A MATEMÁTICA APLICADA NA ACESSIBILIDADE – UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
A MATEMÁTICA APLICADA NA ACESSIBILIDADE – UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Autores
  • Schirlane dos Santos Aguiar Rodrigues
  • Thiago Marques Zanon Jacomino
  • Leonardo de Oliveira Muniz
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 01] Acessibilidade em tempos de diversidade, inclusão social e escolar
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/110501-a-matematica-aplicada-na-acessibilidade--um-caminho-para-a-inclusao-social
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
acessibilidade, cidadania, inclusão social, trigonometria
Resumo
É perceptível a presença da matemática nos mais diversos campos de conhecimento. Esta se faz necessária nas diferentes atividades humanas, tendo a escola o papel de desenvolver e disseminar diversos exemplos de aplicações do saber matemático. Segundo Lorenzato (2010, p. 53), “a presença de aplicações da matemática nas aulas é um dos fatores que mais podem auxiliar nossos alunos a se prepararem para viver melhor sua cidadania”. Nesse contexto, para cada área de conhecimento, os objetivos do Ensino Médio devem envolver, de uma forma combinada, o “desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea” (PCNEM, 2010, p.6). Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) afirmam que “um Ensino Médio concebido para a universalização da Educação Básica precisa desenvolver o saber matemático, científico e tecnológico como condição de cidadania” (PCNEM, 2000, p.7). A Associação Brasileira de Normas Técnicas, através da Norma 9050 (ABNT NBR 9050, 2015, p.1) “visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção”. Nessa perspectiva, apresentamos uma estratégia para as aulas de trigonometria, no triângulo retângulo, abordando a acessibilidade nas salas de cinema, mais especificamente um local reservado para pessoas com mobilidade reduzida ou obesas. De acordo com a ABNT NBR 9050, a acessibilidade pode ser definida como a "Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida" (ABNT NBR 9050, 2015, p. 2). Dentro desse contexto de acessibilidade, não basta apenas ter boa vontade, é preciso conhecimento matemático para que os espaços sejam projetados e construídos de forma correta e acessível. Não é suficiente ter uma rampa, mas garantir que esta esteja na inclinação correta para otimizar o acesso de seus usuários. Não é, ainda, suficiente um espaço reservado para pessoas obesas ou com mobilidade reduzida, há a necessidade que esses espaços garantam o acesso e a permanência de forma segura e com o conforto necessário para essas pessoas. O presente trabalho foi desenvolvido em três turmas, que totalizam setenta e um alunos, de 1° ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Fluminense, campus Bom Jesus do Itabapoana. Como nossa intenção era fazer com que os alunos compartilhassem saberes e, partindo do pressuposto que o trabalho em grupo propõe um princípio colaborativo, decidimos agrupar os alunos, em cada turma, a fim de que eles pudessem desenvolver a questão proposta. Inicialmente, realizamos a projeção e a apresentação da ABNT NBR 9050 aos alunos. Discutimos sobre a importância, necessidade e a aplicabilidade de normas que garantem a acessibilidade para pessoas com deficiência. Problematizamos a questão de muitas vezes as normas só existirem no papel e não serem postas em prática, além de os alunos terem exemplificado situações em que a falta de acessibilidade impediu que algum indivíduo usufruísse, de fato, de um direito adquirido. Em seguida, foi projetado, na íntegra, o item 10.3.2.1 da referida Norma: "Em cinemas, a distância mínima para a localização dos espaços para P.C.R. e os assentos para P.M.R. e obesos deve ser calculada traçando-se um ângulo visual de no máximo 30° a partir do limite superior da tela até a linha do horizonte visual, com altura de 1,15m do piso" (ABNT NBR 9050, 2015, p. 122). Esse item foi discutido junto com a figura que o complementa. Depois dessas informações, propusemos aos alunos a seguinte questão-problema: “Em uma sala de cinema, o limite superior da tela é de 6 m. Qual deverá ser a distância mínima d para a localização de um espaço para uma pessoa em cadeira de rodas segundo as normas da ABNT?” Após algum tempo, para que os alunos analisassem e discutissem uma possível resolução, percebemos que não obtiveram êxito. Então, apresentamos conceitos iniciais de trigonometria: conceito de razão trigonométrica, as principais razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente) a partir do triângulo retângulo, dedução dos valores das principais razões trigonométricas dos ângulos notáveis de 30°, 45° e 60°. Por fim, os alunos retornaram ao problema proposto e, usando os conceitos apresentados, puderam resolvê-lo corretamente. A experiência foi extremamente enriquecedora. Percebemos que é possível desenvolver um saber matemático a serviço da cidadania, que assegura e valoriza o direito do cidadão, especialmente daqueles com mobilidade reduzida. Também foi perceptível o maior interesse dos alunos pelo assunto, sendo abordado de forma contextualizada. Percebemos o quanto é importante tratar como conteúdo do aprendizado matemático “elementos do domínio vivencial dos aducandos, da escola e de sua comunidade imediata” (PCNEM, 2000, p. 7). É válido esclarecer que o tópico de acessibilidade abordado nesse trabalho se limita à localização de um espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida e pessoas obesas em salas de cinema. Entretanto, este tema pode ser ampliando e outros conceitos matemáticos podem ser trabalhados dentre dessa visão de educação para a cidadania.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Schirlane dos Santos Aguiar; JACOMINO, Thiago Marques Zanon; MUNIZ, Leonardo de Oliveira. A MATEMÁTICA APLICADA NA ACESSIBILIDADE – UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/110501-A-MATEMATICA-APLICADA-NA-ACESSIBILIDADE--UM-CAMINHO-PARA-A-INCLUSAO-SOCIAL. Acesso em: 12/09/2025

Trabalho

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