FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA GUINÉ-BISSAU: DESAFIOS PARA O ENSINO A PARTIR DE GÊNEROS

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA GUINÉ-BISSAU: DESAFIOS PARA O ENSINO A PARTIR DE GÊNEROS
Autores
  • Raul Indjul
Modalidade
Poster - Galeria Virtual
Área temática
Estudos da Linguagem - Galeria Virtual
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1096778-formacao-dos-professores-de-lingua-portuguesa-na-guine-bissau--desafios-para-o--ensino-a-partir-de-generos
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Formação de professores. Guiné-Bissau. Ensino. Gêneros
Resumo
Esta apresentação tem como objetivo socializar o contexto de ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau a partir de minhas experiências como professor. Inicio com uma contextualização do sistema educativo no meu país e narro como foi o meu percurso escolar. De acordo com a Lei de Bases do sistema educativo guineense, a estruturação do sistema educativo tem por objetivos a adoção de um quadro normativo legal no âmbito da educação, que irá contribuir para a melhoria e elevação do sistema educativo nacional. Discuto minhas concepções como professor de língua portuguesa na FEC (Fundação Fé e Cooperação) a partir de experiências com sequências didáticas construídas a partir de gêneros. Explico que sou vítima pela forma como a língua portuguesa tem sido ensinado na Guiné-Bissau, pois durante o meu percurso escolar, do Ensino básico ao secundário, tinha memorizado boa parte dos conceitos e regras gramaticais de língua portuguesa. Entretanto, não conseguia transmitir o meu pensamento em língua portuguesa, tendo terminado o ensino secundário não estava à altura de escrever a carta, tanto formal como informal, pois não conhecia o formato para redigir qualquer gênero textual. Assim, socializo os desafios enfrentados desde a minha relação com a língua portuguesa até as vivências de uma aprendizagem descontextualizada, frequentemente marcada pela memorização de conceitos gramaticais. Finalizo com a defesa da importância da abordagem por meio de gêneros no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa e da formação de professores para essa abordagem mais contextualizada e significativa.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

INDJUL, Raul. FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA GUINÉ-BISSAU: DESAFIOS PARA O ENSINO A PARTIR DE GÊNEROS.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1096778-FORMACAO-DOS-PROFESSORES-DE-LINGUA-PORTUGUESA-NA-GUINE-BISSAU--DESAFIOS-PARA-O--ENSINO-A-PARTIR-DE-GENEROS. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes