UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA ESCOLAR À LUZ DA REVISÃO DE LITERATURA

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA ESCOLAR À LUZ DA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
  • Edyala Oliveira Brandão Veiga
  • Roberta da Silva Nascimento
  • Bianka Pires André
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 11] Informação, educação e tecnologias
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/105319-um-estudo-sobre-a-permanencia-escolar-a-luz-da-revisao-de-literatura
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Permanência, Revisão de Literatura, Educação Básica.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a permanência escolar à luz da revisão de literatura acerca da permanência escolar no âmbito da educação básica. Apesar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica nº 9394/ 96 e do novo Plano Nacional de Educação 2011-2020 preconizar a garantia de acesso, permanência e sucesso escolar, o Brasil ainda enfrenta um grande problema quanto a essa questão. Considerando a democratização do acesso à educação como um direito já garantido no âmbito das políticas públicas embora não efetivado totalmente na prática e a permanência como uma meta a ser alcançada, mas em um processo já em curso (SILVA, 2009, p 224). A Educação é um dos direitos mais valiosos de uma sociedade democrática. O direito à educação escolar em um regime democrático tem como suporte as legislações que estabelecem como responsabilidade do Estado a garantia de igualdade de oportunidades e, na medida em que se avança nesse direito, é, também dele, a responsabilidade de intervir no combate às desigualdades. A prescrição legal da educação como um direito, a coloca como prioridade na agenda das políticas públicas, principalmente por causa de seu caráter obrigatório, o que a diferencia de outros direitos sociais. De acordo com Horta (1998), o direito à educação se diferencia dos outros direitos sociais como a assistência médica gratuita, a moradia, a alimentação, porque os cidadãos podem escolher pela utilização ou não desses serviços. O mesmo não acontece com a educação, pois, paradoxalmente, ela é um direito, mas também uma obrigação. Nesse sentido, não há família que possa decidir por não encaminhar suas crianças à escola. A compreensão de que é responsabilidade do Estado a garantia de meios para que esse direito alcance a todos é um passo importante para a consolidação do acesso e da permanência nas instituições escolares, principalmente ao se considerarem as profundas marcas da desigualdade e da exclusão na sociedade atual, especialmente em nosso país. A alimentação possui um papel fundamental na vida da humanidade. Tanto do ponto de vista fisiológico, sendo combustível mantenedor da vida, como social, exercendo fascínio, sociabilidade, dominação e dependência entre os humanos. Parece haver uma recorrência de direcionamento dos interesses de quem controla e de quem fomenta a alimentação, tais como as agroindústrias, proporcionando uma ligação entre o estado nutricional de um determinado grupo e a produção alimentícia local (BRASIL, 2005a). O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, aos estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino. A garantia do direito à educação via políticas de universalização do acesso à escola básica e programas que investem na permanência de crianças e adolescentes na escola são recentes. Diferente do que ocorria há décadas, atualmente a escolarização é regra, e a não escolarização, exceção, sobretudo, no que diz respeito ao Ensino Fundamental (EYNG e PACIEVITCH, 2012). Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo um estudo sobre a permanência escolar à luz da revisão de literatura sob diferentes óticas, a partir dos materiais disponíveis na internet. A metodologia empregada foi de pesquisa bibliográfica realizada entre janeiro de 2017 e junho de 2018 no qual realizou-se uma consulta a livros e artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados do scielo e demais bases. A pesquisa dos artigos foi realizada entre abril e maio de 2018. Por meio da estruturação e do desenvolvimento da pesquisa, que visa uma ampla revisão de literatura. É esperado que o presente trabalho contribua como referencial teórico sobre a permanência escolar a fim de conscientizar a importância da permanência de forma ampla e abrangente. Os resultados das pesquisas bibliográficas irão revelar qual o cenário vivenciado atualmente sobre a permanência escolar na sociedade pós-moderna.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VEIGA, Edyala Oliveira Brandão; NASCIMENTO, Roberta da Silva; ANDRÉ, Bianka Pires. UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA ESCOLAR À LUZ DA REVISÃO DE LITERATURA.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/105319-UM-ESTUDO-SOBRE-A-PERMANENCIA-ESCOLAR-A-LUZ-DA-REVISAO-DE-LITERATURA. Acesso em: 26/06/2025

Trabalho

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