A PERSPECTIVA DIALÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA RETRATADA NOS ANAIS DO EPREM NAS EDIÇÕES (2014/2019)

Publicado em 01/08/2025 - ISBN: 978-65-272-1533-2

Título do Trabalho
A PERSPECTIVA DIALÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA RETRATADA NOS ANAIS DO EPREM NAS EDIÇÕES (2014/2019)
Autores
  • Mayara Teixeira da Silva Seibt
  • Alexandre Tolentino de Carvalho
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira
Modalidade
Comunicação Científica
Área temática
Área Temática 06 - Pesquisa Qualitativa e Educação Matemática
Data de Publicação
01/08/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-sipeq/1078985-a-perspectiva-dialogica-na-educacao-matematica-inclusiva-retratada-nos-anais-do-eprem-nas-edicoes-(20142019)
ISBN
978-65-272-1533-2
Palavras-Chave
Educação Matemática Inclusiva 1; Diálogo igualitário 2; TEA 3.
Resumo
Este estudo é uma revisão de literatura com o objetivo de identificar se a perspectiva dialógica tem sido considerada em pesquisas em Educação Matemática Inclusiva realizadas no Estado do Paraná, voltadas para os alunos com Transtorno do Espectro Autista. Desse modo, procura-se responder à seguinte questão: “O que dizem os Anais das edições de 2014 a 2019 do Encontro Paranaense de Educação Matemática – EPREM, sobre a Educação Matemática Inclusiva de alunos com TEA, na perspectiva dialógica?”. A fundamentação teórica do estudo em questão se concentra nos conceitos e teorias da Educação Matemática Inclusiva e na perspectiva dialógica. Os resultados evidenciam que existe uma preocupação crescente entre os pesquisadores, destacando a importância de metodologias ativas, dialógicas, interativas e integradoras, que promovam diálogos significativos em sala de aula. Futuras pesquisas de caráter longitudinal podem ser empreendidas a fim de avaliar o impacto das práticas inclusivas na perspectiva dialógica ao longo do tempo.
Título do Evento
VII Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, SIPEQ
Cidade do Evento
Foz do Iguaçu
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, SIPEQ
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SEIBT, Mayara Teixeira da Silva; CARVALHO, Alexandre Tolentino de; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. A PERSPECTIVA DIALÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA RETRATADA NOS ANAIS DO EPREM NAS EDIÇÕES (2014/2019).. In: Anais do Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, SIPEQ. Anais...Foz do Iguaçu(PR) Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-sipeq/1078985-A-PERSPECTIVA-DIALOGICA-NA-EDUCACAO-MATEMATICA-INCLUSIVA-RETRATADA-NOS-ANAIS-DO-EPREM-NAS-EDICOES-(20142019). Acesso em: 15/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes