A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICO-TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NA AMAZÔNIA: A VOZ DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICO-TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NA AMAZÔNIA: A VOZ DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Autores
  • José Pessôa do Rêgo Lobo
  • Carlos Cernadas Carrera
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Virtual - Remoto) ST: Tecnologias Digitais no processo de ensino-avaliação-aprendizagem de línguas: caminhos para uma formação docente crítica e reflexiva
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1052034-a-utilizacao-dos-recursos-didatico-tecnologicos-na-aprendizagem-de--espanhol-na-amazonia--a-voz-dos-alunos-do-cu
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Ensino do espanhol. Estilos de aprendizagem. TDICs.
Resumo
As sociedades contemporâneas encontram-se imersas em um processo de universalização da informação no qual o uso dos meios eletrônicos em seus mais variados meios, formatos e linguagens é cada vez mais frequente. Neste contexto, resultará adequado incorporar à prática educativa aquelas tecnologias que possam contribuir a melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, partindo de postulados de autores como Oxford (1990), Felder e Soloman (1993) e Brown (1994), que indicam que existem múltiplas formas de aprender, a pesquisa que se apresenta tem como objetivo identificar quais são os perfis de aprendizagem de um grupo de alunos do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Pará e, também, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação que mais utilizam para aprender espanhol, tratando de verificar se existe uma relação direta entre o seu perfil e a tipologia das aplicações que utilizam. Para isso, optou-se, metodologicamente, pelos princípios da abordagem fenomenológica, considerando os postulados de autores como Schütz (1993), Berger e Luckmann (1993) e Husserl (2001), utilizando instrumentos de obtenção de informações de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados preliminares indicam que o equilíbrio caracteriza o perfil de aprendizagem deste grupo de informantes e, também, que utilizam um elevadíssimo número de aplicações para aprender espanhol de forma autónoma.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOBO, José Pessôa do Rêgo; CARRERA, Carlos Cernadas. A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICO-TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NA AMAZÔNIA: A VOZ DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1052034-A-UTILIZACAO-DOS-RECURSOS-DIDATICO-TECNOLOGICOS-NA-APRENDIZAGEM-DE--ESPANHOL-NA-AMAZONIA--A-VOZ-DOS-ALUNOS-DO-CU. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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