O LETRAMENTO CIENTÍFICO NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLÓGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
O LETRAMENTO CIENTÍFICO NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLÓGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Autores
  • Aline Peixoto Vilaça Dias
  • Profª. Drª. Eliana Crispim França Luquetti
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 08] Ensino e aprendizagem de língua materna
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/110997-o-letramento-cientifico-nas-disciplinas-de--ciencias-e-biologia--na-educacao-basica
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
letramento científico, Ensino de Ciências, PIBID.
Resumo
O presente artigo relata como os alunos do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio tiveram aquisição do letramento científico nas disciplinas de Ciências e Biologia por meio do trabalho realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede estadual do município de Campos dos Goytacazes. Martins et al (2017) chamam atenção para o fato de que nas aulas de ciências a função de trabalhar linguagem é deixada em segundo plano, esquecendo-se que ela deve esta engajada em todo processo de ensino aprendizagem. Docentes que lecionam Biologia e Ciências reclamam que seus alunos não são capazes de expressar seus entendimentos, seja por meio da escrita ou oralmente e acabam relacionando esse problema ao trabalho dos professores de linguagens. Porém é preciso que os professores de Ciências façam com que seus alunos sejam capazes de compreender a linguagem própria da disciplina. Sendo assim, professores de Ciências eBiologia também devem atuar como professor de linguagem. Por meio dessa proposta buscamos descrever como se deu a relação entre professores de Ciências e Biologia, bolsistas PIBID e a linguagem na disciplina, descrevendo as metodologias usadas pelos docentes e bolsistas no intuito de facilitar o aprendizado da disciplina. Além disso, acreditamos assim como Cachapuz et al. (2005), que por meios de ferramentas facilitadoras torna-se possível a aplicação da “alfabetização científica”. O PIBID é um projeto implantado desde o ano de 2010, cuja responsabilidade fica a cargo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto destina-se a formação inicial de docentes que ainda estão realizando os cursos de licenciaturas, onde busca-se estimular esses alunos e inseri-los no ambiente escolar (SANTOS et al, 2016). Aplicar aulas de ciências, por um tempo não foi a finalidade do ensino das instituições escolares. A inserção do assunto nas escolas foi acontecendo em decorrência dos avanços científicos e tecnológicos que foram surgindo no século passado. Foi apenas a partir da publicação das Leis de Diretrizes e Bases da Educação que o ensino de Ciências e Biologia nas escolas brasileiras tornaram-se obrigatórios (SAMPAIO et al 2013). O ensino de ciências é uma tarefa árdua, já que solicita do docente e do educando trabalharem com palavras diferentes, com pronúncias complicadas e escrita distinta da presente no cotidiano (DURÉ et al 2018). Semensate e Cedran (2017, p. 44) reconhecem que a alfabetização científica deve ser trabalhada e incluída no ensino de ciências desde dos anos iniciais do ensino fundamental, possibilitando aos educando “participem ativamente do processo de construção do conhecimento científico” desde pequenos. É certo que para que aconteça a alfabetização científica, a aquisição de competências e habilidades por parte dos estudantes é preciso que exista uma mediação, para isso é preciso que os docentes façam uso de práticas educativas. Martins et al (2017) reconhecem que o sujeito só é capaz de desenvolver a linhagem quando está interagindo com outro. A linguagem é resultado da ação humana, estabelecida “ao longo da história dos povos a partir de suas necessidades, trocas e interações”. É por intermédio da linguagem que acontecem as interações e comunicações sociais. Sendo assim, seu papel é indispensável na aprendizagem de todas as áreas do conhecimento. Para Sampaio et al (2013), o letramento científico deve ser um trabalho contínuo, estimulado pelo professor de Ciências e Biologia. O trabalho com letramento científico na escola deve abranger todos os alunos, ou seja, devem ser usadas metodologias que permitam que dentro de uma sala o aprendizado seja disseminado a todos os educandos. Martins et al (2017) comparam o aprendizado da disciplina de Ciência com o aprendizado de um novo idioma e conclui que em ambos é preciso que o aluno aprenda novas palavras. Para que os discentes sejam capazes de aprenderem as novas palavras relacionadas ao ensino de Ciências, faz-se necessário que os mesmo sejam estimulados através de atividades de leitura, interpretação, descrição de fenômenos, criação de problemas. No decorrer deste trabalho, buscamos descrever como se deu a aplicação do letramento científico, onde permitiu que fosse levado até os alunos de Ciências e Biologia da educação básica uma linguagem simplificada, que permitiu aos mesmo compreenderem os assuntos abordados nas aulas de forma significativa, relacionarem os conteúdos apresentados com o cotidiano vivenciado. Além disso levou-se até os professores ferramentas que pudessem facilitar seu trabalho, para isso de acordo com os conteúdos abordados os bolsistas pesquisavam aulas práticas para complementarem a prática docente e ampliar o conhecimento dos discentes. Para isso, buscou-se utilizar ao longo da aplicação das aulas linguagem de fácil entendimento, uso de sinônimos, além disso ao final das aulas práticas solicitava-se que os alunos realizam-se um pequeno relatório, descrevendo o que foi observado durante a aula, dessa forma, foi analisado que os discentes foram familiarizando-se com os termos e nas avaliações notava-se que os erros de escrita foram reduzidos. Assim como Martins et al (2017), buscamos desmistificar a ideia de que o ensino de linguagem está totalmente desvinculado do ensino de Biologia. Enfatizamos que é sim papel do professor que leciona Ciências e Biologia usar meios como aulas práticas, relatórios, leitura, no intuito de facilitar a comunicação escrita e verbal dos alunos. Através das atividades desenvolvidas no programa, foi possível levar até os alunos o letramento científico de forma diversificada e significativa, tanto que os resultados foram sendo alcançados através da melhora da escrita nas avaliações.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DIAS, Aline Peixoto Vilaça; LUQUETTI, Profª. Drª. Eliana Crispim França. O LETRAMENTO CIENTÍFICO NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLÓGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA... In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/110997-O-LETRAMENTO-CIENTIFICO-NAS-DISCIPLINAS-DE--CIENCIAS-E-BIOLOGIA--NA-EDUCACAO-BASICA. Acesso em: 14/05/2025

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