HISTORIADORES(AS) DA EDUCAÇÃO E OS ARQUIVOS HISTÓRICOS DIGITAIS

Publicado em 07/12/2024 - ISSN: 2525-7625

Título do Trabalho
HISTORIADORES(AS) DA EDUCAÇÃO E OS ARQUIVOS HISTÓRICOS DIGITAIS
Autores
  • Eliene Rodrigues Ramos
  • Rejanne do Carmo Ramos
Modalidade
Comunicação oral de relato de experiência
Área temática
GT3: Educação: Cultura Digital e Inteligência Artificial
Data de Publicação
07/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/935323-historiadores(as)-da-educacao-e-os-arquivos-historicos-digitais
ISSN
2525-7625
Palavras-Chave
arquivo histórico digital, História da Educação, pesquisa histórica
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a atividade de pesquisa em história da educação e a utilização de fontes, arquivos e acervos históricos digitais. O campo de produção da História da Educação junto aos arquivos constituiu-se no exame e crítica às fontes, na tarefa de localizar, separar, reunir e “transformar em documento, objetos distribuídos de outra maneira” (Certeau, 2022). Partimos do lugar de pesquisador(as) que exercem essa atividade em arquivos físicos e digitalizados, para problematizar a mudança provocada na prática de pesquisa em História da Educação com a incorporação e utilização de quantitativos numerosos de fontes disponibilizadas por arquivos digitais. A Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional, o Arquivo histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa – INEP, os arquivos digitalizados do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC, e outros, são exemplos de disponibilização desse imenso contingente documental para consulta on-line, com arranjos documentais e sistemas de buscas, que transformam a experiência do pesquisador(a) e provocam mudança nas formas de produção historiográfica. Para discutir essa temática, organizamos o texto em três partes. Na primeira parte, refletimos sobre o momento em que os pesquisadores da história da educação começam a se movimentar em torno dos arquivos digitais. Na seguinte, discorremos sobre o levantamento documental e gerenciamento de informações em arquivos digitais com sistemas de busca e acesso à documentação, com enfoque para alguns arquivos mais conhecidos pelos historiadores da educação. Na terceira parte, analisamos os limites impostos ao fazer pesquisas em acervos documentais digitais, como também, nas possibilidades abertas aos historiadores da educação. Entendemos que os arquivos digitais trazem maior possibilidade de acesso, contribuem para a preservação da documentação, mas ofertam um novo modus operandi no fazer da pesquisa histórica.
Título do Evento
VII Seminário Internacional do ForTEC
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário ForTEC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RAMOS, Eliene Rodrigues; RAMOS, Rejanne do Carmo. HISTORIADORES(AS) DA EDUCAÇÃO E OS ARQUIVOS HISTÓRICOS DIGITAIS.. In: Anais do Seminário ForTEC. Anais...Salvador(BA) UNEB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/935323-HISTORIADORES(AS)-DA-EDUCACAO-E-OS-ARQUIVOS-HISTORICOS-DIGITAIS. Acesso em: 08/06/2025

Trabalho

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