A ESCRITA E A LEITURA: ENFRENTAMENTOS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA NO PÓS-PANDEMIA

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
A ESCRITA E A LEITURA: ENFRENTAMENTOS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA NO PÓS-PANDEMIA
Autores
  • Rennê Flávio Lopes Santos
Modalidade
Poster - Galeria Virtual
Área temática
Estudos da Linguagem - Galeria Virtual
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1099026-a-escrita-e-a-leitura--enfrentamentos-dos-estudantes-de-ensino-medio-da-rede-publica-no-pos-pandemia
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Enfrentamentos. Escrita. Leitura. Letramento. Português.
Resumo
O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral fazer uma análise da leitura e da escrita no domínio discursivo dos alunos do ensino médio de uma escola pública de Montes Claros, no pós-pandemia, a partir da seguinte situação-problema: quais são as maiores dificuldades dos alunos de ensino médio de uma escola da rede pública, no tocante à leitura e à escrita, depois do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19? Nesse viés, laçou-se mão dos seguintes objetivos específicos: compreender como se dá o incentivo ao letramento nas práticas de leitura e de escrita realizadas dentro da escola pública pesquisada, analisar as atividades desenvolvidas pelo educandário no fomento à leitura e à escrita dos jovens e compreender quais são as maiores dificuldades dos professores de língua portuguesa, no desenvolvimento de suas atividades, no cenário pós-pandemia. A presente pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, justifica-se em virtude de se perceber, no contexto da sala de aula, um aprofundamento das dificuldades de leitura e de escrita dos alunos de ensino médio da rede pública no retorno à escola depois do isolamento social imposto pela Covid-19. Há inúmeros relatos de professores de língua portuguesa no que diz respeito a um quadro de piora sistemática quando o assunto é ler e escrever na rotina escolar. Bereiter e Scardamalia (1987) afirmam que o ato de ler e escrever requer acionar importantes processos mentais que vão desde a organização de conteúdos, planejamento do ato de leitura, busca de conhecimentos prévios até a solução de problemas e reflexões sobre os mesmos. Nesse sentido, o que se percebe, no retorno , é que os estudantes de ensino médio estão tendo mais dificuldades na organização da leitura ou da escrita de textosEste trabalho buscará seu embasamento teórico principalmente nos trabalhos de Soares (2004), Kleiman (2008) e Carvalho (2013).
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Rennê Flávio Lopes. A ESCRITA E A LEITURA: ENFRENTAMENTOS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA NO PÓS-PANDEMIA.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1099026-A-ESCRITA-E-A-LEITURA--ENFRENTAMENTOS-DOS-ESTUDANTES-DE-ENSINO-MEDIO-DA-REDE-PUBLICA-NO-POS-PANDEMIA. Acesso em: 01/09/2025

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