A MODA E SUAS EXPRESSÕES IDENTITÁRIAS: OS ELEMENTOS LINGUÍSTICOS PRESENTES NAS INDUMENTÁRIAS DOS INDIVÍDUOS NA SOCIEDADE.

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
A MODA E SUAS EXPRESSÕES IDENTITÁRIAS: OS ELEMENTOS LINGUÍSTICOS PRESENTES NAS INDUMENTÁRIAS DOS INDIVÍDUOS NA SOCIEDADE.
Autores
  • Luana Espírito Santo Barbosa
  • Prof. Dr. Giovane do Nascimento
  • Janete Araci do Espírito Santo
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 04] Cultura e Desenvolvimento
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/111854-a-moda-e-suas-expressoes-identitarias--os-elementos-linguisticos-presentes-nas-indumentarias-dos-individuos-na-so
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Moda, Comunicação, Linguagem não-verbal.
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade fazer uma reflexão acerca do uso da vestimenta como ferramenta de comunicação, a partir da análise semiótica das peculiaridades da moda e a expressão dos elementos presentes nas peças dos vestuários dos indivíduos ou grupos sociais. Partindo do pressuposto de que comunicar é criar e manter vínculos, a moda pode ser entendida como um processo comunicativo capaz de estimular e documentar a cultura pela escolha de elementos característicos do sistema de moda. Pretende-se, ainda, fazer uma abordagem sobre os elementos da linguística, que são considerados signos com valores simbólicos e ideológicos. Desta forma, a evolução da moda como linguagem é apresentada através de códigos da indumentária e como parte da variedade estética e de expressão individual presentes no universo dos jovens de diferentes tribos urbanas na atualidade. A relevância deste trabalho está em auxiliar no entendimento do fenômeno do consumo de vestuário de moda e mostrar a sua importância para o jovem contemporâneo como forma de expressão e interação social e desta forma auxiliar a comunicação com este público. Pensar a comunicação nas relações sociais e na relação com a moda faz refletir sobre questões históricas e culturais, sobre desenvolvimento criativo e, também, sobre suas significações com diferentes abrangências, no âmbito pessoal, social e aos valores globalizados. Barnard (2003) defende que moda é comunicação e afirma que moda e indumentária classificam-se como formas de comunicação não verbal uma vez que não usam palavras faladas ou escritas. Para o autor, a moda e a indumentária são algumas das maneiras pelas quais a ordem social é experimentada, explorada, comunicada e reproduzida. Ou seja, moda e indumentária não são usadas apenas para indicar ou fazer referência a posições sociais e culturais, mas para construir e marcar, em primeiro lugar, aquela realidade social e cultural. Se caracterizam, posteriormente, nas maneiras pelas quais a sociedade é produzida e reproduzida, e não apenas uma reflexão de grupos sociais. Portanto, Barnard (2003) defende que a indumentária é um dos fatores que tornam as sociedades possíveis, visto que ela ajuda a comunicar a posição dos indivíduos. Há muitos valores simbólicos e ideológicos que se podem associar a esse signo (a moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento). Agrega-se a este signo “moda”, o estilismo e o design como elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos; há também valores que só se conseguem definir na efetiva interlocução (imagine todo o conjunto de sentidos que a palavra moda assume numa conversa no mundo esplendoroso e único das celebridades. Vestidos deslumbrantes, costureiros famosos, tecidos e aviamentos de última geração). Remetendo às imagens vinculadas ao signo moda, descobrem-se o poder de persuasão dos elementos significativos presentes neste signo, implicando na necessidade de significar e no seu poder de transmitir as mensagens comunicativas numa linguagem visual. Entre os termos empregados para denominar tais objetos utilizados pelo homem para se cobrir, os autores apropriam-se de termos que melhor lhes convêm. Para Barthes, (...) a relação entre traje e indumentária é uma relação semântica: a significação do vestuário cresce à medida que se passa do traje à indumentária; o traje é debilmente significativo, exprime mais do que notifica; a indumentária ao contrário, é fortemente significante, constitui uma relação intelectual, notificadora entre o usuário e seu grupo (2005, p.237). Barthes (2005, p.259) considera o vestuário um objeto ao mesmo tempo histórico e sociológico. Partindo deste princípio, o vestuário é implicitamente concebido como o significante particular de um significado geral que lhe é exterior, como a época, o país ou a classe social. Sendo assim, é impossível separar a história da moda da evolução da humanidade, pois a indumentária foi e sempre será influenciada por valores da sociedade na qual ela está inserida. Para Blumer (1969) moda pode, ser considerada como modo de expressão simbólica, e para Gorden et al. (1985) é também um reflexo da identidade social, socialização, cultura, status, idade, ocupação ou papel social, personalidade, humor e, possivelmente, o estilo de comunicação. Grandes contribuições são trazidas à sociedade com a evolução da semiótica e suas análises relacionadas às atividades humanas. Nos estudos mais atuais, o signo “passa a ser estudado segundo as diferentes escolhas dos sujeitos que se servem dele para criar sentidos, tanto para produzir artefatos e eventos comunicativos como para interpretá-los” (LUCAS e DESCARDECI, 2008, p. 3). Essa abordagem busca entender tais comportamentos, considerando a estética diante das representações sociais, por meio dos signos e códigos estilísticos. Utilizou-se neste trabalho uma metodologia reflexiva abordando os aspectos subjetivos constituídos pelas informações transmitidas a partir de imagens e elementos presentes, através dos signos não verbais de comunicação, os quais formam códigos estilísticos, que são símbolos da linguagem estética vigente, usados para atrair a atenção, expressar a personalidade dos sujeitos e manifestar seus desejos ou protestar sobre alguma situação indesejada. Portanto, conclui-se, com essa difusão, que os elementos apresentados nos vestuários dos indivíduos têm significados simbólicos como distinção de classes e prestígio; e a comunicação destes significados se dá através da linguagem visual, ou seja, uma linguagem não verbal.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Luana Espírito Santo; NASCIMENTO, Prof. Dr. Giovane do; SANTO, Janete Araci do Espírito. A MODA E SUAS EXPRESSÕES IDENTITÁRIAS: OS ELEMENTOS LINGUÍSTICOS PRESENTES NAS INDUMENTÁRIAS DOS INDIVÍDUOS NA SOCIEDADE... In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/111854-A-MODA-E-SUAS-EXPRESSOES-IDENTITARIAS--OS-ELEMENTOS-LINGUISTICOS-PRESENTES-NAS-INDUMENTARIAS-DOS-INDIVIDUOS-NA-SO. Acesso em: 16/07/2025

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