TIMIDEZ NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÃO DA ESCRITA POÉTICA PARA A COMUNICAÇÃO DE ESTUDANTES TÍMIDOS

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
TIMIDEZ NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÃO DA ESCRITA POÉTICA PARA A COMUNICAÇÃO DE ESTUDANTES TÍMIDOS
Autores
  • Maria Cassiele Dos Santos Borges
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Presencial) ST: A PRODUÇÃO TEXTUAL E DISCURSIVA COMO UM CAMPO DE INVESTIGAÇÕES: QUESTÕES DE PESQUISA E ENSINO
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1073967-timidez-na-escola--contribuicao-da-escrita-poetica-para-a-comunicacao-de-estudantes-timidos
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Poesia, Timidez na escola, Dificuldade de comunicação
Resumo
O presente trabalho é referente à primeira parte do projeto de pesquisa “A Poesia como ferramenta de expressão para estudantes tímidos: análise do impacto da criação poética no desenvolvimento da comunicação”, e tem como objetivo investigar o modo como a criação poética, no contexto de sala de aula, pode impactar no desenvolvimento da comunicação de estudantes tímidos. Para isso, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, com o estudo de artigos e trabalhos científicos publicados nos últimos vinte anos, nos bancos de dados como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos da CAPES/MEC, a fim de encontrar subsídios para a construção do pensamento sobre como a timidez leva a dificuldades de comunicação que podem afetar a aprendizagem de estudantes e para investigar como a criação poética pode ser um instrumento para auxiliar a comunicação de estudantes tímidos. Os resultados foram organizados em quatro categorias: “conceituação de timidez”, “timidez na escola”, “consequências da timidez na comunicação e na aprendizagem” e “contribuição da escrita poética no desenvolvimento das crianças tímidas”. A partir desses estudos, identificamos que a criação poética é uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento tanto educacional quanto pessoal dos estudantes tímidos, ajudando-os tanto na sua escrita como na sua interpretação e comunicação.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BORGES, Maria Cassiele Dos Santos. TIMIDEZ NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÃO DA ESCRITA POÉTICA PARA A COMUNICAÇÃO DE ESTUDANTES TÍMIDOS.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1073967-TIMIDEZ-NA-ESCOLA--CONTRIBUICAO-DA-ESCRITA-POETICA-PARA-A-COMUNICACAO-DE-ESTUDANTES-TIMIDOS. Acesso em: 17/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes