A REVITALIZAÇÃO DA RESTINGA NA VILA RESIDENCIAL DE MAMBUCABA EM PARATY, RJ. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO.

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
A REVITALIZAÇÃO DA RESTINGA NA VILA RESIDENCIAL DE MAMBUCABA EM PARATY, RJ. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO.
Autores
  • Bernard Wollmann
  • Fabiana Peres de Freitas
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 03] Conservação da natureza e inclusão social
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/111653-a-revitalizacao-da-restinga-na-vila-residencial-de-mambucaba-em-paraty-rj-uma-proposta-metodologica-de-compleme
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
revitalização, educação ambiental, restinga, metodologias intuitivas
Resumo
Segundo a Resolução CONAMA 303 (2002), a restinga é um depósito arenoso paralelo a linha da costa, produzida por processos de sedimentação. Podem ser descritas como um grupo de ecossistemas que abrange comunidades florísticas e fisionomicamente distintas, podendo apresentar origem fluvial, lagunar, eólica ou combinações destas, com solos, no geral, pouco desenvolvidos (FALKENBERG, 1999). Este ecossistema tem a maioria das espécies originárias da Mata Atlântica, cujas formações vegetacionais colonizaram as areias litorâneas, datando desde o fim da era do gelo até a expansão da civilização humana (SOUZA, 2008). A ação antrópica vem minando os recursos e as áreas florestais, aliado a especulação imobiliária os ecossistemas de restingas se tornam alvo de cobiça mesmo sendo classificadas como APP (Art. 2º do código florestal, lei 4771 de 1965). As zonas costeiras são regiões de transição ecológica que desempenham importante função de ligação e trocas genéticas entre os ecossistemas terrestres e marinhos, classificados como ambientes complexos, diversificados e de extrema importância para a sustentação da vida no mar. As preocupações com a integridade e o equilíbrio ambiental das regiões costeiras decorrem do fato de serem as mais ameaçadas, pois estas representam para as sociedades humanas elos de intensas trocas de mercadorias, exploração desordenada e predatória de seus recursos naturais, e por terem-se tornado o principal local de lazer, turismo ou moradia de grandes massas de populações urbanas (MMA, 2002). O local da revitalização permanece em processo de regeneração desde o fim das obras da construção da Vila Residencial da Eletronuclear, sendo próximo ao Colégio Estadual Almirante Álvaro Alberto se demonstrou ideal para a intervenção pedagógica. Determinados conteúdos são complicados para serem elucidados dentro de sala de aula, associado ao ritmo acelerado e falta de motivação por parte dos professores que reproduzem estratégias de ensino tradicionais, o desinteresse por parte dos alunos é inevitável. O uso de metodologias intuitivas pode ser um bom recurso, que permite o professor sair da rotina, facilita o aprendizado, aproxima o aluno para fortalecimento dos laços como cidadãos. A falta de reconhecimento como parte integrante e envolvida nos ciclos existentes leva a um relaxamento ou desconhecimento da preservação. Quando pessoas reconhecem que pertencem ao ambiente, ocorre o empoderamento, levando ao cuidado intuitivo. O ambiente serve como sala de aula aberta e ele mesmo pode ensinar através da percepção ambiental utilizando os sentidos (olfato, visão, audição e tato), aumentando a conexão entre os indivíduos envolvidos. Devido a esses fatores é importante desenvolver ações que possam aliar o ensino com a preservação ambiental.1 Levantamento de dados: A área da intervenção foi medida e identificada com fotos, imagens aéreas e de satélites, essas informações servirão para futuras comparações do desenvolvimento. O levantamento histórico foi realizado com revisões bibliográficas e entrevistas com moradores antigos que habitavam a região antes da construção da vila. 2 Preparação do local: A capina seletiva foi utilizado, permitindo a permanência de vegetais pré-existentes que venham a desempenhar alguma função ecologia durante o processo de desenvolvimento das. O plantio foi realizado com espaçamento de 2 x 2 metros com auxílio dos professores de matemática para a realização das medições. Cada “berço” preenchido com composto orgânico adquirido pela parceria com a Eletronuclear. 3 Demarcação, manutenção e acompanhamento. Todo local foi cercado e os acessos a praia demarcados com a finalidade de delimitação. A revitalização está sendo acompanhado pelos coordenadores, colaboradores e alunos do colégio. Entre as atividades desenvolvidas nessa etapa foram realizadas aulas sobre ecossistemas, retenção de água pelo solo, diversidade da flora, resgate cultural de plantas funcionais. 4 Coleção florística: O Reflorestamento utilizou como base de espécies de estudos realizados em ecossistemas similares com o menor grau de intervenção humana recente. As mudas serão obtidas através de parcerias com hortos especializados em espécies nativas de restinga e produzidas e manejadas pelos alunos no horto do próprio colégio, as espécies selecionadas foram colocadas em uma planilha desenvolvida pelos alunos com os nomes científicos e popular. 5 Plantio: Os fatores climáticos foram apresentados nas aulas de geografia e plantio foi realizado nos meses de chuvas para minimizar as perdas., a colocação das mudas nos berços foi realizado pelos alunos do segmento fundamental de forma simbólica. Transmitir conhecimento sobre ecossistemas brasileiros através de imagens de ambientes preservados como em livros didáticos pode ser considerado uma ação pouco lúdica, pois quando a maioria dos alunos olham pela janela só observam áreas degradas. Assim como ambientes preservados devem ser visitados pela comunidade escolar, os ambientes degradados devem ser parte da pauta em escolas, comparados a problemas sociais que devem da mesma forma ser solucionados. A revitalização quando utilizada como instrumento prático multidisciplinar pode incentivar a novas pesquisas e projetos desenvolvido por instituições de nível médio. O surgimento de lideranças proativas e ações comunitárias são elementos desenvolvidos com dificuldade pela pedagogia tradicional, sendo essas características de grande importância para o desenvolvimento de um cidadão crítico. Propondo não somente uma mudança de paradigma de ações, assim como na metodologia arcaica ainda utilizada na maioria das instituições de ensino. Sendo uma união ideal entre o desenvolvimento e evolução do ensino com a restauração de ambientes degradados. O apoio e parcerias conquistadas durante todo o processo foi crucial para a excelência e magnitude da pesquisa realizada. Estimulando novas iniciativas e uma mudança na utilização do espaço, adequando as atividades de recreação em um parâmetro socioambiental sustentável. A restauração ambiental é um tema multidisciplinar que deve ser apresentado com metodologias ativas, induzindo aos docentes desenvolver aptidões de pesquisa ou iniciação científica, de cidadania. É evidente a necessidade de aproximar o tema ao processo acadêmico básico e sendo fundamental a parceria e apoio de r empresas ou estabelecimento, além de órgãos públicos, a fim de suprir essa solicitação quando vindo da sociedade através do meio escolar.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WOLLMANN, Bernard; FREITAS, Fabiana Peres de. A REVITALIZAÇÃO DA RESTINGA NA VILA RESIDENCIAL DE MAMBUCABA EM PARATY, RJ. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO... In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/111653-A-REVITALIZACAO-DA-RESTINGA-NA-VILA-RESIDENCIAL-DE-MAMBUCABA-EM-PARATY-RJ-UMA-PROPOSTA-METODOLOGICA-DE-COMPLEME. Acesso em: 06/05/2025

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