REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE RELIGIOSA DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO CATOLICISMO NA CIDADE DO RECIFE.

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE RELIGIOSA DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO CATOLICISMO NA CIDADE DO RECIFE.
Autores
  • Simonelly Ferreira Vilela
  • Douglas Batista de Oliveira
  • kalina vanderlei paiva da silva
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 02] Conflitos Socioambientais
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/103227-representacoes-da-identidade-religiosa-dos-adolescentes-participantes-do-catolicismo-na-cidade-do-recife
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
adolescentes, identidade religiosa, catolicismo.
Resumo
O Brasil é um país de grande diversidade religiosa, mas a maior parte de seus habitantes é adepta ao catolicismo, que abrange cerca de 123 milhões de membros, segundo o último Censo Demográfico realizado pelo IBGE, em 2010. Na capital pernambucana, Recife, os católicos também são a maioria, representando 55% de sua população (IBGE, 2012). A igreja Católica tem uma história de mais de 2000 anos e passou desde momentos de perseguição até se tornar uma das mais poderosas instituições em alguns Estados. Esta relação entre a Igreja Católica e o Estado se manteve presente durante muitos séculos na Europa e em outros países, como no Brasil, reunindo praticantes e conquistando lugar central na sociedade (MANOEL, 2013). Durante os três séculos de colonização do Brasil, o catolicismo era a única religião permitida e, até o final do século XIX, a Igreja Católica era a única responsável pela educação de crianças e adolescentes, sustentando forte influência na construção dos valores sociais. No entanto, o poder dessa instituição religiosa no território brasileiro se enfraqueceu e o catolicismo sofreu modificações no contato com religiões africanas e indígenas. Por conta disso, os diversos censos realizados no Brasil dificilmente conseguem captar sua diversidade religiosa, muito menos o trânsito religioso existente. As pesquisas questionam a identidade religiosa dos pesquisados, mas pouco abordam suas práticas e crenças. Um grande número de católicos mantém frágeis vínculos com sua tradição religiosa, pois, como afirma Carlos Brandão (1988 apud TEIXEIRA, 2005), ao contrário do fiel protestante, que “precisa ser para participar”, o fiel católico pode muito bem “participar sem ser” ou apresentar um modo particular de exercer sua vinculação. A diversidade das manifestações de fé vem sendo cada vez mais estudada por sociólogos, antropólogos, historiadores e cientistas que procuram entender a construção da identidade religiosa, principalmente entre os adolescentes e jovens. Uma pesquisa realizada pela fundação Perseu Abramo (2005 apud ANDRADE, 2008) identificou que um dos assuntos que os jovens mais gostariam de discutir com seus pais era a religião (43% da amostra). Entende-se que a religião continua sendo relevante para a juventude atual, visto que as instituições religiosas produzem espaços de agregação social e de construção de identidades. Essa constatação desperta o interesse deste trabalho em analisar as representações das identidades religiosas dos adolescentes e jovens em nossa sociedade. Compreende-se a identidade como um sistema de representações que permite a construção do “eu”, isto é, possibilita que o indivíduo reconheça características particulares que o difere dos demais. Esse sistema possui representações históricas, condutas atuais, aspirações futuras e é influenciado por diversos marcadores sociais, como classe, cor, gênero e religião, intersecções que originaram outros conceitos estudados pelas ciências humanas e sociais (SILVA; SILVA, 2009). Dentre as possíveis facetas da identidade, encontra-se a identidade religiosa, foco deste estudo, cuja construção remete à materialidade histórica, à memória coletiva e às representações de determinada religião em determinada cultura. Assim, no que se refere a identidade católica, esta é construída a partir das representações da instituição e dos símbolos, práticas e rituais reconhecidos nessa religião (FILHO, 2002). Por sua vez, as referidas representações são aqui compreendidas como processos de origem eminentemente social, agregando conhecimentos socialmente elaborados e compartilhados que contribuem para a construção de uma realidade comum a um conjunto social, direcionando as condutas dos indivíduos (JODELET, 2001). O estudo das representações sociais é fundamental para o trabalho com a comunidade, principalmente com grupos vulneráveis, como os adolescentes, visto que este ciclo de vida é marcado por fantasias, crenças e mitos alimentados pelo senso comum, ou seja, por representações sociais (DUARTE; MAMEDE; ANDRADE, 2009). A ligação direta existente entre as representações sociais e a construção de identidades torna indispensável o uso de ambos os conceitos neste estudo e a análise deles, dada sua complexidade, requer um trabalho interdisciplinar que converge contribuições de diversas disciplinas, como a sociologia, psicologia e história. Objetivo Geral: Compreender as representações identitárias construídas por adolescentes participantes do catolicismo no município do Recife. Objetivos Específicos: Identificar as representações do catolicismo em adolescentes que participam desta religião; Construir o perfil social dos adolescentes participantes do catolicismo na cidade do Recife; Relacionar a religiosidade com outros elementos construtores das identidades sociais dos adolescentes, como gênero, cor e classe social. Procedimentos metodológicos: Por conta da natureza não quantificável do objeto de estudo, as representações sociais atreladas à construção da identidade religiosa, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa. Tais representações podem ser acessadas através dos discursos dos sujeitos, aqui captados através da análise de entrevistas individuais abertas, orientadas pelas técnicas da História Oral. A população pesquisada é composta por adolescentes participantes do catolicismo matriculados em escolas públicas da região metropolitana do Recife. A seleção dos adolescentes tem se dado através da aproximação com grupos de instituições católicas disponíveis a colaboração com o estudo e que exerçam atividades voltadas ao referido público. As escolas frequentadas pelos adolescentes também são acessadas, considerando seu importante papel na socialização deste grupo etário. As entrevistas são gravadas para posterior transcrição e constituição de material a ser analisado através dos princípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso e das representações sociais, objetivando alcançar as condições de produção de sentido nos discursos, remetendo a processos históricos e de formação de memórias coletivas (ORLANDI, 2005). O fechamento da amostra será determinado através da saturação teórica, ou seja, a constatação de repetições nas falas dos sujeitos que justifiquem a interrupção da realização de novas entrevistas. Este trabalho encontra-se em fase de desenvolvimento, situado na aproximação com os grupos selecionados.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VILELA, Simonelly Ferreira; OLIVEIRA, Douglas Batista de; SILVA, kalina vanderlei paiva da. REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE RELIGIOSA DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO CATOLICISMO NA CIDADE DO RECIFE... In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/103227-REPRESENTACOES-DA-IDENTIDADE-RELIGIOSA-DOS-ADOLESCENTES-PARTICIPANTES-DO-CATOLICISMO-NA-CIDADE-DO-RECIFE. Acesso em: 14/06/2025

Trabalho

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