OS IMPACTOS DA HETEROGENEIDADE DA SURDEZ NA APRENDIZAGEM DOS SURDOS ORALIZADOS

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
OS IMPACTOS DA HETEROGENEIDADE DA SURDEZ NA APRENDIZAGEM DOS SURDOS ORALIZADOS
Autores
  • Letícia de Sousa Leite
  • RAQUEL BERNARDES
  • Lúrian Kézia Leite Guimarães
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Virtual - Remoto) ST: Práticas educativas inclusivas na educação básica e superior
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1061185-os-impactos-da-heterogeneidade-da-surdez-na-aprendizagem-dos-surdos-oralizados
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Surdos oralizados; Heterogeneidade da surdez; Práticas educativas inclusivas.
Resumo
O objetivo do presente estudo é apresentar uma breve reflexão sobre as implicações da surdez sob a ótica da diferença no processo de aprendizagem de estudantes surdos oralizados. Buscamos apontar as boas práticas de inclusão para esse público-alvo da educação especial, além de levantar aspectos intrínsecos às questões de acessibilidade. O acesso aos meios audiovisuais em condições de igualdade é direito social e linguístico das pessoas surdas. Quanto ao quadro teórico-metodológico, a pesquisa é circunscrita na revisão bibliográfica do estudo, a saber, os textos referentes à heterogeneidade da surdez, em termos gerais, e à inclusão dos surdos oralizados. Para tanto, nos valemos dos trabalhos de Darde (2018), Godoi (2022), Skliar (2016), entre outras pesquisas. Em relação aos documentos legais, neste trabalho são observados os princípios e as diretrizes dispostos no Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005, o qual caracteriza a pessoa surda como sendo aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais. É notória a carência de estudos que se proponham a investigar o processo de ensino e aprendizagem e os desafios na educação de surdos oralizados, o que justifica este trabalho. Somos motivadas a contribuir para a elaboração de um planejamento pedagógico que contemple a aprendizagem do surdo sob a ótica da diferença, o que implica em um domínio de ferramentas pedagógicas e comunicacionais apropriadas ao estilo de aprendizagem de cada um. Os resultados da pesquisa apontam para a relevância da promoção do acesso à educação com igualdade de oportunidades para todos, sejam surdos oralizados ou sinalizantes, que ocorra na perspectiva democrática e emancipatória.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEITE, Letícia de Sousa; BERNARDES, RAQUEL; GUIMARÃES, Lúrian Kézia Leite. OS IMPACTOS DA HETEROGENEIDADE DA SURDEZ NA APRENDIZAGEM DOS SURDOS ORALIZADOS.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1061185-OS-IMPACTOS-DA-HETEROGENEIDADE-DA-SURDEZ-NA-APRENDIZAGEM-DOS-SURDOS-ORALIZADOS. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes