INVENTIVIDADE LEXICAL NA MODA: O QUE NOS REVELAM OS NEOLOGISMOS DA LOJA VIRTUAL DENDEZEIRO MODA AGÊNERO (2025)

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
INVENTIVIDADE LEXICAL NA MODA: O QUE NOS REVELAM OS NEOLOGISMOS DA LOJA VIRTUAL DENDEZEIRO MODA AGÊNERO (2025)
Autores
  • Maria Eduarda Nascimento Santos
  • Vanessa Regina Duarte Xavier
  • Ana Vitória Gomes Moreira
Modalidade
Poster - Galeria Virtual
Área temática
Estudos da Linguagem - Galeria Virtual
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1114834-inventividade--lexical-na-moda--o-que-nos-revelam-os-neologismos-da-loja-virtual-dendezeiro-moda-agenero-(2025)
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Lexico, Neologismo, Moda, Agênero, Cultura.
Resumo
O objetivo do presente trabalho é analisar, em perspectiva lexicultural, os campos lexicais de neologismos da moda agênero a partir da loja virtual “Dendezeiro Moda Agênero” (2025), em correlação com a cultura, sociedade, identidades e crenças. Este estudo justifica-se com base nos apontamentos de Orsi e Almeida (2019) sobre a moda ter uma linguagem própria e que, especialmente por meio do léxico de uma língua, permite a expressão das identidades de indivíduos ou grupos sociais, configurando-se, assim, como uma forma de comunicação com o mundo. Para a análise das unidades, seguimos uma sistematização em campos lexicais, com base em autores como Coseriu (1977) e Geckeler (1976), tais campos são analisados em correlação com o universo sociocultural e histórico da moda. Elaboramos uma discussão que articula o léxico da moda e os neologismos a aspectos como valores, crenças, visões de mundo, construções de realidade e, de modo especial, às identidades plurais. Metodologicamente, foram realizados estudos sobre temas que perpassam a temática dessa investigação, prezando pelo levantamento bibliográfico de teorias pertinentes ao estudo, os dados foram inventariados no site da loja virtual e analisados a partir da estruturação em campos lexicais. Este estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativo-descritiva, analisando as unidades lexicais do âmbito da moda à luz de fundamentos teóricos relacionados ao léxico, aos neologismos e aos campos lexicais. Esperamos contribuir com pesquisas acerca dos neologismos no campo da moda agênero e, de modo geral, investigações lexicais. Ademais, almejamos oferecer subsídios a investigações que se proponham a estruturar o léxico da moda em campos lexicais.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Maria Eduarda Nascimento; XAVIER, Vanessa Regina Duarte; MOREIRA, Ana Vitória Gomes. INVENTIVIDADE LEXICAL NA MODA: O QUE NOS REVELAM OS NEOLOGISMOS DA LOJA VIRTUAL DENDEZEIRO MODA AGÊNERO (2025).. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1114834-INVENTIVIDADE--LEXICAL-NA-MODA--O-QUE-NOS-REVELAM-OS-NEOLOGISMOS-DA-LOJA-VIRTUAL-DENDEZEIRO-MODA-AGENERO-(2025). Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes