POLÍTICA EDUCACIONAL DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ANÁLISE DO ENSINO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA – RJ

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
POLÍTICA EDUCACIONAL DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ANÁLISE DO ENSINO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA – RJ
Autores
  • Victor Angelo Fumian
  • Simonne Teixeira
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 07] Educação Memória História
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/102853-politica-educacional-da-historia-e-cultura-afro-brasileira--analise-do-ensino-em-uma-escola-estadual-do-municipio
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Inclusão social e educacional; Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira; Políticas Sociais.
Resumo
A questão da representatividade de grupos sociais menos favorecidos, como negros, mulheres, GLBT e outros considerados grupos de minoria, é assunto caro às políticas educacionais contemporâneas. Por esse motivo, desenvolver práticas de ensino pautadas na perspectiva interseccional, que abriga formulações sobre a produção de desigualdade em casos particulares, torna-se importante no contexto assimétrico no qual se insere a sociedade brasileira. A proposta pedagógica do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, alicerçada na lei nº 10.639, de 09 de Janeiro de 2003, é um dos indicativos desse novo paradigma educacional dentro das Políticas Sociais como bem nos assevera Kabengele Munanga (2016) a importância de desenvolvermos práticas educacionais que desmitifiquem os estereótipos causados no processo de colonização e desqualificação dos negros no nosso país. O contexto de violência no qual está submetida à juventude negra brasileira; a discursão sobre os currículos educacionais; além das disparidades raciais na educação e no trabalho são uns dos motivos que ressaltam a urgência da implementação desse tema nas escolas. A cada dia vemos a necessidade da inclusão social e educacional dos alunos afro-brasileiros em todos os processos educacionais, desde os primeiros anos da educação infantil até os cursos de maiores graduações, tanto na sua matricula quanto na continuidade dos estudos. Portanto utilizaremos para embasar este trabalho os aparatos legais sobre o trato das diversidades no meio educacional, neste caso mais especifico racial, como também pesquisa bibliográfica (BRASIL, 2005). Nos dias atuais se torna mister analisarmos as práticas educacionais em relação ao mundo capitalista com base em Galdencio Frigotto (2015) e Istvam Mészaros (2014) para uma educação de qualidade que não prepare o homem somente para o mercado de trabalho mas para assumir papeis sociais que os tornem cidadãos conscientes. A escola segundo Nilma Lino Gomes (2010) é um lugar privilegiado para transformação ou continuação dos pensamentos hegemônicos, a partir disso, proponho analisar a promoção de ações afirmativas na escola como uma das medidas base para uma reestruturação educacional e social em nosso país relacionado a questões raciais. Amilcar Araujo Pereira (2010) discute os vários movimentos negros brasileiros ao longo a História do Brasil até a conquista da lei 10.639/03, além disso nos chama a atenção sobre o fato desta lei ter vindo de baixo para cima, ou seja ter sido de fato fruto das lutas dos movimentos negros e não imposição do governo. Essa questão surge do trabalho que realizo como docente em um colégio estadual no município de Itaperuna-RJ, além dos trabalhos desenvolvidos como pós-graduando/mestrando em Políticas Sociais na Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF. Ao longo da nossa carreira como educador e pesquisador vemos ainda as enormes disparidades de oportunidades e tratamento dos alunos afro-brasileiros, percebemos ainda preconceitos relacionados a tudo que venha dos negros, como a religiosidade, os costumes, a cultura etc.. O objetivo principal desta pesquisa é analisar, através de pesquisa de campo e bibliografias, a promoção de ações afirmativas na escola como uma das medidas base para uma reestruturação social dos alunos do Colégio Estadual Luiz Feraz localizado no munícipio de Itaperuna- Rj e a valorização de uma educação étnico-racial que mude paradigmas preestabelecidos por grupos hegemônicos e eurocêntricos, na perspectiva de implementação efetiva da Lei 10.639/2003. Deste modo os alunos não somente os negros mas independente da cor tenham acesso a história e cultura dos povos africanos e a valorização do ser humano, podendo ter liberdade de ser quem quiserem. Para tanto, formulo os seguintes objetivos secundários são: Verificar a visão dos docentes sobre os benefícios ou não da Lei 10.639/2003 para oportunizar direitos mais justos no campo da educação étnico-racial em seus 15 anos de implementação (GOMES, 2010) deste modo perceber os avanços e retrocessos na aplicabilidade da lei, percebendo os fatores sociais e políticos intrínsecos neste processo; Analisar o currículo educacional utilizado pelo professor para a construção de práticas pedagógicas que desmistifiquem o ensino de História africana e afro-brasileira, tanto com a “descolonização do currículo” explicitando a luta anti e decolonial (WALSH, 2009) e ajudem a deconilizar nossa sociedade (QUIJANO, 2005) ; Identificar, através de entrevistas, como se dá ou não, a aplicação dos conteúdos relacionados a Lei 10639/2003 no Colégio Estadual Luiz Feraz. A coleta de dados será feita em duas frentes: análise dos currículos disciplinares; entrevistas com docentes, focando na visão plural e integrada do assunto. A metodologia utilizada será a qualitativa através de entrevistas semiestruturadas, o registro das informações ocorrerá durante todo o processo (BAUER, M.; GASKELL, G. 2002). Como professor da escola referida utilizarei do conceito de observação participante, que me permite uma observação mais próxima do campo de pesquisa.
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FUMIAN, Victor Angelo; TEIXEIRA, Simonne. POLÍTICA EDUCACIONAL DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ANÁLISE DO ENSINO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA – RJ.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/102853-POLITICA-EDUCACIONAL-DA-HISTORIA-E-CULTURA-AFRO-BRASILEIRA--ANALISE-DO-ENSINO-EM-UMA-ESCOLA-ESTADUAL-DO-MUNICIPIO. Acesso em: 18/07/2025

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