AS CRÔNICAS DE RACHEL DE QUEIROZ: UMA APRESENTAÇÃO DO COTIDIANO POR MEIO DE UMA VISÃO IDEOLÓGICA E SOCIAL DE SUA ÉPOCA

Publicado em 07/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0195-3

Título do Trabalho
AS CRÔNICAS DE RACHEL DE QUEIROZ: UMA APRESENTAÇÃO DO COTIDIANO POR MEIO DE UMA VISÃO IDEOLÓGICA E SOCIAL DE SUA ÉPOCA
Autores
  • Luana Karoliny Bezerra de Alcântara
  • Marielle Fernanda Marques de Miranda Sousa
  • Iedo Paes
Modalidade
Resumo
Área temática
Literatura de Autoria de Mulheres
Data de Publicação
07/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-milba/776460-as-cronicas-de-rachel-de-queiroz--uma-apresentacao-do-cotidiano-por-meio-de-uma-visao-ideologica-e-social-de-sua-
ISBN
978-65-272-0195-3
Palavras-Chave
Gênero crônica; sócio-ideológico; identidade nacional; Rachel de Queiroz.
Resumo
O presente trabalho visa apresentar as questões ideológicas e sociais presentes nas crônicas de Rachel de Queiroz. Partindo do pressuposto que o gênero textual crônica é, de acordo com Neves (1995), uma produção do corriqueiro que tematiza o tempo, como também, o mimetiza. E, além disso, é considerado por Sabino (1965), como uma parte recolhida da vida diária que o faz mais digno de ser vivenciado. Desse modo, Rachel de Queiroz, que escreveu quase duas mil crônicas, utilizou-se desse gênero não apenas para uma produção textual, mas para dizer, entre suas nuances, os parâmetros sócio-ideológicos de seu tempo. No período de modernização o Brasil passava por um grande processo de mudanças sociais, por isso, percebemos que as temáticas de suas crônicas como, “Perdão, mas ainda é a seca”, “Voto nulo, a pior opção para o eleitor” e “Drama de telefone”, - publicadas no período O Cruzeiro - estão diretamente relacionadas com a face política nacional. Em vista disso, podemos concluir que, as crônicas de Rachel de Queiroz possuem dimensões que ocupam o viés social e identitário do século XX, tal qual, os aspectos linguísticos e estruturais da língua. Pois, suas crônicas não apenas dispõem de um caráter de denúncia, mas também, um caráter de humor e ironia, que contribuiu para essa apresentação real do cotidiano.
Título do Evento
VII SEMINÁRIO MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência.”
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do VII Seminário MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALCÂNTARA, Luana Karoliny Bezerra de; SOUSA, Marielle Fernanda Marques de Miranda; PAES, Iedo. AS CRÔNICAS DE RACHEL DE QUEIROZ: UMA APRESENTAÇÃO DO COTIDIANO POR MEIO DE UMA VISÃO IDEOLÓGICA E SOCIAL DE SUA ÉPOCA.. In: Anais do VII Seminário MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência”. Anais...Recife(PE) UFRPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VII-SEMINARIO-MILBA/776460-AS-CRONICAS-DE-RACHEL-DE-QUEIROZ--UMA-APRESENTACAO-DO-COTIDIANO-POR-MEIO-DE-UMA-VISAO-IDEOLOGICA-E-SOCIAL-DE-SUA-. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes