SAUSSURE E A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

DOI
10.29327/9786527213482.1060859  
Título do Trabalho
SAUSSURE E A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores
  • César Morais Rosa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Presencial) ST: Estudos saussurianos
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1060859-saussure-e-a-educacao-basica--uma-transposicao-didatica-para-o-ensino-de-lingua-portuguesa
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Ferdinand de Saussure; Transposição Didática; Ensino de Língua Portuguesa.
Resumo
No século XX, pensar na teoria saussuriana tornou-se uma tarefa recorrente. Isso porque Ferdinand de Saussure - a partir da publicação póstuma do Curso de Linguística Geral (CLG) - 1916, muda a rota dos estudos da língua(gem), concedendo à Linguística um estatuto científico. Por meio de um novo posicionamento epistemológico, os princípios e noções saussurianas instaurados manifestaram-se como conceitos extremamente potentes para estabelecer uma ciência da língua. Assim, até hoje, sentimos os efeitos de sua fecundidade teórica. É nessa direção que este estudo busca verificar como o cabedal teórico saussuriano pode corroborar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) no ensino médio. Em estudos anteriores, percebemos que o texto dos documentos nacionais que norteiam a educação - desde as primeiras orientações curriculares até as diretrizes vigentes, muito embora advoguem em favor de apenas um achado científico de língua, encontra eco nas reflexões teóricas do mestre de Genebra, seja para construir uma perspectiva didática, seja para dispor de competências e de habilidades, que devem ser cumpridas durante o processo escolar. À esteira disso, verificamos que a teoria de Saussure chega, também, à produção de materiais didáticos de LP para o ensino médio; apresenta-se, contudo, com uma interpretação muito particular de alguns conceitos alocados no CLG, como a concepção de significante. Por essa razão é que, em primeira instância, nos propusemos a investigar como determinada leitura da produção teórica saussuriana pode influenciar e/ou obliterar a interpretação de tais noções e princípios que se fazem presentes no processo de ensino-aprendizagem de LP por meio do livro didático. Com efeito, em segunda instância, a fim de transformar o saber científico em saber escolar, baseamo-nos em Chevallard (2013) e examinamos a possibilidade de propor uma Transposição Didática da teoria do linguista suíço para o ensino de LP.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ROSA, César Morais. SAUSSURE E A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1060859-SAUSSURE-E-A-EDUCACAO-BASICA--UMA-TRANSPOSICAO-DIDATICA-PARA-O-ENSINO-DE-LINGUA-PORTUGUESA. Acesso em: 23/06/2025

Trabalho

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