A ERA DA MIDIATIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO CONSUMO E PRODUÇÃO DE ARTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 07/12/2024 - ISSN: 2525-7625

Título do Trabalho
A ERA DA MIDIATIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO CONSUMO E PRODUÇÃO DE ARTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Carla Gabriela Santos do Rosário
  • Maria Luiza de Farias Ribeiro Altmicks
Modalidade
Comunicação oral de relato de experiência
Área temática
GT3: Educação: Cultura Digital e Inteligência Artificial
Data de Publicação
07/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/928178-a-era-da-midiatizacao-e-sua-influencia-no-consumo-e-producao-de-arte--um-relato-de-experiencia
ISSN
2525-7625
Palavras-Chave
Cultura digital. Midiatização. Tecnologias Digitais. Arte. Museus.
Resumo
O presente artigo apresenta um relato de experiência, desenvolvido a partir de um diário de campo e registros documentais, com caráter exploratório, realizado por estudantes do curso de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O proposito foi descrever a relação entre a produção e o consumo de Arte e a influência das transformações da “Era da Midiatização”, nesse processo. O estudo foi motivado pelas discussões realizadas na disciplina de Tecnologias da Comunicação, durante o primeiro semestre de 2024. Como objetivo geral, buscou-se analisar a relação entre cultura digital e midiatização, refletindo sobre as mudanças na forma como a sociedade cria, distribui e consome informações e cultura na era digital, bem como a influência dessas transformações na produção e no consumo de arte nos museus. A pesquisa foi realizada por meio de visitas ao Museu Oscar Niemeyer (MON) e ao Museu Egípcio e Rosacruz – Tutankhamon, ambos localizados em Curitiba – PR. O tratamento qualitativo das informações obtidas foi fundamentado em uma revisão bibliográfica das categorias de midiatização e cultura digital, além das reflexões teóricas relacionadas aos termos. Como resultado, constatou-se que a cultura digital redefine a midiatização, uma vez que a interatividade e a participação ativa dos usuários nas plataformas digitais criam novas formas de mediar experiências culturais. O público não é mais apenas consumidor, mas também produtor de conteúdo. Compreendeu-se também que a midiatização nos espaços de arte e cultura promove um acesso mais diversificado e inclusivo, mas também apresenta desafios, demandando uma integração equilibrada entre o ambiente físico e o digital, de modo que a tecnologia complemente, mas nunca substitua, a experiência autêntica e transformadora proporcionada pelos museus.
Título do Evento
VII Seminário Internacional do ForTEC
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário ForTEC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSÁRIO, Carla Gabriela Santos do; ALTMICKS, Maria Luiza de Farias Ribeiro. A ERA DA MIDIATIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO CONSUMO E PRODUÇÃO DE ARTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do Seminário ForTEC. Anais...Salvador(BA) UNEB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/928178-A-ERA-DA-MIDIATIZACAO-E-SUA-INFLUENCIA-NO-CONSUMO-E-PRODUCAO-DE-ARTE--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes