FUNDAMENTOS DA REABILITAÇÃO COGNITIVA EM SAÚDE MENTAL – PROJETO PARA INTERVENÇÃO EM UMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
FUNDAMENTOS DA REABILITAÇÃO COGNITIVA EM SAÚDE MENTAL – PROJETO PARA INTERVENÇÃO EM UMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA
Autores
  • Erika Costa Barreto Monteiro de Barros
  • Gustavo Santos Crespo
  • Evandro Monteiro de Barros Junior
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 16] Patrimônio e Memória das Ciências e da Saúde: aspectos interdisciplinares
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/112010-fundamentos-da-reabilitacao-cognitiva-em-saude-mental--projeto-para-intervencao-em-uma-clinica-psiquiatrica
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
cognitiva, psiquiatria, reabilitação
Resumo
A importância crescente da neurocognição em psiquiatria, principalmente no que diz respeito ao planeamento de estratégias terapêuticas e de reabilitação que visem melhorar o prognóstico dos pacientes, contribui para o interesse da realização desta revisão bibliográfica sobre a reabilitação cognitiva que busca embasar o projeto de intervenção a ser implantado com o intuito de atender à demanda de pacientes psiquiátricos. Este modelo baseia-se na certeza de que os distúrbios mentais podem levar a perdas cognitivas, tais como dificuldade de concentração, de leitura, escrita ou com números, além de perda de memória. Essa condição leva ao agravamento das crises psiquiátricas. Sendo assim, a reabilitação cognitiva consiste em trazer de volta essas habilidades, ajudando na prevenção de novas crises. A Terapia de Reabilitação Cognitiva é uma opção de tratamento para o tratamento dos transtornos mentais que visa funcionar como uma barreira protetora capaz de evitar crises e amenizar sintomas de distúrbios comuns a grande parte da população — depressão, pânico, angústia, medo, ansiedade, tristeza, dificuldade de socialização, isolamento, bipolaridade, vícios, traumas, entre outros. Sendo assim, a reabilitação cognitiva consiste em trazer de volta essas habilidades, ajudando na prevenção de novas crises. Ou seja, rompe um ciclo silencioso. Da mesma forma como o transtorno mental leva a perdas cognitivas, as perdas agravam o transtorno. Entende-se que a forma como se toma conhecimento do mundo e se elaboram respostas adaptativas se processa através de um sistema que combina a recepção, o tratamento de informações, a evocação, o controle e a regulação. Este sistema, designado por sistema perceptivo-cognitivo do indivíduo (MARQUES TEIXEIRA, 2003), engloba a atividade perceptiva, a linguagem, a memória, o pensamento, o raciocínio, a resolução de problemas, a atenção, as funções executivas e o controle da motricidade, entre outros. Após algum tipo de dano cerebral ou disfunção psiconeurofisiológica, as pessoas perdem uma ou algumas destas funções, comprometendo todo o processo cognitivo. Neste caso, a Reabilitação Cognitiva é um processo terapêutico que visa recuperar, compensar e promover, de forma sistemática, competências neurocognitivas, apoiando-se no pressuposto da capacidade plástica do cérebro. O Programa de Reabilitação Sócio-Cognitivo da Clínica Vila Verde, será implementado de acordo com o Modelo Integrado de Desenvolvimento Pessoal (MIDP) assentando os princípios do empowerment, da auto-determinação, e de ruptura com o auto-estigma (MARQUES, 2006), pretende desenvolver, de forma sistematizada, competências de vida em indivíduos com doença mental diagnosticada. Uma vez que o sucesso dos programas de desenvolvimento de competências depende, em grande parte, das capacidades de aprendizagem e de generalização e, consequentemente, das capacidades cognitivas dos indivíduos (GREEN, 1996), optou-se por se considerar como constructo central do Modelo Integrado de Desenvolvimento Pessoal o desenvolvimento das capacidades cognitivas, tendo para tal sido