A TEORIA ATOR-REDE E CONTRIBUIÇÕES INVESTIGATIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Publicado em 01/08/2025 - ISBN: 978-65-272-1533-2

Título do Trabalho
A TEORIA ATOR-REDE E CONTRIBUIÇÕES INVESTIGATIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autores
  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
  • Clodis Boscarioli
Modalidade
Comunicação Científica
Área temática
Área Temática 06 - Pesquisa Qualitativa e Educação Matemática
Data de Publicação
01/08/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-sipeq/1067776-a-teoria-ator-rede-e-contribuicoes-investigativas-para-a-educacao-matematica
ISBN
978-65-272-1533-2
Palavras-Chave
Educação; Rede sociotécnica; Agenciamento; Prática investigativa; Sociomaterialidade.
Resumo
Investigações científicas nos contextos educacionais têm, normalmente, utilizado a pesquisa qualitativa para compreender questões complexas, como os referentes ao percurso formativo, a partir de múltiplas perspectivas teóricas e práticas. Nesse aspecto, analisar as contribuições da Teoria Ator-Rede, enquanto abordagem teórico-metodológica, torna-se relevante, pois ela foca a dinâmica das redes sociotécnicas ou redes de atores, na qual podemos analisar, mas não somente, as relações e interações entre docentes, alunos, tecnologias, Matemática e políticas educacionais. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar a Teoria Ator-Rede como possibilidade investigativa à Educação Matemática e explorar sua pertinência epistemológica e metodológica, além da identificação de pesquisas que a utilizam para analisar processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados de pesquisas, ainda que escassos no âmbito da Educação Matemática, indicam relevância dessa teoria como prática investigativa para instigar maneiras diferentes de questionar, interpretar e configurar processos de ensino e aprendizagem da Matemática.
Título do Evento
VII Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, SIPEQ
Cidade do Evento
Foz do Iguaçu
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, SIPEQ
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de; BOSCARIOLI, Clodis. A TEORIA ATOR-REDE E CONTRIBUIÇÕES INVESTIGATIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.. In: Anais do Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, SIPEQ. Anais...Foz do Iguaçu(PR) Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-sipeq/1067776-A-TEORIA-ATOR-REDE-E-CONTRIBUICOES-INVESTIGATIVAS-PARA-A-EDUCACAO-MATEMATICA. Acesso em: 15/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes