OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO
Autores
  • Nathan Bastos de Souza
  • Maria Helena Deibler Castro
  • Leticia Gonçalves Hirano
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Virtual - Remoto) ST: Contribuições dos estudos bakhtinianos para pesquisas em Estudos da Linguagem
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1060621-os-generos-discursivos-no-livro-didatico-de-lingua-portuguesa--uma-primeira-aproximacao
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Livros didáticos; Ensino de Língua Portuguesa; Gêneros do discurso.
Resumo
O objetivo desta comunicação é analisar a apropriação do conceito de gêneros discursivos, elaborado por Mikhail Bakhtin, em livros didáticos atualmente utilizados nas escolas públicas brasileiras. O referencial teórico é constituído pela discussão do ensaio Os gêneros do discurso, de Bakhtin, cotejado com as reflexões sobre o ensino de gêneros de Geraldi e Faraco. Bakhtin afirma que gêneros discursivos são enunciados que ocorrem por formas relativamente estáveis e típicas de organização da linguagem, sendo classificados de acordo com as esferas da comunicação discursiva em que acontecem. Bakhtin reforça que a linguagem não existe no vazio, sempre é contextual e defende que os gêneros não são construções aleatórias e isoladas. Geraldi discute o "deslocamento" do conceito bakhtiniano de gêneros discursivos para o ensino de língua materna, levantando a ideia de que o ensino não deve partir exclusivamente dos objetos (conteúdos de ensino) formalizados e estruturais, mas considerar as práticas linguageiras. Geraldi propõe uma mudança: ao invés de ensinar regras e definições, o professor deve começar pelas situações concretas em que utilizamos a língua. Assim, não se descarta o conhecimento de gramática, mas que o foco seja a competência de leitura e escrita dos mais diversos gêneros, entendidos como ferramentas para atuar socialmente. Assim, o ensino seria mais reflexivo e significativo, tendo o texto como elemento central nas práticas linguísticas. O objeto de análise dessa pesquisa é uma aproximação com livros didáticos em que analisaremos a apropriação e o uso do conceito de gêneros discursivos no ensino de português em livros didáticos de Língua Portuguesa e Linguagens do Ensino Fundamental II, doados por escolas da cidade de Bagé (RS) para o projeto de pesquisa. Considerando o conhecimento adquirido até aqui, o projeto está em andamento através das análises dos livros didáticos.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Nathan Bastos de; CASTRO, Maria Helena Deibler; HIRANO, Leticia Gonçalves. OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1060621-OS-GENEROS-DISCURSIVOS-NO-LIVRO-DIDATICO-DE-LINGUA-PORTUGUESA--UMA-PRIMEIRA-APROXIMACAO. Acesso em: 16/07/2025

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