TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE LÍNGUAS: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE LÍNGUAS: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA
Autores
  • Silvane Aparecida Gomes
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Virtual - Remoto) ST: Tecnologias Digitais no processo de ensino-avaliação-aprendizagem de línguas: caminhos para uma formação docente crítica e reflexiva
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1061159-tecnologias-digitais-e-inteligencia-artificial-no-ensino-de-linguas--uma-abordagem-semiotica-para-a-formacao-doc
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Formação Docente; Semiótica Discursiva; Inteligência Artificial.
Resumo
O presente trabalho examina as interseções entre tecnologias digitais, o processo de ensino-avaliação-aprendizagem de línguas e a formação docente crítica e reflexiva, com enfoque nos impactos das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e na perspectiva da Semiótica Discursiva. O objetivo principal é analisar como a IA pode ser integrada às práticas pedagógicas no ensino de línguas, promovendo uma abordagem que desenvolva habilidades críticas e reflexivas nos docentes e discentes. A pesquisa justifica-se pela crescente incorporação de tecnologias digitais no campo educacional, que demanda reflexões sobre os desafios e possibilidades na formação de professores e na promoção de aprendizagens significativas. A fundamentação teórica articula os conceitos da Semiótica Discursiva, como o percurso gerativo de sentido e a interação entre os planos de expressão e conteúdo, com abordagens críticas sobre tecnologias digitais e IA no ensino. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, combinando análise semiótica de textos e atividades mediadas por IA com estudos de caso em práticas pedagógicas de ensino de línguas. Os dados são coletados a partir de situações reais de ensino, com ênfase no uso de plataformas digitais e ferramentas de IA. Os resultados esperados incluem insights sobre como as tecnologias digitais podem potencializar a autonomia docente, enriquecer práticas avaliativas e ampliar a interação discursiva no ensino de línguas. A discussão aborda a necessidade de um letramento crítico-digital na formação docente, enfatizando a importância de práticas pedagógicas que promovam a reflexão ética e metodológica sobre o uso de tecnologias. Conclui-se que a integração das tecnologias digitais e da IA ao ensino de línguas, mediada por uma abordagem semiótica e crítica, pode transformar as práticas de ensino-avaliação-aprendizagem, preparando os educadores para os desafios da era digital.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Silvane Aparecida. TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE LÍNGUAS: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1061159-TECNOLOGIAS-DIGITAIS-E-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-NO-ENSINO-DE-LINGUAS--UMA-ABORDAGEM-SEMIOTICA-PARA-A-FORMACAO-DOC. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

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