utilizadas as seguintes metodologias de reabilitação das disfunções cognitivas: – Intervenção de grupo destinada ao desenvolvimento de competências cognitivas e sócio-cognitivas, baseada no Integrated Psychological Therapy (BRENNER et al., 1994). – Reabilitação Cognitiva com recurso à Realidade Virtual, concretizada numa intervenção individual direcionada para o desenvolvimento de competências cognitivas básicas, como as funções executivas, a memória, a atenção e a velocidade de processamento. Algumas investigações têm mostrado a eficácia e os benefícios cognitivos e psicossociais do Integrated Psychological Therapy (PENADES et al., 2003; SPAULDING, REED, SULLIVAN, RICHARDSON, & WEILER, 1999). O modelo de intervenção desenvolvido por Brenner e colaboradores (1994) e denominado por Integrated Psychological Therapy sugere que as pessoas com transtornos mentais apresentam déficits em diferentes níveis funcionais de organização comportamental, que podem ser organizados em quatro categorias, sujeitas a um funcionamento “pervasivo”, no qual se pressupõem interações entre o processamento de informação e o comportamento social. Estas quatro categorias são: (1) categoria atencional/perceptual, relacionada com os déficits básicos de processamento da informação; (2) nível cognitivo, que inclui a formação de conceitos, os processos pré-linguísticos associativos e as atribuições; (3) nível microssocial, que inclui as competências funcionais e os comportamentos sociais básicos; e (4) nível macrossocial, que se reporta à efetividade do desempenho dos papeis sociais. O presente estudo trata de uma revisão da literatura que busca embasar um projeto de intervenção a ser implantado numa clínica de suporte a pacientes psiquiátricos na cidade de Campos dos Goytacazes. O desenvolvimento de competências cognitivas e sociais em grupo irá basear-se, metodologicamente, na adaptação do modelo de intervenção definido denominado Integrated Psychological Therapy. Nesse programa será realizada uma sessão semanal, com a duração de 90 minutos, em grupos de 5 a 7 sujeitos. Esta intervenção inclui cinco sub-programas, ordenados hierarquicamente, em que as primeiras sessões são dirigidas ao desenvolvimento de competências sociais básicas, as sessões intermédias contemplam a transformação das competências cognitivas em respostas verbais e sociais, e as sessões finais destinam-se ao treino de resolução de problemas interpessoais básicos e complexos. Busca-se neste processo a integração da personalidade do paciente psiquiátrico que muitas vezes após o diagnóstico tem sua liberdade cerceada bem como a expressão de sua personalidade prejudicada, seja pelos episódios de crise ou pelo uso de medicação. O processo de reabilitação cognitiva neste projeto busca englobar aspectos fragmentados, não conscientes, ou não resolvidos do self e possibilitar que façam parte de uma personalidade coesa, reduzindo o uso de mecanismos de defesa que inibem a espontaneidade e limitam a flexibilidade na resolução de problemas, manutenção da saúde, relacionamento com as pessoas e reconectando-se com o mundo com contato pleno. Objetiva-se trazer ao paciente a possibilidade de integrar um projeto que reestabeleça o processo de tornar-se inteiro. Através da integração, a pessoa é capaz de encarar cada momento de maneira aberta e nova, sem a proteção de opinião, posição, atitude ou expectativa pré-formadas.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROS, Erika Costa Barreto Monteiro de; CRESPO, Gustavo Santos; JUNIOR, Evandro Monteiro de Barros. FUNDAMENTOS DA REABILITAÇÃO COGNITIVA EM SAÚDE MENTAL – PROJETO PARA INTERVENÇÃO EM UMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/112010-FUNDAMENTOS-DA-REABILITACAO-COGNITIVA-EM-SAUDE-MENTAL--PROJETO-PARA-INTERVENCAO-EM-UMA-CLINICA-PSIQUIATRICA. Acesso em: 27/05/2025

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