PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES SURDOS ORALIZADOS

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES SURDOS ORALIZADOS
Autores
  • Eliamar Godoí
  • RAQUEL BERNARDES
  • Lucas Floriano de Oliveira
  • Waldemar dos Santos Cardoso Junior
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Virtual - Remoto) ST: Práticas educativas inclusivas na educação básica e superior
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1061213-praticas-educacionais-inclusivas-para-estudantes-surdos-oralizados
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Surdo oralizado, Práticas educacionais inclusivas, AEE para surdos oralizados
Resumo
No contexto da escola inclusiva, o objetivo dessa comunicação é tecer discussões relativas à capacitação de docentes da rede pública de ensino para a prática pedagógica voltada a ofertar o Atendimento Educacional Especializado aos estudantes com deficiência auditiva que são oralizados. Os surdos oralizados são pessoas com surdez congênita ou adquirida que utilizam qualquer língua oral para se comunicar, na modalidade oral, orofacial, também denominada de leitura labial e/ou leitura e escrita. A denominação abrange os surdos que sabem ler, escrever e falar fluentemente e os surdos que sabem ler e escrever, mas não são fluentes na fala. Temos ainda as pessoas ensurdecidas e as pessoas que ficam surdas na terceira idade. De todo modo, o que é comum neste grupo e o uso da língua oral come meio de comunicação em todas as suas formas. Para Moreira (2012), surdos oralizados são indivíduos que leem lábios, que falam (ou não), que dominam o português escrito (e até outras línguas) e que usam (ou não) a tecnologia para voltar a ouvir. O resultado apontou a necessidade de desenvolver material didático em formato eletrônico, além de recursos midiáticos; de mais pesquisas envolvendo procedimentos didáticos pedagógicos para o atendimento de estudantes com deficiência auditiva oralizados e para a formação continuada de professores que atuam ou atuarão na educação básica e superior; além de apontar a pungente necessidade de capacitação docente para ampliar as possibilidades de aprendizagem de alunos com deficiência auditiva oralizados atendidos nas escolas públicas brasileiras, assim como, quanto à atribuição social da escola inclusiva, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à inclusão educacional dessa categoria de estudante.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GODOÍ, Eliamar et al.. PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES SURDOS ORALIZADOS.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1061213-PRATICAS-EDUCACIONAIS-INCLUSIVAS-PARA-ESTUDANTES-SURDOS-ORALIZADOS. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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