TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-AVALIAÇÃO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-AVALIAÇÃO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA
Autores
  • Gyzely Suely Lima
  • Marcia Aparecida Silva
Modalidade
Simpósio Temático
Área temática
(Virtual - Remoto) ST: Tecnologias Digitais no processo de ensino-avaliação-aprendizagem de línguas: caminhos para uma formação docente crítica e reflexiva
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1023621-tecnologias-digitais-no-processo-de-ensino-avaliacao-aprendizagem-de-linguas--caminhos-para-uma-formacao-docente
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Tecnologias digitais; Aprendizagem-avaliação-ensino; Formação docente
Resumo
A proposta deste simpósio é acolher trabalhos de pesquisa e relatos de experiência que abordem o tema avaliação na perspectiva da formação inicial ou continuada de professores e professoras de línguas. O enfoque reside na integração de tecnologias digitais no processo de avaliação da aprendizagem. Compreendemos avaliação da aprendizagem, especificamente avaliação formativa, a partir do referencial teórico de Silva (2018, 2014), Quevedo-Camargo (2020), Felice (2011), Wiliam (2010), Cizek (2010) e dos estudos de Taras (2007, 2009). Justifica-se a pertinência de discutir esta temática no atual contexto em que a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que proíbe o uso de telefone celular e de outros aparelhos eletrônicos portáteis por alunos da educação básica em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e nos intervalos entre as aulas. Bem como, os apontamentos feitos por estudiosos como Prensky (2010), que chamam a atenção para a tendência equivocada de se usar tecnologias apenas como suporte para as aulas expositivas, o que não agrega benefício algum para o processo de aprendizagem dos alunos. Outra questão contemporânea que merece espaço neste simpósio deve ser a aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na avaliação escolar que, significativamente, tem trazido implicações para o modo de acompanhar e medir o desempenho e progresso dos estudantes. Na educação, a inteligência artificial refere-se à capacidade dos sistemas de computador de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Ainda neste contexto, a IA tem sido utilizada para análise de grandes volumes de dados, para adaptação de conteúdos de ensino às necessidades individuais dos alunos e para automatização de processos administrativos. Sobre esse assunto, há ressalvas como os apontamentos de Carlota Boto (2023) que defende os malefícios dessas ferramentas afirmando que podem causar um efeito negativo no aprendizado dos estudantes, considerando que elas não articulam os dados de maneira coerente e podem divulgar inclusive informações equivocadas sem a devida checagem. Nesse sentido, a Unesco enfatiza a necessidade de as instituições educacionais validarem os sistemas Inteligência Artificial Generativa (IAGen) quanto à sua adequação ética e pedagógica para a educação. Em âmbito global, a comunidade internacional deve refletir sobre as suas implicações a longo prazo para o conhecimento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação. Outrossim, Pelzl (2022) evidencia que a IA é multidisciplinar e uma tecnologia com potencial de aprendizagem, propiciando um ensino que auxilie o ser humano, seja na condição de formação escolar ou fora dela, amplia-se a dimensão da própria aprendizagem. Fernandes et al (2024) analisaram as potencialidades e desafios da implementação da IA em cursos de idiomas online, identificando as implicações para uma aprendizagem significativa. Portanto, o campo da linguística aplicada tem se preocupado em analisar as possibilidades de uso criativo da IAGen em atividades de desenvolvimento curricular, ensino, aprendizagem e pesquisa. Segundo Silva (2018) a utilização das tecnologias digitais ainda não ganhou, no espaço escolar, um uso adequado, no sentido de uma integração do processo de ensino-avaliação-aprendizagem às tecnologias digitais, levando em consideração que elas têm muito a oferecer. Portanto, o papel do docente demanda profundas reflexões e destaca-se como um dos aspectos mais relevantes, considerando que, além de aprender a utilizar as tecnologias, o professor deve saber selecionar as ferramentas mais adequadas para cada momento da aula, de acordo com o enfoque avaliativo escolhido para aquele processo de ensino.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Gyzely Suely; SILVA, Marcia Aparecida. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-AVALIAÇÃO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1023621-TECNOLOGIAS-DIGITAIS-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-AVALIACAO-APRENDIZAGEM-DE-LINGUAS--CAMINHOS-PARA-UMA-FORMACAO-DOCENTE. Acesso em: 13/07/2025

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