UM BREVE ESTUDO SOBRE O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Publicado em 07/12/2024 - ISSN: 2525-7625

Título do Trabalho
UM BREVE ESTUDO SOBRE O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
Autores
  • Carolina Emília da Silva
  • Janine Marques da Costa Gregorio
Modalidade
Comunicação oral de resultado de pesquisa
Área temática
GT3: Educação: Cultura Digital e Inteligência Artificial
Data de Publicação
07/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/926253-um-breve-estudo-sobre-o-uso-de-inteligencia-artificial-por-professores-da-educacao-basica--potencialidades-e-desa
ISSN
2525-7625
Palavras-Chave
Inteligência Artificial, Educação Básica, Aprendizagem.
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida com professores atuantes em instituições públicas brasileiras, no sentido de explorar o uso da Inteligência Artificial (IA) em sua atuação docente, especificamente da educação básica, e como esta utilização está incorporada, ou interveem em suas práticas. Balizadas nos estudos de Corazza (2002), Durso (2024), Duque (2023) e Silva (2024), procurou-se refletir sobre o campo da utilização da IA na Educação, bem como ampliar os conceitos relacionados aos estudos contemporâneos sobre este assunto. Com a aplicação de um questionário online, teve-se como objetivo entender se os docentes respondentes estão incorporando em suas práticas educacionais essas tecnologias, e se tais utilizações enriquecem a experiência educacional dos alunos em seu processo de ensino. Como aporte metodológico além do estudo bibliográfico, optou-se por uma análise qualitativa a partir da aplicação do questionário online, com questões objetivas e descritivas, disponibilizado pelo Google Forms, e obteve-se a quantidade de respostas de professores e professoras de diferentes áreas de atuação e instituições, em especial atuantes na educação básica pública nos níveis de Ensino Fundamental I, II e Médio, na perspectiva de se entender quem são estes sujeitos, onde atuam, como entendem e conceituam IA, e como estes entendimentos estão presentes em suas práticas docentes. Tais análises nos sinalizaram que a formação de professores na atualidade, e no contexto da IA, exige uma postura proativa com atualização constante, sempre atenta a uma abordagem ética e responsável, na perspectiva de que tais ações docentes proporcionem oportunidades de preparação dos alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno, onde a IA pode ser uma ferramenta potente para um futuro cada vez mais próximo, digital e dinâmico.
Título do Evento
VII Seminário Internacional do ForTEC
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário ForTEC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Carolina Emília da; GREGORIO, Janine Marques da Costa. UM BREVE ESTUDO SOBRE O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS.. In: Anais do Seminário ForTEC. Anais...Salvador(BA) UNEB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/926253-UM-BREVE-ESTUDO-SOBRE-O-USO-DE-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-POR-PROFESSORES-DA-EDUCACAO-BASICA--POTENCIALIDADES-E-DESA. Acesso em: 04/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes