórico e prático dos professores, de forma a melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas. Para Kenski (2015), a formação de professores deve ser flexível e dinâmica, nesse contexto, é importante que sejam utilizados procedimentos didáticos que incorporem novas metodologias e tecnologias, ampliando os espaços e tempos da sala de aula (ALMEIDA; SILVA, 2017). O presente trabalho tem como objetivo investigar como as metodologias ativas, mediadas pelas tecnologias móveis, podem contribuir para o ensino de forma que este atenda às demandas atuais. Para tanto, foi utilizada a metodologia Três Momentos Pedagógicos (3MP), que é um tipo de metodologia ativa que consiste em três momentos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento (DELIZOICOV; MUENCHEN, 2014). Segundo este autor, no primeiro momento, o professor apresenta o tema através de questões ou situações reais de interesse do aluno; no segundo momento, sob a orientação do professor o conteúdo é estudado para que o tema seja compreendido e, no terceiro, é abordado de forma profunda o conteúdo assimilado pelo aluno, com o retorno à problematização inicial, comparando as respostas do primeiro momento com as atuais. Segundo Moran (2015), para que os alunos sejam mais criativos e proativos faz-se necessário que as metodologias adotadas estejam coerentes com os objetivos, neste sentido as metodologias ativas são ponto de partida para processos mais avançados de reflexão e re-invenção de novas práticas. Diante do exposto, relata-se a experiência realizada descrevendo as seguintes etapas: i) primeiramente foi realizada uma explanação sobre a metodologia 3MP para a familiarização dos alunos e, também foi aplicada com eles uma sequência didática baseada nesta metodologia; ii) depois foi solicitado aos alunos que se dividissem em cinco grupos e realizassem uma pesquisa sobre os conteúdos que fazem parte do currículo de Matemática das escolas municipais para o 5º ano do Ensino Fundamental; iii) a partir desses dados, os temas foram selecionados e cada equipe ficou responsável por um conteúdo; iv) foi disponibilizada como modelo a sequência didática realizada com a turma; v) foi estabelecido um prazo para a montagem das sequências e para a apresentação destas; e, vi) finalmente as sequências foram apresentadas durante um seminário. Para que os futuros professores iniciassem uma reflexão sobre a utilização das tecnologias no contexto educacional, foi sugerida a adoção de jogos digitais, disponíveis no smartphone, com os conteúdos de Matemática abordados nas sequências, bem como foi proposta uma discussão sobre M-learning, com base na definição de Louhab, Bahnasse e Talea, (2018), sendo um processo de ensino e aprendizagem que acontece com a utilização de dispositivos móveis, como smartphones, que flexibilizam ao aluno o acesso aos recursos educacionais sem restrição de tempo e espaço. Com base na pesquisa qualitativa, os dados foram coletados por meio de questionários, pela observação da participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas, pela análise da produção das sequências didáticas, bem como pelas falas destes que foram analisadas pela Análise Textual Discursiva. Ao final da análise dos dados, foi possível observar que os futuros professores não sabiam o que são metodologias ativas e M-learning e, não conheciam a metodologia 3MP. Estes mostraram-se motivados com a metodologia apresentada e com a produção das sequências, visto que afirmaram não ter ouvido falar em sequência didática também. Os resultados demonstraram a fragilidade da formação inicial quanto ao uso das tecnologias e a adoção das metodologias ativas, que consideram o aluno como centro do processo de aprendizagem. O uso dos jogos mostrou que os futuros professores reconhecem a necessidade da inserção das tecnologias digitais no contexto escolar e, pretendem adotar essa prática. Diante disso, concluiu-se que existe a necessidade de inclusão de tecnologias nas práticas pedagógicas, dentro do processo formativo docente, reconhecendo sua relevância face às demandas da contemporaneidade e, promover essa discussão no âmbito acadêmico é essencial para que as mudanças necessárias sejam implementadas. Referências: ALMEIDA, C. V. A.; SILVA, J. M. L. DA. Didática e formação do professor: contribuições para o ensino e aprendizagem intermediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. In: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 10, n. 1, 2017. Anais... Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/5297.> Acesso em: 18 jun. 2018. DELIZOICOV, D.; MUENCHEN, C. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 3, 2014. Disponível em: < http://www.redalyc.org/html/2510/251031804007/>. Acesso em: 27 ago. 2018. KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, 2015. LOUHAB, F. E.; BAHNASSE, A.; TALEA, M. Considering Mobile Device Constraints and Context-awareness in Adaptive Mobile Learning for Flipped Classroom. Education and Information Technologies, 5 maio 2018. Disponível em: <https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/track/pdf/10.1186/s41239-018-0091-4>. Acesso em: 07 jun. 2018. MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 15-33, 2015.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANCHES, Rosivar Marra Leite; OLIVEIRA, Luciana Gonçalves de. METODOLOGIA TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO NORMAL.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/112047-METODOLOGIA-TRES-MOMENTOS-PEDAGOGICOS--UMA-EXPERIENCIA-NO-CURSO-NORMAL. Acesso em: 04/06/2025

Trabalho

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