DA FANTASIA À SALA DE AULA: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM O SOBRINHO DO MAGO E O ENSINO DE LITERATURA

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
DA FANTASIA À SALA DE AULA: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM O SOBRINHO DO MAGO E O ENSINO DE LITERATURA
Autores
  • Bianca Amaral Silva
Modalidade
Poster - Galeria Virtual
Área temática
Estudos da Linguagem - Galeria Virtual
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1086429-da-fantasia-a-sala-de-aula--representacoes-do-feminino-em-o-sobrinho-do-mago-e-o-ensino-de-literatura
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Formação de Professores. Literatura Infantojuvenil. Representação Feminina. Ensino de Literatura. C. S. Lewis.
Resumo
Este trabalho investiga como a literatura infantojuvenil contribui para a formação de professores, tomando como base a construção do feminino em O Sobrinho do Mago, de C. S. Lewis. A análise das personagens Polly e Jadis permite compreender como diferentes representações do feminino são elaboradas na narrativa e de que maneira essas construções podem ser utilizadas no ensino de literatura para estimular reflexões críticas sobre gênero. Considerando o papel essencial do professor na mediação das leituras literárias, discutir a representação do feminino em obras clássicas torna-se fundamental para questionar padrões socioculturais e estereótipos de gênero no ambiente escolar. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Tzvetan Todorov (1970) e David Roas (2013) sobre a literatura fantástica, bem como nas reflexões de Margaret Walters (2005) e Gerda Lerner (1986) acerca da construção histórica do feminino. Para a análise das personagens, utilizo as contribuições de Antonio Candido (2014) e Beth Brait (2017) sobre a caracterização literária. Metodologicamente, adoto uma abordagem qualitativa e interpretativa, explorando as implicações pedagógicas da caracterização das personagens e identificando possíveis estereótipos e contradições em suas construções. Como resultado, espero demonstrar como o ensino de literatura pode fomentar uma leitura crítica, promovendo a valorização da diversidade e preparando professores para práticas pedagógicas mais reflexivas e transformadoras. Assim, reforço a importância da literatura como um instrumento não apenas de formação leitora, mas também de questionamento e ressignificação de discursos sobre gênero e representatividade na educação.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Bianca Amaral. DA FANTASIA À SALA DE AULA: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM O SOBRINHO DO MAGO E O ENSINO DE LITERATURA.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1086429-DA-FANTASIA-A-SALA-DE-AULA--REPRESENTACOES-DO-FEMININO-EM-O-SOBRINHO-DO-MAGO-E-O-ENSINO-DE-LITERATURA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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