CURSO ESP: COMPONENTE ESSENCIAL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO MUNDO GLOBALIZADO

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
CURSO ESP: COMPONENTE ESSENCIAL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO MUNDO GLOBALIZADO
Autores
  • Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro
  • Domingos Caxingue Gonga
  • Carlos Henrique medeiros de Souza
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 11] Informação, educação e tecnologias
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/109160-curso-esp--componente-essencial-da-formacao-academica-no-mundo-globalizado
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
globalização; NTICs; inglês com propósitos específicos; curso
Resumo
Introdução A pesquisa visa analisar a forma como o curso English for Specific Purposes (ESP) pode contribuir para desenvolver, nos acadêmicos, as habilidades em língua inglesa necessárias ao enfrentamento dos crescentes desafios da sociedade globalizada e informatizada. Objetiva, assim, analisar a relevância do Curso ESP para o desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa, por parte dos acadêmicos, no contexto da sociedade atual globalizada e informatizada, em uma perspectiva interdisciplinar Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, perpassando o conceito e ramificações do ESP, buscando enriquecer a temática com a experiência que se desenvolve na Universidade Estadual do Mississippi (UM), nos Estados Unidos da América (EUA), por meio de entrevista realizada com o Coordenador do Programa de Inglês Intensivo daquela Universidade. O estudo justifica-se por sua relevância acadêmica e social manifesta nas contribuições que se pretende trazer visando ao aprimoramento dos Cursos de Inglês oferecidos pelas universidades brasileiras, a fim de que se proporcione competência comunicativa em língua inglesa aos acadêmicos dessas instituições e consequente desenvolvimento pessoal, acadêmico, profissional e interacional entre povos de diferentes culturas. A metodologia adotada é, portanto, qualitativa quanto ao problema, exploratória quanto aos objetivos e pesquisa bibliográfica e entrevista, quanto aos procedimentos técnicos. 1. Fundamentação teórica 1.1 A necessidade de formação em língua inglesa no contexto de globalização e novas tecnologias Para Berger (2005), o status da língua inglesa como idioma de comunicação global e o papel da Internet e da influência da Indústria Cultural nesse processo, destacam-se, entre outros, nos estudos de importantes teóricos como Adorno e Horkheimer (1997), Warschauer (1999), entre outros, que permitem aprofundar o conhecimento relativo ao papel que a língua inglesa assume hoje em nossa sociedade, “[...] quando sua função comunicativa está elevada a um patamar de língua que possibilita a comunicação em nível mundial devido aos avanços na área das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – NTICs – e, principalmente, ao processo de globalização” (BERGER, 2005, p. 22). As novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs), segundo Marinho (2017), constituem tecnologias e métodos para se comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional e, posteriormente, desenvolvidas gradativamente desde a segunda década de 1970, principalmente nos anos 1990. Souza (2003) esclarece que as NTICs referem-se às novas mídias digitais, aqueles meios de comunicação digitais que não prescindem da Internet para sua utilização. Ianni (1999 citado por BERGER, 2005, p. 63), ao mencionar as NTICs, ressalta que “o idioma dessas tecnologias, tem sido o inglês, compreendendo a produção, a distribuição, a troca e o consumo de mercadorias, serviços, notícias e fantasias de todo tipo. [...] Nesse percurso (...) o inglês adquire todas as características de língua global”. 1.2 Inglês para Fins Específicos (ESP): conceito, ramificações e relevância O surgimento do movimento de ensino de English for Specific Purposes (ESP) resultou das necessidades do domínio da língua inglesa para propósitos específicos, de acordo com suas profissões ou descrição do trabalho. Os autores sugerem que o fundamento do ESP envolve os aprendizes, a linguagem exigida e o contexto de aprendizagem, que são baseados na primazia da necessidade em ESP. Strevens (1988) define ESP como ensino da língua inglesa que apresenta as seguintes características: 1) absolutas – a) projetado para atender às necessidades específicas dos alunos; b) relacionado em conteúdo (isto é, em seus temas e tópicos) a determinadas disciplinas, ocupações e atividades etc; 2) variáveis – a) pode ser restrito quanto às habilidades de aprendizagem a serem aprendidas (por exemplo, somente a leitura); b) não pode ser ensinado de acordo com qualquer metodologia pré-ordenada. ESP tem sido tradicionalmente dividido em dois principais ramos classificados como Inglês para Fins Acadêmicos (EAP) e Inglês para fins ocupacionais (EOP), conforme Dudley-Evans e St John (1998). EAP refere-se a qualquer ensino de inglês relacionado às necessidades de estudos acadêmicos, conforme Dudley-Evans e St. John (1998), que argumentam que no EAP, o inglês para ciência e tecnologia (EST) tem sido a área principal. Mais recentemente, Inglês para Gestão, Finanças e Economia (EMFE) tem sido cada vez mais importante para cursos de Mestrado em Administração de Empresas (MBA). Como se percebe, inegável a relevância do Curso ESP para que os acadêmicos alcancem a desejada competência comunicativa, a partir do desenvolvimento das habilidades linguísticas em língua inglesa, não apenas as típicas do inglês geral – falar, compreender oralmente, ler e escrever em inglês – mas as próprias do ESP – falar e escrever com desenvoltura nas áreas especificas do conhecimento em que estuda ou trabalha –, o que lhes proporcionará maior qualidade no desempenho das atividades acadêmicas, profissionais e, igualmente, pessoais e sociais nesse universo de globalização e novas tecnologias em que se insere. 1.3 O Curso ESP na Universidade Estadual do Mississippi A título de enriquecimento sobre a importância do ESP, nessa seção, traz-se à colação entrevista realizada com o coordenador do Programa de Inglês Intensivo da Universidade do Mississippi (UM), Professor Lance Herrington. Conclusão No contexto da sociedade atual, em que se intensificam os influxos da globalização e das novas tecnologias, constata-se que o inglês é o idioma global, mundial, a linguagem da Internet e do mundo globalizado, motivo pelo qual se considera que não apenas o estudo da língua inglesa de forma convencional ou inglês geral seja suficiente para desenvolver a competência comunicativa em inglês – com todas as habilidades linguísticas nela compreendidas – de que, tanto acadêmicos quanto profissionais brasileiros necessitam para enfrentar os crescentes desafios em suas mais diversas esferas de atuação, sendo necessário um curso de línguas mais especializado, que atenda, principalmente, suas necessidades acadêmicas e profissionais, como um de Inglês com Propósitos Específicos – Curso ESP –, e lhe ofereça melhores condições de interagir nesse universo global, tanto pessoal como profissional e socialmente. REFERÊNCIAS BERGER, M. A. F. O papel da língua inglesa no contexto da globalização da economia e as implicações das NTICs no processo de ensino aprendizagem desse idioma. São Cristóvão, SE. UFS, 2005. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/4627/1/MARIA_AMALIA_FACANHA_BERGER.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2018. DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M. J. Developments in English for specific purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. STREVENS, P. New orientations the teaching of English. London: Oxford University Press, 1977.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Leila Maria Tinoco Boechat; GONGA, Domingos Caxingue; SOUZA, Carlos Henrique medeiros de. CURSO ESP: COMPONENTE ESSENCIAL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO MUNDO GLOBALIZADO.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/109160-CURSO-ESP--COMPONENTE-ESSENCIAL-DA-FORMACAO-ACADEMICA-NO-MUNDO-GLOBALIZADO. Acesso em: 06/05/2025

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