LETRAMENTOS CRÍTICOS E EDUCAÇÃO COM SURDOS UNIVERSITÁRIOS

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
LETRAMENTOS CRÍTICOS E EDUCAÇÃO COM SURDOS UNIVERSITÁRIOS
Autores
  • Valéria Campos Muniz
  • DANIELLE CRISTINA MENDES PEREIRA
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Presencial) ST: ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS ESCRITO PARA SURDOS
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1061179-letramentos-criticos-e-educacao-com-surdos-universitarios
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Letramentos críticos, Letramentos visuais, Surdos Sinalizantes, Elaboração de material didático
Resumo
Objetiva-se, neste trabalho, discutir a importância dos Letramentos críticos no campo da educação com surdos e apresentar alguns relatos de caso e propostas de materiais didáticos (MD) como potenciais caminhos para docentes que queiram organizar e mediar propostas educacionais nessa perspectiva. Os Letramentos críticos na educação revelam-se essenciais, sobretudo pelo incentivo à reflexão e pela conscientização sobre as disputas políticas e a manipulação presentes nos discursos. Sob tal perspectiva, construiu-se a metodologia do trabalho, em torno de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e polietnográfico. Em relação ao quadro teórico, sua escolha deu-se em conformidade aos pressupostos enunciativo-discursivos dos letramentos críticos (Shor, 1999; Hall, 2006; Temple, 2005; Moita Lopes, 2018; Souza, 2011; Jenks, 2012; Monte Mor, 2018; Duboc, Ferraz, 2018;), comparados às contribuições da multimodalidade (Kress & Van Leeuwen, 2006) e da semiótica social (Hodge e Kress, 1988). Fruto de pesquisas do grupo Letramentos em Imagem (LETI- INES/CNPq), com foco nos estudos dos letramentos e da multimodalidade, as atividades propostas neste trabalho, buscaram ressignificar a práxis pedagógica. O entendimento da leitura como um ato crítico, que não se limita a perceber como determinados significados são produzidos em contextos sociohistóricos, conduziu a pesquisa para a investigação de como o aluno/leitor percebe esses significados alinhados ao seu contexto sociocultural e às suas experiências. Nesse sentido, a partir dos letramentos críticos, foram propostos materiais didáticos que primaram (ão) pela agência de seus usuários, refletindo-se sobre a formação de professores para turmas de surdos sinalizantes. Vale destacar que neles a experiência visual de pessoas surdas não se encontra restrita a questões linguísticas, mas expande-se para significações culturais, sociais e de identidade, em que o letramento visual (Lebedeff, 2010; Mizan e Ferraz, 2020; Ferraz e Matos, 2024), alinhado ao aporte teórico utilizado neste estudo, emerge como uma das possibilidades estratégicas na construção do conhecimento.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MUNIZ, Valéria Campos; PEREIRA, DANIELLE CRISTINA MENDES. LETRAMENTOS CRÍTICOS E EDUCAÇÃO COM SURDOS UNIVERSITÁRIOS.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1061179-LETRAMENTOS-CRITICOS-E-EDUCACAO-COM-SURDOS-UNIVERSITARIOS. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes