DICIONÁRIOS ESCOLARES E ESPECIAIS: PESQUISA COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BARCARENA-PARÁ

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
DICIONÁRIOS ESCOLARES E ESPECIAIS: PESQUISA COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BARCARENA-PARÁ
Autores
  • Renan do Socorro dos Santos Borges
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Virtual - Remoto) ST: As ciências do léxico e a formação docente
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1049009-dicionarios-escolares-e-especiais--pesquisa-com-professores-de-uma-escola-publica-em-barcarena-para
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Lexicografia pedagógica, Dicionários onomasiológicos, Formação de professores.
Resumo
Esta pesquisa relaciona estudos lexicais à sala de aula, precipuamente usando dicionários na escola. Estudos assim não são novidade e já demonstraram a utilidade do dicionário, porém, a classe de dicionários onomasiológicos, mesmo destinada à produção linguística, ainda é pouco conhecida no meio escolar. Aliado a isso, os trabalhos de lexicografia pedagógica têm demonstrado que os professores de língua portuguesa não têm a formação adequada para trabalhar com dicionários, problema advindo da formação em nível superior. Quando há disciplinas de léxico, a maioria é na pós-graduação. Do mesmo modo, as secretarias de educação municipais e estaduais não se atentam que o trabalho com dicionários exige formação complementar, haja vista a especificidade do material. Por isso, a ideia deste trabalho foi aliar um problema negligenciado pelas licenciaturas e gestores do ensino com uma demanda teórica e prática de uso da língua: assim como os dicionários semasiológicos (alfabéticos, escolares), os onomasiológicos (aqueles organizados por conceitos) podem ser usados na educação básica. Para produzir uma proposta didática nesse viés, uma metodologia de coleta de dados foi usada de forma a verificar com professores de português e alunos de uma escola de ensino fundamental na cidade de Barcarena-Pará a potencialidade e o uso de dicionários escolares e especiais. Para evidenciar o conhecimento sobre tipologias lexicográficas, a atuação com dicionários e a opinião dos professores sobre o uso em determinadas atividades, foi aplicado um formulário com perguntas sobre dicionários escolares e especiais (analógico e de sinônimos) que subsidiaram a sequência didática a ser desenvolvida com alunos. A resposta dos professores indicou que a presença do material lexicográfico não é expressiva no cotidiano escolar. Embora seja conhecido, o semasiológico é subutilizado, e o onomasiológico não é usado nas aulas. Um encaminhamento possível é uma proposta voltada aos professores de português sobre atividades com dicionários especiais.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BORGES, Renan do Socorro dos Santos. DICIONÁRIOS ESCOLARES E ESPECIAIS: PESQUISA COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BARCARENA-PARÁ.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1049009-DICIONARIOS-ESCOLARES-E-ESPECIAIS--PESQUISA-COM-PROFESSORES-DE-UMA-ESCOLA-PUBLICA-EM-BARCARENA-PARA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes