SURDOS ENSINANDO SURDOS: A MARCA IDENTITÁRIA IMPRESSA NO CURRÍCULO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
SURDOS ENSINANDO SURDOS: A MARCA IDENTITÁRIA IMPRESSA NO CURRÍCULO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS
Autores
  • JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Presencial) ST: ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS ESCRITO PARA SURDOS
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1075679-surdos-ensinando-surdos--a-marca-identitaria-impressa-no-curriculo-de-portugues-como-segunda-lingua-para-surdos
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Português Escrito para Surdos, Currículo de PSLS, Professores surdos
Resumo
É rara presença e a participação do professor surdo no ensino de Português como Segunda Língua para Surdos - PSLS desde os anos iniciais da educação infantil até o ensino superior. Essa ausência é percebida não só no processo de ensino direto aos alunos surdos onde poderiam desempenhar o papel de modelo identitário, mas principalmente na elaboração de propostas curriculares que contemplem as características desses alunos e suas necessidades reais de aprendizagem e principalmente o seu modo de aprender a serem implementadas nas escolas e nas universidades. São raros os trabalhos na literatura da área que resaltam o papel desses profissionais à frente do processo educativo dos surdos principalmente no que se refere ao ensino de PSLS. Assim, este trabalho visa discutir a importância do professor surdo na elaboração do currículo de PSLS. O trabalho se desenvolveu a partir de revisão da literatura, Rangel e Stumpf (2004), Karnopp (2005), Reis (2006), e Oliveira (2014) os quais relatam a importância do envolvimento do professor surdo no processo educativo de surdos como modelo identitário e na elaboração de currículos e, de pesquisas de campo e experiências em grupo de trabalho para a elaboração do currículo de PSLS em parceria com a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação. Como resultado, destacamos a fundamental importância da participação de professores pesquisadores surdos na equipe de elaboração do currículo de PSLS para o qual puderam compartilhar com professores pesquisadores ouvintes suas experiências inserindo no currículo como marca identitária um jeito surdo de ensinar e um jeito surdo de aprender.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, JOSÉ CARLOS DE. SURDOS ENSINANDO SURDOS: A MARCA IDENTITÁRIA IMPRESSA NO CURRÍCULO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1075679-SURDOS-ENSINANDO-SURDOS--A-MARCA-IDENTITARIA-IMPRESSA-NO-CURRICULO-DE-PORTUGUES-COMO-SEGUNDA-LINGUA-PARA-SURDOS. Acesso em: 22/07/2025

Trabalho

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