A ENCANTARIA NAS HISTÓRIAS DE FICÇÃO: POTENCIALIZANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DA VALÊNCIA EMOCIONAL POSITIVA

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
A ENCANTARIA NAS HISTÓRIAS DE FICÇÃO: POTENCIALIZANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DA VALÊNCIA EMOCIONAL POSITIVA
Autores
  • Thales Vianna Coutinho
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Virtual - Remoto) ST: Figurações de encantados e encantarias em narrativas
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1061214-a-encantaria-nas-historias-de-ficcao--potencializando-o-aprendizado-atraves-da-valencia-emocional-positiva
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Encantaria, Valência emocional, Aprendizagem escolar, Histórias de ficção, Engajamento cognitivo
Resumo
Objetivos: Buscou-se investigar como elementos de encantaria em histórias de ficção, como fantasia, o sobrenatural e a antropomorfização, aumentam a valência emocional das histórias de ficção (escritas e orais) e contribuem para a aprendizagem de conceitos escolares em crianças e adolescentes. Justificativa: A educação contemporânea enfrenta o desafio de engajar emocionalmente os estudantes em um cenário de múltiplas distrações e demandas cognitivas. As narrativas com elementos de encantaria despertam curiosidade e emoções intensas, favorecendo o aprendizado e a retenção de conceitos imbuídos nas histórias. Portanto, nessa perspectiva, a encantaria funcionaria como um recurso potencializados da valência emocional das histórias, com reverberação para o processo de aprendizagem. Fundamentação teórica: Elementos de antropomorfização e eventos sobrenaturais promovem maior envolvimento emocional e ampliam o interesse das crianças (Conrad et al., 2021; Reider & LoBue, 2024). Evidências neurocientíficas sugerem que as histórias permeadas pela encantaria ativam áreas cerebrais associadas à emoção e ao engajamento cognitivo, como a amígdala (Hsu et al., 2015; Lehne et al., 2015). A valência emocional positiva fortalece a memória e facilita a aprendizagem de conceitos abstratos e científicos (Aryani, 2019; Ponari et al., 2020). Metodologia: Realizou-se uma revisão narrativa da literatura, analisando estudos psicológicos sobre a percepção infantil de elementos encantados em histórias e o papel da ficção no aprendizado escolar. Resultados: Histórias com encantaria aumentam a curiosidade, promovem maior retenção de informações e ajudam crianças a entender conceitos difíceis, especialmente quando alinhadas a temas pedagógicos relevantes (Hopkins & Weisberg, 2021; Krcmar et al., 2024). Discussão: A encantaria oferece um recurso pedagógico eficaz ao integrar emoção e aprendizado, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Incorporar elementos encantados às práticas educacionais pode potencializar o engajamento e a assimilação de conteúdos escolares, promovendo experiências de aprendizado mais significativas.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COUTINHO, Thales Vianna. A ENCANTARIA NAS HISTÓRIAS DE FICÇÃO: POTENCIALIZANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DA VALÊNCIA EMOCIONAL POSITIVA.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1061214-A-ENCANTARIA-NAS-HISTORIAS-DE-FICCAO--POTENCIALIZANDO-O-APRENDIZADO-ATRAVES-DA-VALENCIA-EMOCIONAL-POSITIVA. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes