FORMAS DE HETEROGENEIDADE ENUNCIATIVA MOSTRADA EM MEMES DO BODE GAIATO

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
FORMAS DE HETEROGENEIDADE ENUNCIATIVA MOSTRADA EM MEMES DO BODE GAIATO
Autores
  • Sonia Maria Da Fonseca Souza
  • Vyvian França Souza Gomez Muniz
  • Profª. Drª. Eliana Crispim França Luquetti
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 08] Ensino e aprendizagem de língua materna
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/111564-formas-de-heterogeneidade-enunciativa-mostrada-em-memes-do-bode-gaiato
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Heterogeneidade enunciativa. Discurso. Memes.
Resumo
FORMAS DE HETEROGENEIDADE ENUNCIATIVA MOSTRADA EM MEMES DO BODE GAIATO A pesquisa que ora vem apresentada com base na enunciação, tem como objetivo analisar as formas de heterogeneidade mostrada em memes utilizadas em um perfil de rede social, facebook com fanpage do “Bode Gaiato”. Para tanto, utilizou-se a teoria do discurso que reconhece a presença do Outro/outro no discurso, bem como a heterogeneidade de vozes que atravessa os dizeres dos sujeitos enunciadores fundamentados, sobretudo, nos estudos de Jacqueline Authier-Revuz (1982, 1990). Jacqueline Authier-Revuz define a enunciação como “campo heterogêneo onde se encontram a língua e os seus exteriores – as formas da língua” (AUTHIER-REVUZ, 1998, p. 16). Além disso, a enunciação pode ser tida como um domínio heterogêneo do conhecimento, em que se põe em jogo o sujeito, bem como sua relação com a língua e com o sentido. A fim de alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, fundamentada em Authier-Revuz (1982, 1990), Bakhtin (2002), Benveniste (1989). Além disso, são analisados memes do Bode Gaiato, um personagem muito conhecido na rede social Facebook, a fim de verificar como acontecem as representações desses modos de negociação do enunciador com diversas vozes sociais. Com base nos pressupostos bakhtinianos, Jacqueline Authier-Revuz (1982, 1990) teoriza que a produção do discurso, constitui parte de uma rede de significações que se desenvolvem dialogicamente, as quais não estão sobre/ou em torno de apenas um núcleo, isto é, não possuem somente um significado. Authier-Revuz (1982) considera a presença do outro/Outro no discurso e dentro dessa concepção apresenta duas formas de heterogeneidade no discurso: a constitutiva e a mostrada que pode ser marcada ou não marcada. Segundo a autora, a heterogeneidade constitutiva não se apresenta na organização linear do discurso, pois sua alteridade não é revelada, mantendo no interdiscurso. A heterogeneidade constitutiva não aparece claramente no discurso, é constituída por meio da presença do Outro. Ela sucede quando o discurso é colocado em relação de alteridade, quando ele se dá na e pela presença do Outro. A heterogeneidade mostrada, por outro lado, traz marcas da presença do outro na cadeia discursiva, mostrando a alteridade ao longo do discurso e tornando-a possível de ser analisada. Ela pode ser marcada, perceptível na materialidade linguística e não marcada, da ordem do discurso, sem visibilidade. Já com relação às formas marcadas de heterogeneidade mostrada, trata-as como formas explícitas que podem ser recuperadas no nível enunciativo, a partir de marcas linguísticas que mostram a presença de outra voz. A importância da heterogeneidade mostrada está na representação de diferentes modos de negociação do sujeito falante com a heterogeneidade constitutiva de seu discurso. As formas de heterogeneidade não marcadas são aquelas em que a presença do Outro não é explicitamente mostrada na frase, porém estão implícitas, por isso têm um caráter mais complexo, como nos casos do discurso indireto livre, da ironia, da alusão, da antífrase, da imitação de metáforas, das reminiscências, dos jogos de palavras, dentre outros, que contam com o “outro dizer”, sem explicitá-lo, para produzir sentidos. Sabe-se que as tecnologias da comunicação e informação colaboram para uma maior relação entre as pessoas, pode-se observar isso nas relações sociais atuais e, as redes sociais são cada vez mais utilizadas pelos internautas. Isso porque, a web é atualmente uma das maiores fontes de entretenimento da atualidade. Diariamente, surgem na internet memes que é são um gênero relativamente recente, que se caracteriza como um texto multimodal (englobando imagem e texto). Em sua fanpage Bode Gaiato, são retratadas diariamente e com humor ilustrações de situações e diálogos vivenciados na vida cotidiana, principalmente da infância em ambientes escolar, doméstico e urbano da cultura nordestina. Na linguagem visual, os diálogos são formados pela linguagem informal coloquial sem preocupação com a ortografia. As palavras são escritas da maneira como se falam, com suas características regionais e com simbologias próprias desse tipo de cultura. O personagem inicial é um híbrido de ser humano com cabeça de bode que ao longo das postagens, contracenam com outros personagens, sobre um fundo que simula uma galáxia. A escolha desse corpus se deu em virtude do tipo de linguagem manifestada nos memes, especificamente da fanpage do Bode Gaiato nessa rede social, no qual surgiu a hipótese da presença de discursos relatados por vozes típicas da cultura nordestina. Dessa forma, decidiu-se analisar como se expressa a heterogeneidade mostrada em postagens do Bode Gaiato. A análise aponta que há, nos memes selecionados um entrecruzamento de vozes sociais bem marcante para a construção do dizer, e que a presença do Outro na heterogeneidade de vozes é relevante para a compreensão desses textos. Portanto, conclui-se que todo discurso é perpassado por outros discursos. Quando enunciamos estamos sempre utilizando o outro em nossos discursos e que devemos ter em mente é que todo discurso proferido terá um caráter heterogêneo, ou seja, ele não se constitui sozinho, sempre haverá outros discursos fundamentando, reforçando, recebendo este discurso primeiro. Palavras-chave: Heterogeneidade enunciativa. Discurso. Memes. REFERÊNCIAS AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneité montrée et heterogeneité constitutive: elements pour une approche de láutre dans Le discours. In: DRLAV – Revue de Linguistique, 26, 1982, p. 91-151. ________. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Tradução de Celene M. Cruz e João Wanderley Geraldi. Cadernos de estudos linguísticos, Campinas, IEL, n. 19, p. 25-42, 1990. AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998. AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). In: ORLANDI, E. P.; GERALDI, J. W. Cadernos de Estudos Lingüísticos. Campinas, Unicamp, IEL, n. 19, jul./dez. 1990. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9. ed. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2002. BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Sonia Maria Da Fonseca; MUNIZ, Vyvian França Souza Gomez; LUQUETTI, Profª. Drª. Eliana Crispim França. FORMAS DE HETEROGENEIDADE ENUNCIATIVA MOSTRADA EM MEMES DO BODE GAIATO.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/111564-FORMAS-DE-HETEROGENEIDADE-ENUNCIATIVA-MOSTRADA-EM-MEMES-DO-BODE-GAIATO. Acesso em: 01/05/2025

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