LEITURA E LETRAMENTO CRÍTICO: EXPLORANDO A TEMÁTICA DA COR DE PELE COM A OBRA 'A COR DE CORALINE'

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

DOI
10.29327/9786527213482.1079748  
Título do Trabalho
LEITURA E LETRAMENTO CRÍTICO: EXPLORANDO A TEMÁTICA DA COR DE PELE COM A OBRA 'A COR DE CORALINE'
Autores
  • Marissol Ferreira Batista Cavalcanti
  • Wendel Felix
  • Cássia Aparecida da Silva
Modalidade
Poster - Galeria Virtual
Área temática
(Virtual - Remoto) ST: Educação linguística, literária e a questão racial
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1079748-leitura-e-letramento-critico--explorando-a-tematica-da-cor-de-pele-com-a-obra-a-cor-de-coraline
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
mediação literária. letramento crítico. decolonialidade. formação docente
Resumo
A Lei 14.837/24 estabelece a biblioteca escolar como um equipamento cultural essencial ao processo educativo, promovendo habilidades e competências que garantam os direitos de aprendizagem, especialmente na leitura e escrita. Esse propósito reforça a importância do profissional bibliotecário em parceria com os professores para desenvolver propostas de mediação de leitura literária na biblioteca escolar. A Linguística Aplicada (LA), como campo trans/indisciplinar e intercultural, busca soluções para questões linguísticas reais. Assim, a mediação de leitura, com foco no letramento literário, utiliza o livro como recurso central para proporcionar contato com a literatura, contextualizar e discutir textos por meio dos diferentes sentidos atribuídos pelo leitor. A reflexão sobre o papel do mediador e a formação de novos mediadores reforça o compromisso com uma abordagem decolonial da literatura no ambiente escolar. Este artigo relata a mediação da obra A cor de Coraline, de Alexandre Rampazo, com estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em uma instituição educacional do interior de Minas Gerais. O objetivo foi promover a reflexão sobre o termo “cor de pele”, contribuindo para uma educação antirracista por meio da literatura infantil. O projeto, realizado em 2024 ao longo de quatro semanas, seguiu estas etapas: (1) apresentação da obra e de sua autoria; (2) sensibilização com um jogo da memória sobre tons de pele; (3) leitura mediada; e (4) discussão do texto. A fundamentação teórica inclui Moita Lopes (2009) na Linguística Aplicada, Mattos (2013) no letramento crítico, Menezes de Souza et al. (2019) na perspectiva decolonial e Cosson (2011, 2017) no letramento literário. A experiência analisou percepções dos alunos e contribuiu para futuras ações pedagógicas com obras africanas e afro-brasileiras.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CAVALCANTI, Marissol Ferreira Batista; FELIX, Wendel; SILVA, Cássia Aparecida da. LEITURA E LETRAMENTO CRÍTICO: EXPLORANDO A TEMÁTICA DA COR DE PELE COM A OBRA 'A COR DE CORALINE'.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1079748-LEITURA-E-LETRAMENTO-CRITICO--EXPLORANDO-A-TEMATICA-DA-COR-DE-PELE-COM-A-OBRA-A-COR-DE-CORALINE. Acesso em: 16/07/2025

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